Destaques: Lula lança linha de crédito para motoristas de aplicativos e TCU terá o primeiro petista

Destaques: Lula lança linha de crédito para motoristas de aplicativos e TCU terá o primeiro petista

AGENDA POLÍTICA

Por Carmen Munari

O presidente Lula está em São Paulo nesta segunda e terça-feira (18/19/05). Hoje inaugura em Campinas, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), quatro novas linhas de luz síncrotron do acelerador de partículas Sirius. As novas linhas irão ampliar a capacidade brasileira de pesquisa em áreas estratégicas como saúde, energia, agricultura, clima, nanotecnologia e novos materiais.

Visita a refinaria de Paulínia (Replan) e anuncia investimentos da Petrobras no estado de São Paulo. O montante chega a R$ 37 bilhões até 2030. Com a expansão, a Petrobras estima a geração de cerca de 38 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Parte desse valor (R$ 6 bilhões) será aplicada na Replan, a maior refinaria da Petrobras, responsável pelo abastecimento de mais de 30% do território brasileiro. Pelo faturamento anual, a refinaria representa aproximadamente 1% do PIB do Brasil.

Na cidade de São Paulo, na terça-feira (19/05), Lula participa da abertura do Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic) e lança o programa Move Aplicativos na Casa de Portugal, na Liberdade.

Por meio de uma Medida Provisória, Lula destina até R$ 30 bilhões em crédito para que taxistas e motoristas de aplicativo financiem compra de carros novos a juros mais baixos. Podem participar motoristas de aplicativos com cadastro ativo há pelo menos 12 meses, que tenham realizado ao menos 100 corridas nesse período, na mesma plataforma, além de taxistas registrados e em atividade. As condições favoráveis de financiamento valem para carros novos de até R$ 150 mil que atendam critérios de sustentabilidade – flex, híbridos flex, elétricos ou exclusivamente a etanol – de montadoras habilitadas no Programa Mover. No domingo, Lula recebeu na Granja do Torto o líder de aplicativos JRFreitas (https://www.instagram.com/jrfreitas_oficial/)

De volta a Brasília, comanda, na quarta-feira (20/05), reunião do Comitê Gestor do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, em alusão aos 100 dias do Pacto Brasil entre os Três Poderes para Enfrentamento do Feminicídio.

FIM DA ESCALA 6×1

O relator da PEC pelo fim da escala 6×1, deputado Leo Prates (Republicanos-BA), na comissão especial da Câmara deve apresentar seu relatório na quarta-feira (20/05). O texto deve trazer jornada de 40 horas com duas folgas semanais. A votação do texto na comissão está prevista para terça-feira da semana que vem, dia 26. Se aprovado, o parecer seguirá para nova rodada de negociação no plenário da Câmara, onde uma proposta de emenda à Constituição precisa do apoio de pelo menos 308 deputados em dois turnos de votação.

Os deputados da comissão realizam audiência pública nesta segunda-feira (18/05) com entidades empresariais. Na terça-feira (19/05), o debate será sobre os impactos da jornada na saúde dos trabalhadores e exemplos de negociações espontâneas. No mesmo dia, será a vez das centrais sindicais.

O cronograma também inclui reuniões fora de Brasília. Na quinta-feira (21), estão previstas atividades nas assembleias legislativas de Minas Gerais, às 10h, e de Santa Catarina, às 19h. Na sexta-feira (22), a agenda segue para a Assembleia Legislativa do Amazonas, às 10h.

A comissão analisa as PECs 221/2019 e 8/2025, que tratam da redução da jornada de trabalho e, na prática, do fim do modelo de seis dias de trabalho para um de descanso. A PEC 221/2019, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), propõe reduzir gradualmente a jornada semanal de 44 para 36 horas. Já a PEC 8/2025, da deputada Erika Hilton (Psol-SP), prevê uma escala de quatro dias de trabalho por semana, com limite de 36 horas, com dados do Correio Braziliense.

Veja Também:  Edegar Pretto (PT) receberá título de Cidadão de Porto Alegre e irá lançar Comitê Lula no RS

UM PETISTA NO TCU

O agora ex-deputado federal por Minas Gerais Odair Cunha toma posse como novo ministro do Tribunal de Contas da União na quarta-feira (20/05). Trata-se do primeiro integrante do PT no TCU. Odair Cunha é advogado e estava em seu sexto mandato consecutivo como deputado.

Os ministros do TCU têm mandato vitalício, com aposentadoria compulsória aos 75 anos. Entre as atribuições do TCU estão a de analisar as contas prestadas anualmente pelo presidente da República e a de fiscalizar a aplicação de recursos públicos federais.

FLÁVIO BOLSONARO E O AMIGO VORCARO

A bancada do PL se reúne com Flávio Bolsonaro a portas fechadas na terça-feira (19/05) em Brasília para ouvir as explicações sobre sua relação de amigo com o fraudador Daniel Vorcaro. Também na terça e quarta, ele conversa com banqueiros e financistas da Faria Lima, em São Paulo, sobre as gravações que foram divulgadas pelo Intercept na última semana em que o pré-candidato à Presidência pede recursos para o financista preso depois de dizer que não tinha relação com ele. Interessante notar que, quando as conversas foram divulgadas, o dólar subiu e a bolsa caiu –o que significa que o “mercado” recebeu como negativo o fato de seu candidato predileto estar envolvido nesta crise.

Esta não é a primeira vez que o bolsonarista se reúne com integrantes Faria Lima. Em fevereiro, a agência Bloomberg informou que, em encontro na capial paulista, ele “não convenceu os investidores” que ainda não aprovaram suas críticas ao presidente Lula.

  A AtlasIntel registrou no Tribunal Superior Eleitoral uma nova pesquisa nacional sobre a corrida presidencial de 2026. O levantamento começou a ser feito na quarta-feira (13/05), data em que em que veio a público a ligação entre Flávio Bolsonaro e o fraudador do sistema financeiro Daniel Vorcaro. A divulgação está prevista para terça-feira (19/05).

GALÍPOLO VAI AO SENADO FALAR SONRE MASTER

 O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na terça-feira (19/05), quando deve ser questionado sobre o caso do Banco Master.

DURIGAN NO G7

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, participa de reuniões como ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G7, grupo formado por Estados Unidos, Alemanha, Japão, Reino Unido, França, Itália e Canadá. O Brasil participa como país convidado.  Durigan deve tentar atrair investimentos ao Brasil e mostrar o país como um local seguro em meio ao momento de tensão geopolítica com a guerra no Oriente Médio.

Na imagem, o presidente Lula, durante anúncio sobre nova regulamentação do Programa Agora Tem Especialistas (15/05) / Wallison Breno/PR

Tagged: