Sadismo contra os idosos em São Paulo

Há mais de uma associação de moradores da região que chamamos de City Lapa, uma delas está pressionando a prefeitura para fechar casas de idosos; há muitas no bairro. (Imagem: Raquel Rodrigues Caldas)
POR RAQUEL RODRIGUES CALDAS
Construir Resistência
Há mais de uma associação de moradores da região que chamamos de City Lapa (porque foi loteada pela companhia City, nos anos 40).
Uma delas está pressionando a prefeitura para fechar casas de idosos (há muitas no bairro).
Os motivos: gente gemendo, entra e sai de carro funerário, desvalorização dos imóveis.
Recentemente uma família colocou uma caixa de som virada para uma das residências dos idosos e mandaram ver no AC/DC no volume máximo.
Uma outra entidade de moradores do bairro repudia esse tipo de atitude e acha que precisam dialogar com as entidades que defendem a dignidade do idoso.
Não é fácil cuidar de idosos (com ou sem demência) e há todos os tipos de residência especializada em acolhê-los.
Umas boas, outras péssimas. Assim como vizinhos: a gente tem de todos os tipos.
Mas me feriu muito saber que o incomoda mais essas pessoas que moram ao lado dessas residências de idosos, foi o barulho, os carros funerários e não o bem estar dos idosos.
Torturá-los com o som alto de banda metal ajuda em quê?
Pra mim só mostra o sadismo de certas pessoas.
Raquel Rodrigues Caldas é professora aposentadas de italiano e autora da ilustração de seu texto
