Uberização do trabalho na mira da Fatoflix

POR TATIANA CARLOTTI
Assista a GIG – A Uberização do Trabalho que acompanha a vida dos trabalhadores por aplicativo.
GIG – A Uberização do Trabalho, documentário dos jornalistas Carlos Juliano Barros e Mauricio Monteiro Filho e do diretor Caue Angeli, mostra o avanço da “gig economy”, chamada no Brasil de “uberização” do trabalho.
O documentário ouve vários trabalhadores por aplicativo, motoristas, entregadores, motoboys, que trabalham por conta própria, cumprindo uma rotina exaustiva, sob a ameaça de sofrerem um acidente sem qualquer responsabilização das plataformas.

O filme também mostra as engrenagens das plataformas, revelando como esse sistema, que seduz com a promessa de autonomia, acaba devolvendo apenas precarização. Quem controla são os algoritmos, desde os preços cobrados até os modos de execução do trabalho.
São motoristas, entregadores e outros trabalhadores por conta própria, que apesar de conectados com a tecnologia de ponta, vivem à margem de direitos trabalhistas básicos. Longe de “flexibilidade”, o que se vê é a jornada exaustiva, o isolamento social e a instabilidade financeira.
Confira GIG – A Uberização do Trabalho na FatoFlix.
imagens: cenas do documentário.

Repórter do Fórum 21 desde 2022, com passagem por Carta Maior (2014-2021) e Blog Zé Dirceu (2006-2013). Tem doutorado em Semiótica (USP) e mestrado em Crítica Literária (PUC-SP).