Dicas Fatoflix: A realidade dos EUA e o sequestro da governança pelos bilionários

Confira as séries “Projeto Escravos Unidos” e “O capital improdutivo” para compreender a nova ordem global…
Em meio à guerra comercial promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta semana, muitas questões se colocam sobre a situação interna da potência mundial.
Apresentado como a grande solução para a indústria e a perda de competitividade do país, o tarifaço, na retórica imperialista de Trump, é acompanhado por um forte rechaço à imigração e como uma medida “justa” contra o restante do mundo que o estaria “roubando” nas tratativas comerciais.
Para entender o que são, na realidade os Estados Unidos hoje, convidamos todos a assistirem na mostra Geopolítica em Foco à série de vídeos “Projeto Escravos Unidos”, uma iniciativa da professora Camila Vidal, do departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, em conjunto com seus alunos.
A série traz sete vídeos que abordam a saúde, o trabalho, a pobreza, a violência, o encarceramento em massa, a violência policial e a educação no país, mostrando a dura realidade dos não bilionários, ou seja, a imensa massa dos 340 milhões de habitantes do país.
A concentração de renda e de poder dos super-ricos

“Touro de Ouro” da bolsa de valores em Nova York (Paulo Pinto/ Fotos Públicas).
Enquanto a pobreza e os índices sociais apontam para níveis dos países em desenvolvimento, o 1% mais rico do mundo detém cerca de metade de toda riqueza criada no planeta. Pela primeira vez em 30 anos, apontou o relatório da Oxfam, a riqueza extrema e a pobreza extrema cresceram simultaneamente.
Na nossa mostra Economia Pé no Chão, com curadoria do professor Ladislau Dowbor (PUC-SP), é possível compreender como se dá esse fenômeno através do curso Pedagogia da Economia, uma série de 15 aulas, em que Dowbor explica cada capítulo do seu livro A Era do Capital Improdutivo.
Através dele, vocês poderão compreender a dimensão dos desafios econômicos, sociais e ambientais de hoje e como as corporações e os gigantes financeiros vêm capturando o poder político e as possibilidades de reação dos Estados nacionais.
Nas duas últimas aulas da série, Dowbor explicita o que funciona. Um conhecimento de ponta que poderá embasar a luta social e, sobretudo, deixar claro para um público mais amplo o que, efetivamente está em jogo.
Acesse à Fatoflix e confira as séries de vídeos do Projeto Escravos Unidos e da Pedagogia da Economia.
Foto de capa: Fotos públicas

Repórter do Fórum 21 desde 2022, com passagem por Carta Maior (2014-2021) e Blog Zé Dirceu (2006-2013). Tem doutorado em Semiótica (USP) e mestrado em Crítica Literária (PUC-SP).