Dicas Fatoflix: o que são e o que emperra os ODS?

Dicas Fatoflix: o que são e o que emperra os ODS?

Dois longas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na mostra Economia Pé no Chão, curadoria de Ladislau Dowbor. Não perca.

POR TATIANA CARLOTTI

Em 2015, os 193 países membros das Nações Unidas reconheceram que o combate à pobreza é o maior desafio da humanidade. Eles estabeleceram uma agenda comum, a Agenda 30, com 17 objetivos e 169 metas a serem resolvidos em seus respectivos países, os chamados ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável*.

Desde 2016, o Relatório Global de Desenvolvimento Sustentável vem publicando dados atualizados para rastrear e classificar o desempenho dos países em relação a esses objetivos.

Na última edição, preparada pelo Centro de Transformação dos ODS que é coordenado por Guillaume Lafortune e Jeffrey Sachs, o relatório alerta que apenas 16% das metas estipuladas uma década atrás estão no caminho certo.

Os países nórdicos estão mais próximos dos ODS e os países do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – estão mostrando um efetivo progresso. A Finlândia é a mais próxima desses objetivos, seguida da Suécia, Dinamarca, Alemanha e França, apesar de todos encontrarem dificuldades.

Nos países da África, porém, menos de 6% das metas mensuráveis estão a caminho de serem alcançadas. Os países da América Latina deram conta de 23% do estipulado para 2030.  A região da Ásia-Pacífico, por sua vez, só conseguiria cumprir os ODS em 2062.

ODS na FATOFLIX

Existem dois longas sobre esses objetivos na FATOFLIX, ODS – Construindo um futuro melhor e ODS – Uma Conversa para Ontem. Ambos são dirigidos por Luciano Oreggia e tem produção de Pedro Saad, da Produtora Brasileira.

Os longas são, essencialmente, entrevistas com profissionais envolvidos com esses objetivos e com os esforços em torno de mudanças que, efetivamente, poderiam mudar para melhor as nossas condições no planeta.

Veja Também:  Bruno Henrique e o cassino das Bets: milhões são vítimas do vício e das dívidas. Ouça o Podcast.

O primeiro documentário, produzido em 2023, traz as análises de Daniel Balaban (WFP), Ladislau Dowbor (PUC-SP), Fábio Gallo (FGV), Décio Oddone (ex-diretor da ANP), Leandra Gonçalves (Unifesp) e Marcia Chame (SISS-Geo).

Já no segundo, ODS, uma conversa para ontem, Saad conversa com Ladislau Dowbor, Gerner Oliveira (FGV), Patricia Loyola (Comunitas) e Carlos Pereira (Rede Brasil do Pacto Global) sobre as dificuldades dos ODS, em particular, no processo decisório, que demanda ação política e a participação coletiva.

De modo geral, os dois blocos de entrevistas convergem quanto à urgência de uma colaboração entre governos, setor privado e sociedade civil para enfrentar as imensas desigualdades que nos afetam e de nos prepararmos para a crise climática. Os dois fazem parte da mostra Economia Pé no Chão, com curadoria de Ladislau Dowbor.

Segundo ele, que participa de ambos os filmes, o problema não está nos desafios (a educação, a saúde etc), “o problema é a nossa impotência decisória perante os desafios”. Clique aqui e assista


*Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são:

Erradicação da pobreza. Fome zero e agricultura sustentável. Saúde e bem-estar. Educação de qualidade. Igualdade de gênero. Energia limpa e acessível. Trabalho decente e crescimento econômico. Indústria, inovação e infraestrutura. Redução das desigualdades. Cidades comunitárias sustentáveis. Combate às mudanças climáticas. Vida na água. Vida terrestre. Paz, justiça e instituições eficazes. Parcerias e meios de implementação.


Fotos: cenas dos documentários.

Tagged: , , ,