FATOFLIX – Férias com Clássicos e Mostras selecionadas

Doze obras-primas do cinema universal, mais as Mostras de agosto a dezembro.
POR TATIANA CARLOTTI
Em clima de festa e com a expectativa de muito trabalho pela frente, a Fatoflix encerra suas atividades deste ano de estreia, convidando a todos a estourarem os espumantes e as pipocas para assistir aos filmes das mostras de agosto a dezembro e a seleção FÉRIAS COM OS CLÁSSICOS, doze obras-primas do cinema universal.
Todas são de domínio público e com essa seleção nós da Fatoflix agradecemos aos mais de 6 mil usuários que se cadastraram na nossa plataforma, desde o lançamento em 15 de agosto – nos últimos dois meses o crescimento foi de 1.100%.
E também aos que abraçaram a Fatoflix – produtores, cineastas, intelectuais, ativistas e entidades sociais – permitindo que ela surgisse e esteja ganhando forças para enfrentar os enormes desafios de 2025 e 2026.
Convidamos a todos os que ainda não entraram na Fatoflix para se cadastrarem e conhecê-la.
Voltada ao campo democrático-progressista brasileiro, a Fatoflix tem como missão coletiva disseminar um conteúdo envolvente e de interesse para o bom combate das ideias na sociedade civil. O tempo urge: o streaming milionário da extrema-direita foi criado há mais de oito anos e vem causando cada vez mais estragos à democracia, disseminando desinformação e fake news.
Comprometida com a realidade dos fatos, a Fatoflix disponibiliza para a sociedade, estudantes, professores, formadores de opinião, ativistas sociais, entidades, associações do campo popular e todos os democratas e progressistas, filmes que abordam temas-chave para compreendermos cada vez mais a realidade brasileira e mundial.
O resultado é um acervo de primeira linha, capaz de encantar pelos sentidos e de convencer pelos argumentos.
AS NOSSAS MOSTRAS

Cena de Metrópolis
Ao longo deste ano, foram disponibilizadas gratuitamente mais de 100 obras em quatro mostras: Mostra Cidades e Cidadania, que divulgamos em agosto, em meio às eleições municipais para estimular o debate e a mobilização social.
A Mostra Comunicação e Cinema que fizemos em sinergia com o seminário organizado pelo “Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé”, em setembro, sobre Comunicação e Integração da América Latina.
A Mostra Geopolítica Global em Foco sobre as eleições nos Estados Unidos e a Cúpula do G-20 (juntamente com o G20 Social), realizada no Rio de Janeiro, dois grandes acontecimentos ocorridos em novembro deste ano.
E, por fim, a Mostra Direitos Humanos e Memória que marca os 60 anos do Golpe de 1964, para que nunca mais aconteça!
Todas elas são acompanhadas pelos nossos minicursos de formação política e de um pequeno vídeo explicativo, as fatoguias, destinado a orientar a escolha e a navegação pelos filmes na plataforma.
Nossa curadoria é coletiva e os filmes orientados pelos colaboradores amigos e parceiros da Fatoflix. Esse material está disponível gratuitamente com o objetivo de fomentar ações de formação cultural e política, rodas de conversas, debates e cineclubes digitais.
FÉRIAS COM CLÁSSICOS (E TODAS AS MOSTRAS)

Cena de O Encouraçado Potemkin.
Com o desejo de um excelente 2025, convidamos todos a assistirem aos filmes clássicos que estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (20/12) na nossa plataforma (cadastre-se aqui) e convidamos todos a seguirem as novidades, divulgadas diariamente, em nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube).
São eles:
O Encouraçado Potemkin de Sergei Eisenstein (União Soviética, 1925): inspirado em eventos reais, o filme narra a rebelião de marinheiros contra a opressão no navio Potemkin. Famoso pela sequência da escadaria de Odessa, é um marco do cinema revolucionário e da montagem cinematográfica.
Metrópolis de Fritz Lang (Alemanha, 1927): um dos maiores clássicos do cinema expressionista, o filme retrata uma cidade futurista dividida entre a opulência dos ricos e a pressão dos trabalhadores. Quando o jovem Freder, filho do líder da cidade, descobre as condições desumanas no submundo, ele chama Maria, uma líder dos oprimidos, para promover a união entre as classes.
Limite de Mario Peixoto (Brasil, 1931): um marco do cinema experimental brasileiro, o filme narra a história de três pessoas em um barco à deriva, ao mesmo tempo que reflete sobre seus passados marcados por perdas e desilusões. Uma narrativa poética e visualmente inovadora explora a condição humana e a inexorabilidade do tempo.
Tempos Modernos de Charlie Chaplin (Estados Unidos, 1936): obra-prima de Chaplin que interpreta um operário que luta para sobreviver em meio às dificuldades da era industrial. A obra combina humor e crítica social, abordando temas como mecanização, desigualdade e alienação.
Alexander Nevsky de Sergei Eisenstein e Pyotr Pavlenko (União Soviética, 1938): o filme conta a vitória épica do príncipe Alexander Nevsky contra os cavaleiros teutônicos em 1242, durante a Batalha do Lago Peipus ou “Batalha no gelo”. Filmado durante a ascensão de Hitler na Alemanha, o filme surgiu como uma espécie de propaganda antinazista, inclusive, retrata a expulsão de um exército alemão (Ordem Teutônica) da Rússia.
A Regra do Jogo de Jean Renoir (França, 1939): um retrato satírico da elite francesa às vésperas da Segunda Guerra Mundial. O filme se passa em uma mansão campestre onde os convidados e os trabalhadores se envolvem em intrigas, traições e conflitos. Renoir utiliza a comédia para expor as hipocrisias e a decadência moral da sociedade, revelando as complexas regras de convivência.
Cidadão Kane de Orson Welles (Estados Unidos, 1941): obra-prima inovadora do cinema que acompanha a busca de um jornalista para desvendar o significado da palavra “Rosebud”, dita pelo magnata da imprensa Charles Foster Kane, em seu leito de morte. Por meio de flashbacks, é revelado o impacto de Kane no jornalismo, na política e em sua própria vida, explorando temas como ambição, poder e solidão.

Cena de Cidadão Kane.
Roma, Cidade Aberta de Roberto Rossellini (Itália, 1945): sobre a resistência dos cidadãos contra as forças nazistas durante a II Guerra. Entre os protagonistas estão Pina (interpretada por Anna Magnani), uma mulher grávida que tenta sobreviver ao caos enquanto ajuda na luta clandestina, e Don Pietro (Aldo Fabrizi), um padre que se torna um símbolo da coragem ao apoiar os partidários.
Ladrões de Bicicletas de Vittorio De Sica (Itália, 1948): que conta a história, durante a pós-guerra italiana, de um homem pobre que busca desesperadamente sua bicicleta roubada, essencial para seu trabalho e sustento da família. O filme é um retrato tocante do neorrealismo, mostrando uma luta diária pela sobrevivência.

Cena de Ladrões de Bicicleta.
Milagre em Milão de Vittorio de Sica (Itália, 1951): uma fábula encantadora sobre um jovem órfão que, com a ajuda de poderes mágicos, lidera uma ocupação de terras, enfrentando os interesses dos ricos e poderosos.
Sal da Terra de Herbert J. Biberman (Estados Unidos, 1954): baseado em fatos reais, o filme acompanha uma greve de mineradores mexicanos nos EUA, destacando o papel crucial das mulheres na luta por direitos trabalhistas e igualdade. Uma obra poderosa e pioneira no cinema político e um dos primeiros filmes independentes dos Estados Unidos realizados sob a perseguição do macartismo.
Boas sessões!
CLIQUE E CONFIRA A MOSTRA FÉRIAS COM OS CLÁSSICOS

Foto de capa: cena do belíssimo Milagre em Milão de Vittorio de Sica.

Repórter do Fórum 21 desde 2022, com passagem por Carta Maior (2014-2021) e Blog Zé Dirceu (2006-2013). Tem doutorado em Semiótica (USP) e mestrado em Crítica Literária (PUC-SP).