MiniCurso Fatoflix – Organização social e a arte de transformar direitos em realidade
POR TATIANA CARLOTTI
Neste ano eleitoral, os brasileiros irão exercer o direito de escolher prefeitos e vereadores. A democracia, no entanto, vai muito além das urnas. Ela é a possibilidade de interferirmos na realidade e um processo permanente de descoberta e usufruto de direitos.
No Brasil, porém, a imensa maioria não tem acesso a eles, apesar de serem direitos constitucionais, garantidos pela Constituição de 1988. O direito à habitação, por exemplo. O direito à segurança alimentar. O direito de viver em uma cidade saudável, onde o capital predatório não afunde com bairros inteiros, nem incendeie a casa das pessoas para expulsar mulheres, crianças, famílias das ocupações.
Cidades e Eleições, a primeira mostra da FATOFLIX aborda a questão dos direitos nas cidades brasileiras reunindo em seu catálogo de filmes e documentários que podem ser usados em cursos e debates, de forma gratuita, em ações de formação do campo democrático.
O primeiro roteiro da sessão Democracia, Câmera, Ação! traz as formas de organização social da sociedade civil, indicando três experiências:
- A organização de um movimento nacional de apoio à aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
- A organização de uma comunidade local na construção de uma casa e como isso se transformou em um movimento organizado;
- Um curso de autogestão habitacional, em 7 episódios.
Experiências que podem inspirar os que estão na luta, ao mesmo temo em que alerta aos gestores públicos do campo democrático-progressista sobre a necessidade de trabalharem com as famílias organizadas para agilizar o acesso delas a seus direitos.
COMO SURGE UM MOVIMENTO?
Os Mutirões da Leste 1
Paula Constante, 2020 – Assista na FATOFLIX
O documentário de Paula Constante é fundamental para compreender os passos e o impacto da organização social dos trabalhadores. Ela apresenta três décadas de luta do Movimento dos Sem Terra Leste 1 na capital paulista, desde seu surgimento em 1987 até 2020. Com mais de 90 entrevistas, o filme mostra as diversas experiências de autogestão no território e o impacto transformador da organização coletiva e da participação social na vida das pessoas.
O filme traz um histórico do movimento, englobando desde os primeiros mutirões nos anos 1980, passando pelo “Minha Casa, Minha Vida”, o primeiro programa federal de habitação de caráter efetivamente popular, durante os governos Lula e Dilma, até chegar nas experiências de autogestão mais recentes.
Com depoimentos de moradores e de lideranças locais, religiosos, gestores públicos, como a então prefeita Luiza Erundina, além de pesquisadores, assistentes sociais, advogados, arquitetos e urbanistas, o filme é uma ferramenta indispensável de trabalho na compreensão sobre organização social.
COMO A SOCIEDADE CIVIL PODE MUDAR A REALIDADE?
Mil mãos e mil corações
Edson Mauricio Cabral, Marco José Domenici Maida, 2023
Neste documentário premiado, Edson Maurício Cabral e Marco José Domenici Maida trazem a história da construção coletiva do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), durante a segunda metade dos anos 80, em meio à redemocratização do Brasil.
Com 34 anos de vigência, o ECA foi uma construção coletiva e resultado da mobilização de diferentes segmentos sociais que pressionaram pela regulamentação dos direitos das nossas crianças e adolescentes.
Uma conquista de comunidades religiosas, de movimentos sociais, de servidores do Estado brasileiro, de instituições internacionais e da comunidade jurídica. Com imagens de época e depoimentos de quem participou desta luta, o filme é uma ferramenta indispensável para os futuros governos do campo democrático-progressista que serão eleitos ou reeleitos neste ano.
COMO MONTAR UMA AUTOGESTÃO HABITACIONAL?
A importância da Autogestão para a União Nacional por Moradia Popular
União Nacional por Moradia Popular, 2017 – Assista na FATOFLIX
Série de programas de cinco minutos sobre autogestão habitacional, produzido pela União Nacional por Moradia Popular (UNMP) em parceria com a Fundação Ford, para fortalecer e disseminar a autogestão no Brasil.
Idealizada como material para cursos de formação dos movimentos sociais, a cada episódio, a série aprofunda um aspecto da proposta autogestionária ressaltando a importância da autogestão, do projeto participativo, da gestão coletiva da obra, do mutirão e do trabalho social, além de um capítulo sobre o Minha Casa, Minha Vida-Entidades e outro sobre a criminalização dos movimentos sociais.
Um guia sobre autogestão para movimentos, educadores, pesquisadores e, principalmente, para os próximos vereadores e vereadoras do campo progressista e de esquerda orientarem seus planos de atuação.
Acesse a plataforma em:
https://www.fatoflix.com.br/
Repórter do Fórum 21, com passagem por Carta Maior (2014-2021) e Blog Zé Dirceu (2006-2013). Tem doutorado em Semiótica (USP) e mestrado em Crítica Literária (PUC-SP).