O trabalhador como protagonista na Fatoflix

POR TATIANA CARLOTTI
“Este fime é o retrato de uma transição. Começamos as gravações no início da pandemia da Covid 19 e finalizamos logo após a posse do presidente Lula para o seu terceiro mandato. É a nossa aposta em um futuro melhor para os trabalhadores”.
Com esta mensagem começa “O Futuro é Nosso”, do cineasta Silvio Tendler, que tem o trabalhador brasileiro como seu protagonista. O documentário mostra a dura realidade do país após o desmonte dos desgovernos Temer e Bolsonaro e da pandemia da Covid 19.
É um registro contundente do retrocesso que significou a reforma trabalhista de Bolsonaro, da falácia da ideologia do empreendedorismo, da fragilização dos sindicatos e da precarização a que estamos todos submetidos.
Entremeando dados, história e entrevistas com trabalhadores de vários setores, dirigentes sindicais, cientistas políticos, professores, economistas, jornalistas e até mesmo uma inteligência artificial, Tendler mergulha nas mudanças tecnológicas no mundo do trabalho, e a criação de uma “plataformização” generalizada, na qual “ninguém pega mais na mão de ninguém”.
Frente às mudanças (o progresso não deveria beneficiar a todos? questiona), Tendler aponta o futuro e retrata a esperança nas ruas com o retorno de Lula, em 2023, na presidência do país.
“O Futuro é Nosso” está na mostra Mundo do Trabalho da Fatoflix.
Clique aqui e assista neste fim de semana na Fatoflix.

Repórter do Fórum 21 desde 2022, com passagem por Carta Maior (2014-2021) e Blog Zé Dirceu (2006-2013). Tem doutorado em Semiótica (USP) e mestrado em Crítica Literária (PUC-SP).