Programas 16 a 23 de Dezembro
* Um dos programas mais necessários nestes últimos dias de fim de 2022: conhecer o forte discurso da Luiz Inácio Lula da Silva quando foi diplomado Presidente do Brasil. Na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=tZVi-Da__60
* Trechos da fala do Presidente Lula: “Em primeiro lugar, quero agradecer ao povo brasileiro pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil. Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder – para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário – o diploma [se emociona]. Quero dizer que muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, esta é a celebração da verdadeira democracia”.
* Continua: “Poucas vezes na história recente deste país a democracia esteve tão ameaçada. Poucas vezes na nossa história a vontade popular foi tão colocada à prova e teve que vencer tantos obstáculos para enfim ser ouvida”.
* E mais um trecho da fala do presidente Lula: ”A democracia não nasce por geração espontânea. Ela precisa ser semeada, cultivada, cuidada com muito carinho por cada um, e a cada dia, para que a colheita seja generosa para todos. Mas além de semeada, cultivada e cuidada com muito carinho, a democracia precisa ser, todos os dias, defendida daqueles que tentam a qualquer custo sujeitá-la a seus interesses financeiros e ambições de poder”.
* O Dicionário da História Militar do Brasil foi lançado na última semana, durante o debate Forças Armadas, Soberania e Defesa no Brasil, com professores da UFRJ. Os organizadores e autores são, todos eles, pesquisadores há anos dedicados ao estudo das questões militares e de defesa no Brasil. (Edição da Edupe, Autografia e CNPq , disponível online e impressa).
* A coordenação deste importante trabalho é de Bruno de Melo Oliveira (Unifa), Fernando Veloso Gomes Pedrosa (Eceme), Francisco Eduardo Alves de Almeida (LSC/EGN), Paulo André Leira Parente (Unirio), Ricardo Pereira Cabral (LSC/EGN) e Sandro Teixeira Moita (Eceme). Concepção de Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFRJ/UFJF) e apresentação de Karl Schurster (Universidade de Vigo/UPE).
* Domingo, final da Copa às 12 horas. E viva Messi!!
* Marrocos, entre o luxo do turismo no célebre hotel e spa Mamounia e a pobreza de grande parte da população do país, os mitos e as noites de mil e uma histórias. No livro Marraquexe noir, recém publicado no rastro do sucesso da seleção de futebol no Qatar, o escritor Yassin Adnan escreve sobre duas características da chamada ‘cidade rosa’: a alegria e a necessidade de contar histórias. Os contadores de histórias, nas praças, narram casos surpreendentes, mágicos porém reais, e com detalhes de fantasia.
* Boa notícia: a coleção do jornal Pasquim, leitura imprescindível nos anos 60 e leitura também permanente (para a memória sempre viva), está disponível na Biblioteca Nacional. O ano de 2019 marcou 50 anos da publicação responsável pela criação de memoráveis histórias e personagens, e pela irreverência e crítica ao sistema. O apoio à iniciativa é da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do cartunista Ziraldo, que cederam exemplares para completar a coleção agora arquivada. Além das edições digitalizadas o site conta com uma seção de memórias com textos de colaboradores do semanário. São 1.072 edições que integram a trajetória do Pasquim. http://bndigital.bn.gov.br/dossies/o-pasquim/
* O célebre grupo de origem canadense Cirque du Soleil, considerado o maior agrupamento circense em atividade, está se apresentando no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, Av. Embaixador Abelardo Bueno, Parque Olímpico. O show é realizado com um grupo dos vinte elencos que dão a volta ao mundo se exibindo continuamente. Uma hora e meia de duração. Até o dia 30.
* José Miguel Wisnik, músico, compositor e professor de Letras e de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, está nas livrarias com seu livro Veneno Remédio. Estudos sobre o futebol associados a questões políticas, sociais, econômicas e comportamentais. Sua abordagem: muitas vezes essas questões costumam deixar de lado o essencial – o jogo em si, aquilo que faz dele uma atividade capaz de apaixonar bilhões de pessoas dos mais remotos cantos do mundo.
* Até o próximo domingo, 18/12, na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207/ Vila Mariana – SP), a Mostra Infanto-Juvenil de Animação com programação gratuita. Na tela externa, a sessão especial do clássico A viagem de Chihiro em 35 mm. E exibição de sucessos recentes: Kubo e as cordas mágicas e o brasileiro O menino e o mundo, indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação e vencedor de mais de 45 prêmios em dezenas de festivais.
* Ruidosa polêmica em torno do nome do economista Gabriel Galípolo, 39 anos, professor da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro nomeado secretário executivo do Ministério da Fazenda do governo Lula. Seu livro, em co-autoria com Luis Gonzaga Belluzzo, A Escassez na Abundância Capitalista, de 2019, (Ed.Contra-Corrente) é um dos três trabalhos escritos por ele e publicados em parceria com o professor e ex-ministro Belluzzo. Grande procura desse volume nas livrarias.
* Lugar de mulher é online e onde mais ela quiser é o título do guia escrito pela especialista internacional em desinformação e democratização Nina Jankowicz. Para mulheres que desejam um lugar seguro na esfera pública das mídias sociais onde colocam suas opiniões, porém aprendendo a combater o volume de ataques virtuais perpetrados especialmente por homens.
* Alvo de constantes ataques na internet, a autora estimula a discussão sobre comportamento online, civilidade, transparência e responsabilidade, oferecendo desde dicas práticas sobre ciber segurança até um passo a passo com procedimentos para lidar com agressores. Apresentação da edição brasileira de Patrícia Campos Mello, jornalista vítima de agressões virtuais quando publicou importantes reportagens denunciando crimes eleitorais e políticos.
* A cineasta belga Chantal Akerman, apontada há uma semana como autora do melhor filme de todos os tempos por leitores, críticos e profissionais da indústria cinematográfica na revista Sight and Sound, está com outra obra em cartaz no streaming: Toda Uma Noite, de 1982, em versão restaurada, que se passa em uma atmosfera silenciosa, durante uma quente noite de verão em Bruxelas. Plataforma Filmicca.
* Vivamente recomendada para leitura de férias de fim de ano, a obra de estréia da célebre escritora americana Carson McCullers (1917/1967), O coração é um caçador solitário, de 1940. Nestas últimas semanas, é um dos livros mais procurados nas livrarias do Leblon. A escritora sulista tinha apenas 23 anos quando surpreendeu a crítica ocidental com esse belo livro, ”mosaico de personagens que pulsam profunda humanidade em seus desajustes”: como ele é apresentado até hoje.
* A obra é considerada um dos melhores romances americanos do século XX. Aliás, vários romances de Carson McCullers, uma das paixões da geração da contra cultura, foram filmados por grandes cineastas da época. Todos eles aclamados e alguns, inesquecíveis: Reflexos num olho dourado, A convidada do casamento, A balada do café triste e Cruel desengano (ou The Member of the Wedding) .
* Recomendado pela crítica especializada, o filme de Taciana Correia A Descoberta do Mundo de Clarice Lispector que estaria completando 106 anos. O doc de Taciana é um bom prelúdio para a ficção de Luiz Fernando Carvalho, A Paixão Segundo G.H., com a atriz Maria Fernanda Cândido e prometida para o ano que vem.
(L.M.A.R.)
As informações acima são fornecidas por editoras, produtoras e exibidoras.