Programas – de 14 a 21 de fevereiro

Programas – de 14 a 21 de fevereiro

*NÃO à venda de territórios palestinos anunciada esta semana em uma feira de rua, em Paris, onde se oferecia apartamentos localizados em uma colônia israelense na Cisjordânia ocupada. Lembrando que o Tribunal Internacional de Justiça, o mais alto tribunal da ONU, já declarou ilegal a ocupação e colonização dos territórios palestinos por Israel desde 1967. Os imóveis se encontram dentro do assentamento de Avnei Hefetz, e sua venda viola o direito internacional.

*A família do médico Dr. Hussam Abu Safiya, diretor do Hospital Kamal Adwan, em Gaza, acaba de declarar, após denúncias de vários países europeus, que o seu advogado conseguiu encontrar o cliente, depois de 24 dias mantido preso, isolado, e torturado durante os primeiros dias de detenção, quando lhe era oferecida apenas uma refeição diária. O renomado médico sofre de hipertensão arterial crônica e da hipertrofia do músculo cardíaco. Necessita de assistência médica continuada. (Fonte, agência CAPJPO-Europalestine).

*Dez mitos sobre Israel, volume de referência do historiador e escritor israelense Ilan Pappe, continua sendo procurado como trabalho de referência de autoria de um dos membros mais importantes entre os chamados “novos historiadores”, grupo israelense que revolucionou o conhecimento sobre a história da Palestina, do sionismo e do Estado de Israel. É considerada obra fundamental para a compreensão do que realmente está por trás do falado “conflito” Israel-Palestina. Em Dez mitos sobre Israel Pappe, nascido em Haifa e filho de imigrantes judeus alemães, explica porque a solução de dois estados não é mais viável. (Ed. Tabla/ 2022).

*Comunicado de Fadi Quran, um dos diretores da Avaaz, organização com dez milhões de membros no Brasil e cerca de quatro milhões de pessoas na França defendendo o ambientalismo e os direitos dos indígenas, e promovendo manifestações não-violentas em vários países: “As terras de meus avós foram roubadas por colonos israelenses de extrema direita. Mas nossa resiliência é o que chamamos de sumoud – espírito forte e esperança plantada em meio à destruição. Na Cisjordânia, nossas oliveiras estão sendo queimadas em incêndios criminosos; e em Gaza ainda procuramos os corpos dos nossos filhos. Trump está subestimando o sumoud. Continuaremos ampliando a Avaaz, salvando vidas, nossa terra e nosso futuro”.

*O livro Viagens fabulosas em terras estrangeiras, dirigido ao público juvenil, da autora palestina Sonia Nimer, está em pré-venda com 30% de desconto até o dia 23 deste mês, no site da Editora Tabla.

*É com alegria que noticiamos o retorno do diretor Ruy Guerra, ativo aos 93 anos de idade, dirigindo o filme-ensaio Aos pedaços, que estreia esta semana no circuito dos cinemas. Trata-se de um thriller psicológico que convida o espectador para dar um mergulho em um universo caótico, com um intrigante jogo de sombras, onde os limites entre realidade, obsessão e paranoia são questionados. Em preto e branco de alto contraste e baixa exposição, a excelente fotografia assinada por Pablo Baião é um dos grandes destaques do novo longa de Ruy e venceu o Kikito de Melhor Fotografia no mais recente Festival de Gramado.

*Aos pedaços também foi premiado em Gramado com os Kikitos de Melhor Diretor e Melhor Som e vem se juntar aos filmes clássicos de um dos fundadores do nosso Cinema Novo como Os Fuzis, de 1964, assim como adaptações de obras da literatura – Erêndira, de 1983, e O Veneno da Madrugada, de 2005.

*O programa é defender a Lei da Ficha Limpa repudiando as tentativas de enfraquecê-la e fortalecendo a inelegibilidade para crimes contra a administração pública e a democracia, e garantindo que pessoas nela enquadradas não possam disputar cargos eletivos. O vergonhoso projeto de lei em tramitação no Congresso significa grave retrocesso no combate à corrupção e à impunidade. A Lei da Ficha Limpa é fruto de mobilização popular histórica e não de iniciativa parlamentar. Representa a vontade soberana do povo brasileiro.

*Na comemoração ao Dia da Internet Segura, 11 de fevereiro, passado, o YouTube Brasil se uniu ao Almanaque dos Pais e à Safernet divulgando uma série de dez vídeos educativos que ensinam pais e responsáveis a usar ferramentas de segurança e controle parental, inclusive aquelas do YouTube e do YouTube Kids. Os vídeos mostram um ambiente online mais seguro e positivo para todos, em especial para crianças e adolescentes.

*Após passar por 60 festivais e 24 países, o filme A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro, estreou nos cinemas franceses com aplausos da crítica local. Baseado no livro homônimo escrito pelo xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa e pelo antropólogo francês Bruce Albert, o doc acompanha Kopenawa e a comunidade de Watorikɨ ao longo do importante ritual Reahu. O filme foi elogiado pela mídia francesa pela força e beleza retratando a realidade de um povo que resiste a avanços contra a sua sobrevivência.

Veja Também:  A passo de caranguejo

*O programa é comemorar os 45 anos de fundação do PT. No site do Partido dos Trabalhadores há informações sobre a programação dos eventos dessa data, dias 21 e 22 deste mês. Além do formulário de inscrição para quem desejar participar da festa que terá o tema Raízes no Povo – Olhos no Futuro, no Armazém da Utopia, no popular bairro da Gamboa, Centro do Rio de Janeiro. Debates durante o dia 21. E dia 22 será a vez da feira gastronômica, apresentações artísticas, roda de samba e shows de artistas populares.

*Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente é o título da série de cinco episódios a ser apresentada no Berlinale Series Market Selects – o mercado da Berlinale. Será no próximo dia 18, com Johnny Massaro, e dirigida por Marcelo Gomes e Carol Minêm. A roteirista Patricia Corso se inspirou em casos reais que ocorreram durante a epidemia de Aids no Brasil. “Berlim é a grande vitrine do audiovisual mundial, e é importante levar uma história brasileira com um caráter universal, com o ponto de vista de quem viveu a epidemia no país”, afirma Marcelo Gomes. “É importante também falar sobre os problemas que ocorreram naquela época, no Brasil, para não repetir os erros cometidos pelo governo, pela sociedade conservadora, pelos programas de saúde pública e no tratamento dos pacientes”.

*Indicado ao Oscar de Melhor Curta Metragem, A Lien narra um drama mais atual do que nunca nos Estados Unidos do atual presidente daquele país: a história de um casal constituído por um homem imigrante e uma mulher americana, que enfrentam o complexo processo para conseguir um green card. A fotografia é assinada pelo ítalo-brasileiro Andrea Gavazzi e retrata o que está além da burocracia e do escrutínio dos oficiais de imigração, ressaltando a crueldade que atinge famílias que buscam apoio público para permanecerem juntas.

*O programa é ficar atento a este tema: no último dia 07 de janeiro, foi divulgado o anúncio do fechamento do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, decisão tomada pelo então diretor da instituição, Victor Travancas. As condições de funcionamento do prédio eram precárias e o edifício corria o risco de desabamento e/ou incêndio. Sem avaliar o estado do prédio, o governador Claudio Castro reabriu o órgão para funcionamento ao público no dia seguinte. Fundado em 1931, o Arquivo possui um acervo com cerca de 37 mil itens incluindo o Relatório Final da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, concluído e entregue em dezembro de 2015. Um acervo inestimável para a realização e a concretização da justiça de transição no Brasil. A preservação da memória política, social e cultural, a divulgação da verdade e a reparação de suas vítimas só são possíveis com a preservação do Arquivo do Estado do Rio em boas condições.

*Ainda Estou Aqui já recebeu mais de dezenas de prêmios nacionais e internacionais, incluindo o de melhor produção segundo o júri popular do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, Festival Internacional de Cinema de Miami, 48ª Mostra de S. Paulo, Festival Internacional de Cinema de Vancouver/ Canadá, Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos, e Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, pelo júri jovem. Confira aqui a lista completa de prêmios conquistados pelo filme.

*Em 14 semanas em cartaz, a produção foi exibida em festivais de mais de 20 países: Itália, Canadá, França, Estados Unidos, China, Suíça, Inglaterra, Turquia, Áustria, Portugal, Espanha, Marrocos, Egito, Alemanha, Estônia, Eslovênia, Sérvia, Bulgária, Irlanda, Austrália e Holanda. Esta semana ele abre o Festival Internacional de Cine de Punta del Este.

*É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte do diretor Carlos José Fontes Diegues, Cacá Diegues, aos 84 anos. Também ele fundador emérito do nosso Cinema Novo e autor de um dos filmes mais célebres do cinema dos anos 60, Bye Bye Brasil. Vai em paz, Cacá, com a sua suavidade de sempre. Clique aqui para assistir ao vídeo Os Oito Universitários, produzido por Cacá Diegues nos anos 1960, em 16 mm.

Tagged: , , , , , , , , , ,