Bahia Governo Presente Futuro pra Gente

Programas: de 24 de fevereiro a 3 de março

Programas: de 24 de fevereiro a 3 de março

– Solidariedade ás vítimas do litoral norte de SP;- Steven Spíelberg no Festival de Berlim e aqui também, nos cinemas;- Festa da soja, domingo, no Paraná;- Festival  Visões Periféricas;- Doc de Gabriel Mascaro, de Recife: moradores de apartamentos de cobertura da classe média falam de suas visões das favelas;- E muito mais.

* No meio de um mar de eventos sombrios, aqui e no mundo, ainda há espaço, no entanto, para alguns programas. Mesmo não se constituindo em estrito entretenimento são programas solidários, necessários e destinados à reflexão permanente; não são apenas de interesse ocasional, de urgência. Em momentos críticos como o atual o sentimento de esperança não pode falhar. E a memória não pode se apagar.

* Abaixo, para doações aos desabrigados e vítimas das chuvas no litoral norte de São Paulo, vítimas também do descaso permanente de políticas públicas municipais (sobretudo), estaduais e federais.

* Guarujá: O Fundo Social de Solidariedade de Guarujá está recebendo doações na rua Cavalheiro Nami Jafet, 549/ Centro, das 8h às 17h. Mais informações, (13) 3386-4324.

* Bertioga: O Fundo Social de Solidariedade de Bertioga recebe doações na rua Walter Pereira Prado, 77/ Centro, das 8h às 17h. Para mais informações, (13) 99787-6600 / 3317-1397.

* Ilha Bela: O Fundo Social de Ilha Bela recebe doações na rua Guaiamu, 56/ Perequê. Informações em (11) 99932-7150.

* Caraguatatuba: O Centro Esportivo Municipal (Cemug) recebe doações organizadas pelo Fundo Social de Caraguatatuba. Avenida José Herculano, 50/ Jardim Britânia, das 8h às 18h. Mais informações em (12) 99761-2961.

* São Sebastião: O Fundo Social de São Sebastião está recebendo doações em sua sede, Rua Capitão Luiz Soares, 33/ Centro. As regionais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) também estão recebendo doações. Para mais informações, (12) 3892-4991. O CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal, na Rua Vereador João Orlando de Carvalho, 410/ São Sebastião, também está recebendo

* Por outro lado, alegria e a festa da vida. Neste sábado, dia 25, 1ª Festa da Colheita da Soja Livre de Transgênico da Reforma Agrária Popular do Paraná, na cidade de Centenário do Sul, norte do estado. Mais de cinco mil pessoas são aguardadas. A anfitriã será a comunidade Fidel Castro, formada há 14 anos por cerca de 220 famílias sem terra. Início às 9hs, colheita às 10hs, e ato político em seguida.

* O Festival Visões Periféricas exibe 78 filmes de todas as regiões do Brasil, em formatos de curta, média e longa-metragem. A curadoria privilegia temáticas e filmes produzidos pelos realizadores que vivem nas múltiplas periferias brasileiras: sociais, territoriais e existenciais.

* Nesta 16a. edição do certame o cineasta Takumã Kuikuro e a Kaitsu Filmes Produções/Coletivo Kuikuro são os homenageados. O filme de abertura do festival é um registro raro de primeiro contato com um grupo isolado – os Korubos. O documentário, A invenção do outro, de Bruno Jorge, acompanha uma expedição liderada pelo indigenista Bruno Pereira, assassinado covardemente por defender a causa indígena.

Veja Também:  Quanto tempo o tempo tem

*De 2 a 8 de março, sessões em cinemas do Rio de Janeiro e on line. Todas elas são gratuitas. Informações em www.visoesperifericas.org.br e em www.itauculturalplay.com.br.
* Sugestão de leitura: Domando Águas, de  Fábio Alexandre dos Santos, trata da salubridade e ocupação do espaço na cidade de São Paulo entre 1875/1930. No livro, exposta a idéia de ” domar as águas, disciplinar e canalizar os rios, construir sistemas de coleta de esgotos, saneamento, e combate às enchentes foram modos privilegiados de configurar e civilizar a cidade, mas também de segregar seus habitantes a partir dos novos espaços roubados aos rios, de constituir hierarquias sociais a partir do acesso desigual aos serviços, de estabelecer novas categorias para a limpeza, a civilização, a ordem e a transgressão”. O autor, historiador e professor da UNESP, campus Araraquara, nesse volume trabalha entre a história econômica e a história social. (Annablume/Fapesp, 2002).

* Domingo, dia 26, encerramento do Festival de Cinema de Berlim 2023. Este ano a Berlinale homenageou Steven Spielberg que recebe o prêmio Honorário Urso de Ouro pela carreira de 60 anos com mais de 100 filmes e indicado 19 vezes ao Oscar. Em 1998 Spielberg recebeu a Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha por A Lista de Schindler.

* Aqui, Os Fabelmans, o mais recente filme do diretor, se encontra em cartaz em grande circuito de cinemas. Em Berlim integra uma mostra com oito filmes do diretor.

* Mais uma sugestão para bom cinema em tempo de carnaval: o documentário Um Lugar ao Sol, do jovem cineasta e artista visual pernambucano Gabriel Mascaro. O tema, mais do que original, é a visão de moradores de alta classe média que vivem em apartamentos de coberturas com terraços, e acima (ou ao lado) de favelas. Eles discutem suas vidas privilegiadas e uma realidade muito particular. (Mubi e Prime Video)

* São Paulo, segunda metade dos anos 60, grande efervescência cultural na cidade cosmopolita. As atividades do Grupo Rex,  formado por Wesley Duke Lee, Nelson Leirner e Geraldo de Barros, Carlos Fajardo, José Resende e Frederico Nasser expressavam sua inconformidade com o precário mercado de arte brasileiro através de manifestos bem humorados publicados no jornal-boletim Rex-Time. Agora, o livro A Experiência Rex, de Fernanda Lopes, mestre em História e Crítica de Arte/ Universidade Federal do Rio de Janeiro, resgata a atuação dos jovens ”rex”, e é lançado (Ed. Alameda) analisando a formação e atuação do fascinante e divertido grupo no ambiente artístico brasileiro da época.

(L.M.A.R.)


*As informações acima são fornecidas por editoras, produtoras e exibidoras.

Leave comment