Uma viagem pela Ilha através da arte

‘Filhos da Revolução’, de Luciana Sérvulo, em cartaz na Fatoflix
POR TATIANA CARLOTTI
Na semana passada, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, lançou um memorando com medidas que endurecem ainda mais o bloqueio norte-americano contra Cuba. Além de intensificar as sanções a setores estratégicos da economia cubana, ele também anunciou a proibição de viagens turísticas de cidadãos norte-americanos à Ilha.
Por trás das medidas, aponta o vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Carlos Fernández, está o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. Um representante dos setores anticubanos nos Estados Unidos que agora responde às cobranças dos financiadores de sua campanha restringindo ainda mais as medidas contra o país.
“Rejeitamos os infames documentos do governo dos EUA que intensificam ainda mais o cerco e a guerra econômica contra Cuba, e que servem unicamente aos interesses daqueles que lucram com a dor, o sofrimento e as carências do nosso povo”, afirmou o presidente Miguel Díaz-Canel Bermúdez, que participou da Cúpula dos Brics nesta semana.

Diante de mais um episódio de hostilidade dos EUA contra a Ilha, nós convidamos todos a assistirem a Filhos da Revolução (Hijos de La Revolución), um documentário da cineasta Luciana Sérvulo da Cunha, para escutar as vozes cubanas e compreender a complexidade da vida na Ilha.
Lançado em 2020, último ano do primeiro mandato de Trump, o documentário apresenta as transformações vividas pelo país desde a Revolução Cubana de 1959, entremeando imagens de época e testemunhos dos que viveram antes e depois da mudança de regime.
O filme mostra o papel central da cultura no fortalecimento da identidade cubana, trazendo um panorama da música, cinema e teatro cubanos ontem e hoje.
Clique aqui e confira “Filhos da Revolução”.
Imagens: cenas do documentário.

Tatiana Carlotti é repórter do Fórum 21 desde 2022. Também trabalha em Ópera Mundi e atuou por oito anos nos veículos progressistas Carta Maior (2014-2021) e Blog Zé Dirceu (2006-2013). Tem doutorado em Semiótica (USP) e mestrado em Crítica Literária (PUC-SP).
