Desemprego em 14 estados é o menor desde 2012

POR TATIANA CARLOTTI
Foram divulgados nesta sexta-feira (14) dados da Pnad Contínua do IBGE. Os agentes da entidade visitaram 211 mil domicílios país afora e coletaram informações que registram o menor nível de desemprego em 14 estados brasileiros desde 2012, quando começou a série historica da Pnad Contínua.
De 2023 para 2024, a taxa média anual de desemprego caiu 1,2%, passando de 7,8% para os atuais 6,6%, destacou nesta sexta-feira (14), a cubana Prensa Latina.
Paradoxo
Apesar da diminuição do desemprego, o Datafolha revelou hoje uma queda na aprovação do governo Lula de 35% em dezembro para os 24% atuais, informa a Reuters. A notícia se espalhou na imprensa nacional. Lá fora, porém, as atenções foram para a fala dura do presidente Lula contra Donald Trump e outras declarações suas a uma rádio paraense no começo do dia:
Sobre as ameaças de Donald Trump, Lula reiterou: “Ouvi dizer que vão taxar o aço brasileiro. Se for aço brasileiro, vamos reagir comercialmente ou vamos processar a Organização Mundial do Comércio (OMC) ou vamos taxar os produtos que importamos deles (…) Agora, se vocês tiverem alguma atitude em relação ao Brasil, haverá reciprocidade. Não há dúvidas de que o Brasil retribuirá qualquer atitude que tenha contra o Brasil”, destaca a cubana Prensa Latina.
Sobre escolha de Belém para a COP 30, disse: “Nós temos pobres, mas temos orgulho. E eles vão ver como é que a gente vive. Eu não vou enfeitar, eu não vou tirar pobre da rua”, frisou Luiz Inácio Lula da Silva, na quinta-feira, durante uma visita a Belém, capital do estado do Pará”, destacou o português O Público.
Sobre reeleição, a Agência Efe destacou de Lula: “Se me sentir bem e achar que posso ser candidato, serei candidato, mas não é a minha prioridade agora”.
Sobre Brics, ontem (13), durante a presidência rotativa do bloco, o governo brasileiro publicou um relatório afirmando que vai continuar promovendo o uso de moedas locais nas operações comerciais dos países-membros do bloco, apesar das ameaças de Trump. Diz o texto: “A presidência brasileira dará continuidade aos esforços de cooperação para desenvolver instrumentos de pagamento locais que facilitem o comércio e o investimento, aproveitando sistemas de pagamento mais acessíveis, transparentes, seguros e inclusivos entre os membros do BRICS”, destaca a Agência Nodal , Reuters e o português Correio da Manhã.
$$$
O Google mandou uma notificação falsa de um terremoto de magnitude 5,5 para os usuários no Rio de Janeiro e em São Paulo, informa El Tiempo. A empresa acabou desativando o alerta.
A Vale (VALE3.SA) investirá 70 bilhões de reais (US$ 12,26 bilhões) em seu complexo de Carajás, no norte do Brasil, até 2030. Carajás é o maior complexo de produção de minério de ferro da empresa, com produção de 177,5 milhões de toneladas métricas no ano passado, ou mais da metade da produção total do ingrediente de aço da empresa no período, informa a Reuters.
JUSTIÇA!
O Público registrou nesta sexta-feira, a condenação na quinta-feira (13) do ex-policial penal Jorge Guaranho. Ele foi condenado a 20 anos de prisão pelo assassinato do guarda civil Marcelo Arruda, tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante uma festa em 9 de julho de 2022. Marcelo completava 50 anos e fez de sua festa, naquele ano eleitoral, uma homenagem ao presidente Lula. Guaranho, bolsonarista, invadiu a casa, brigou com o guarda-civil, deixou o local e voltou armado para disparar contra Marcelo. Ele faleceu no dia seguinte, no hospital. ‘Saímos sem o Marcelo, mas com Justiça’, afirmou sua viúva hoje, Pâmela Suellen Silva. Toda nossa solidariedade.
Foto: Wilson Dias/ABr

Repórter do Fórum 21 desde 2022, com passagem por Carta Maior (2014-2021) e Blog Zé Dirceu (2006-2013). Tem doutorado em Semiótica (USP) e mestrado em Crítica Literária (PUC-SP).