Economia do Brasil cresceu 3,4% em 2024. É a maior alta do PIB desde 2021

POR TATIANA CARLOTTI
Em 2024, a economia brasileira cresceu 3,4%, conforme dados do IBGE, divulgados nesta sexta-feira (7). É a maior alta do PIB desde 2021, totalizando R$ 11,7 trilhões. Em um ranking de 40 países que cresceram no último ano, realizado pela OCDE, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Brasil ocupa a 7ª. posição.
A Índia lidera com um crescimento de 6,7%, seguida da Indonésia: (5%), China (5%), Costa Rica (4,3%), Rússia (4,1%), Dinamarca (3,6%), Brasil (3,4%), Espanha (3,2%), Turquia (3,2%), Polônia (2,9%), Estados Unidos (2,8%), entre outros. O salto do PIB brasileiro foi maior do que a média dos países da OCDE, da União Europeia e do G7 e, dentro do Brics, ficou à frente somente da África do Sul, destaca a Agência Brasil.
A Reuters informa que o desempenho no segundo ano do presidente Lula marcou uma aceleração em relação à expansão de 3,2% registrada em 2023 e foi o melhor desde o crescimento de 4,8% observado em 2021. Um crescimento puxado, complementa a Agência EFE, pelo setor de serviços e pela indústria.
MEIO AMBIENTE
No Financial Times desta sexta-feira, uma longa reportagem intitulada “Donald Trump, tarifas e guerras drenam fundos da ação climática, alerta Brasil”, aborda a fala da ministra Marina Silva e os esforços brasileiros em torno da COP 30. Silva afirmou que os Estados Unidos irão “drenar” recursos dos esforços para conter o aquecimento global, levando à “ruina da civilização”, referindo-se à saída da potência global dos acordo de Paris, a ameaça de uma guerra comercial e o aumento das tensões de segurança. O jornal também traz uma reportagem sobre Cristina Junqueira, co-fundadora do Nubank, apontando que “a líder fintech brasileira está sacudindo o setor bancário”.
Já o inglês Independent aborda o projeto de mineração de potássio na Amazônia brasileira, conduzido pela Brazil Potash Corp, uma empresa de mineração sediada em Toronto e listada na Bolsa de Valores de Nova York, que vem promovendo medo de impacto local e tensão entre as comunidades indígenas locais. O projeto, que deve começar em breve, tem um custo estimado de US$ 2,5 bilhões, com ação perto da foz do Rio Madeira, que deságua no Rio Amazonas.
BRASIL E ÁFRICA
Em artigo publicado na francesa Le Grand Continente e no jornal O Globo, os presidentes Lula e Cyril Ramaphosa (África do Sul) e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, defenderam o multilateralismo para enfrentar os desafios globais gerados pela desigualdade, as mudanças climáticas e o déficit de financiamento para o desenvolvimento sustentável, destaca o jornal angolano O Guardião.
DECLARAÇÕES DE TRUMP
O vice-presidente Geraldo Alckmin conversou com o secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e avaliou ser possível alcançar “um bom entendimento sobre a política tarifária” com os Estados Unidos. Na terça-feira, Donald Trump apontou o país como uma das nações que estariam usando medidas tarifárias contra os EUA e afirmou que chegou a hora “de usá-las contra outros países”, informa o português Público.
COMBATE AO CRIME
O PT pediu nesta quinta-feira (6) ao Ministério Público que obrigue Jair Bolsonaro a usar tornozeleira eletrônica para impedi-lo de fugir durante o processo judicial sobre a tentativa de golpe de Estado em 2023, informa o Nodal.
A Polícia Federal (PF) vem investigando ataques de piratas cibernéticos (hackers), sem sucesso, contra os sites do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que sofreram instabilidade na última quarta-feira, informa a cubana Prensa Latina.
Foto de capa: Porto de Santos, divulgação.

Repórter do Fórum 21 desde 2022, com passagem por Carta Maior (2014-2021) e Blog Zé Dirceu (2006-2013). Tem doutorado em Semiótica (USP) e mestrado em Crítica Literária (PUC-SP).