Em condições normais, segunda leva de brasileiros deportados chega em Fortaleza

Em condições normais, segunda leva de brasileiros deportados chega em Fortaleza

POR TATIANA CARLOTTI

Nesta sexta-feira (7), chegou o segundo avião com os imigrantes brasileiros deportados pela política de tolerância zero do governo Trump, nos Estados Unidos. Ao contrário da forma degradante a qual foram submetidos os 88 brasileiros que chegaram no primeiro voo, desta vez, a deportação se deu dentro dos limites do acordo de 2017, entre Brasil e EUA.

O Brasil formou esta semana um grupo de trabalho com representantes dos EUA para “garantir a recepção humana” das pessoas. O voo teve um novo trajeto e o embarque dos brasileiros, em Alexandria (Luisiana), foi acompanhado por um diplomata do Consulado-Geral do Brasil em Houston. A aeronave fez uma escala técnica em Porto Rico antes de seguir para Fortaleza, onde chegou nesta tarde. Na capital cearense, o governo montou um esquema de recepção e apoio. Como informa a AFP – Agência France Presse, 111 passageiros estavam na aeronave civil que partiu da Louisiana.

Segundo estatísticas da Polícia Federal, entre 2020 e 2024, mais de 7.500 deportados chegaram ao Brasil vindos dos Estados Unidos.

ALTA DOS ALIMENTOS

O ministro Wellington Dias (Desenvolvimento) afirmou em entrevista a DW news que ajuste do programa Bolsa Família está ‘sobre a mesa’. A iniciativa vem sendo avaliada frente à alta dos preços de alimentos” – inflação de pouco mais de 8% do custo da comida no Brasil em 2024 – e uma decisão será tomada até março. Com mais de 20 anos de existência, O Bolsa Família fornece transferências diretas de dinheiro às famílias mais pobres a um custo anual de 166,3 bilhões de reais (US$ 28,7 bilhões), contemplando cerca de 20,5 milhões de famílias com um benefício médio mensal de cerca de 674 reais, segundo dados de janeiro. A Reuters replicou a notícia.

CELULAR FORA DE AULA

A agência AP traz uma reportagem sobre a proibição do uso de celular pelos estudantes brasileiros. As aulas retomaram nesta semana e o projeto de lei, assinado por Lula em janeiro, aplica-se a escolas públicas e privadas e em salas de aula e também nos corredores. Para fins educacionais, está liberado o uso. A interdição visa proteger os alunos da fala de concentração e o isolamento social provocado pelos celulares.

Veja Também:  Anistia aos golpistas? 51% são contra, 37% a favor e 12% não sabem

AVIÃO CAI NA BARRA FUNDA

A agência AFP traz imagem da queda de um avião bimotor em São Paulo, por volta das 7h20 da manhã em uma das avenidas mais movimentadas da Barra Funda, a Marquês de São Vicente. Duas pessoas que estavam no avião morreram, o piloto e um passageiro; e sete foram socorridas. O acidente foi reportado em vários jornais internacionais como o Washington Post , Página 12, NYT entre outros.

DESTINO BRASIL-RÚSSIA

O Ministério de Transportes da Rússia acenou com uma possibilidade de comunicação área direta com o Brasil, informa a russa Tass. Companhias aéreas estrangeiras poderão voar entre Rússia e Brasil, embora ainda seja impossível retomar os voos diretos entre os dois países devido à falta de aeronaves russas.

“NÃO FOI ELEITO PARA GOVERNAR O MUNDO”

A argentina La Política Online e a Agência Nodal trouxeram a fala de Lula ontem sobre as declarações absurdas de Donald Trump sobre tirar toda a população do território de Gaza e controlar a região: “Não foi eleito para governar o mundo”. Lula enfatizou que “os Estados Unidos incentivaram tudo o que Israel fez em Gaza. Qual é o sentido de dizer que eles vão ocupar a região e que também vão morar lá? Onde os palestinos vão morar? Qual será o país deles?”

INQUISIÇÃO NO BRASIL

O professor Alexey Dodsworth, autor de As Confissões da Bahia em Quadrinhos, pesquisou documentos originais e quadrinhos produzidos durante a Inquisição no Brasil, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa. Em entrevista ao Público, ele encontra o que encontrou nesses quadrinhos: “Era quase tudo prática sexual polêmica, homossexualidade ou lesbianismo”.



FOTO DE CAPA: Governo AM/Divulgação: Imigrantes da primeira leva de deportados dos Estados Unidos, em 26 de janeiro, em Manaus