Frente à recusa de Musk, Justiça reage e bloqueia contas da Starlink
POR TATIANA CARLOTTI
O desrespeito e o ataque do bilionário Elon Musk às leis brasileiras teve novo round nesta quinta-feira (29/08). Diante do não pagamento das multas que deve por descumprir as ordens judiciais sobre o bloqueio de perfis de investigados pelo Supremo na rede social X, o bilionário teve o bloqueio de contas bancárias da sua empresa Starlink, que oferece conexão de internet via satélite, autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ontem, Moraes havia determinado o prazo de 24 horas para Musk informar o nome e a situação do novo representante legal da empresa X no país, sob pena de “suspensão imediata” da rede social. A Corte usou a própria plataforma para enviar a intimação: “STF_oficial intima Elon Musk e a X a indicarem representante legal em até 24 horas, sob pena de suspensão de atividades no Brasil”, diz a mensagem.
Em suas redes, Musk chamou Moraes de “tirano” e “ditador do Brasil” e o presidente Lula de “lapdog” (cachorrinho de estimação) do ministro. Em 17 de agosto, o bilionário decidiu fechar os escritórios da empresa no país, após se recusar a bloquear os perfis do X que atacaram instituições locais e desacreditaram o nosso processo eleitoral. Contra ele, corre uma investigação sobre as contas reativadas na plataforma, apesar das determinações da justiça brasileira. Musk também é alvo das investigações sobre as milícias digitais.
A disputa entre o bilionário e a justiça brasileira foi tema das principais notícias sobre o Brasil na imprensa internacional desta quinta-feira, com destaque nos franceses L´Humanité o Le Monde, no estadunidense The New York Times, no britânico Independent, no português Público, entre outros.
Somos muito mais
O Brasil não tem 203 milhões de habitantes como informou o governo Bolsonaro em 2022, mas 212.583.750 conforme corrigiu, nesta quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que vem atualizando os dados do último Censo. Segundo as informações, São Paulo é o estado mais populoso do país, com 45,9 milhões de habitantes, seguido por Minas Gerais (21,3 milhões) e Rio de Janeiro (17,2 milhões). Já os estados menos populosos são Roraima (716 mil habitantes), Amapá (802 mil) e Acre (880 mil).
Na semana passada, com base na queda da taxa de natalidade, o IBGE apontou a tendência de diminuição da população a partir de 2041, quando seremos 220 milhões de habitantes. A queda, segundo a previsão, permanece até atingirmos uma população de 199.228.708 habitantes em 2070, informa o sul-africano O Guardião, com dados da Agência Lusa.
Mulheres no Exército?
Sim. O ministro da Defesa, José Mucio, anunciou que permitirá o alistamento de mulheres nas Forças Armadas já a partir de 2025. Inicialmente, serão oferecidas 1.500 vagas às mulheres que completarem 18 anos. A medida, destacou o presidente Lula durante as comemorações dos 25 anos do Ministério da Defesa, reforça a máxima de “que lugar de mulher é onde ela quiser”. Atualmente, 37 mil mulheres atuam nas Forças Armadas, principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística, após ingressarem em cursos de formação de oficiais e suboficiais, informa a latino-americana Nodal.
Haiti
A cubana Prensa Latina informa nesta quinta-feira que a Polícia Nacional do Haiti receberá reforço e treinamento em centros especializados do Brasil para preparar os agentes daquele país na luta contra as gangues que, atualmente, disseminam a violência. O acordo foi confirmado por Dominique Dupuy, ministra das Relações Exteriores do Haiti, durante sua participação na Conferência sobre a Diáspora Africana nas Américas, que acontece entre hoje e sábado em Salvador.
Justiça!
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados do Brasil aprovou ontem, por 15 votos a favor, um voto contra e uma abstenção, o impeachment do deputado federal Chiquinho Brazão, acusado de ser um dos autores intelectuais do assassinato da vereadora Marielle Franco, e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018. Brazão, que está preso, participou por videoconferência antes da leitura da decisão que agora deve passar pelo plenário da Câmara dos Deputados, informa o Nodal.
Crianças no Complexo da Maré
A situação dramática dos moradores de comunidades no Rio de Janeiro ganhou destaque no britânico The Guardian, que traz extensa reportagem de Tiago Rogero sobre o 11º dia consecutivo de operações policiais, que estão demolindo prédios supostamente construídos por traficantes de drogas na Maré, um complexo de 15 favelas que abrigam 125.000 pessoas, no Rio de Janeiro. “Desta vez não houve tiroteios – que são comuns durante tais ações e muitas vezes resultam na morte de moradores inocentes – mas um resultado menos visível surgiu: escolas tiveram que ficar fechadas por mais de uma semana”, diz o texto.
Cerca de 20.000 alunos que frequentam as 49 escolas da região foram prejudicados. Nas palavras de Eblin Farage, professor de serviço social na Universidade Federal Fluminense ouvido por Rogero, “é inconcebível imaginar 30 dias de operações policiais no Leblon, Ipanema e Copacabana. Então por que isso é possível na Maré? As pessoas aqui não contam como parte da cidade?”
Foto de Alexandre Moraes: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ABr
Repórter do Fórum 21, com passagem por Carta Maior (2014-2021) e Blog Zé Dirceu (2006-2013). Tem doutorado em Semiótica (USP) e mestrado em Crítica Literária (PUC-SP).