Lula dá posse à assistente social Márcia Lopes no Ministério das Mulheres

O presidente Lula exonerou Cida Gonçalves, que estava há dois anos e quatro meses no Ministério das Mulheres, e escolheu como substituta a assistente social Márcia Lopes. Lula nomeou Márcia Lopes e deu posse a ela nesta manhã. O presidente publicou uma mensagem em uma rede social sobre a nomeação.
“Eu e a ministra Gleisi Hoffmann recebemos hoje [segunda] pela manhã, dia 5 de maio, no Palácio do Planalto, a assistente social, professora e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, a quem nomeei e dei posse no cargo de Ministra das Mulheres, em substituição à companheira Cida Gonçalves, que também participou do encontro”, escreveu.
Paranaense, Márcia Lopes é irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e quadro histórico do PT. A nova ministra é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, onde trabalhou como professora, e tem mestrado em Serviço Social pela PUC/SP. Filiada ao PT, Márcia foi secretária de Assistência Social de Londrina e vereadora na cidade paranaense antes de atuar, de 2004 a 2008, no MDS, onde ocupou cargos de secretária-executiva e de secretária nacional de Assistência Social. Márcia voltou ao MDS em 2010 como ministra. Ela dirigiu a pasta entre abril e dezembro, deixando o governo ao final do segundo mandato de Lula. Em 2012, Márcia disputou sem sucesso a prefeitura de Londrina pelo PT.
No total, já foram 12 trocas em ministérios desde a posse no atual mandato. (Prensa Latina com G1)
TRUMP ENVIA REPRESENTANTE AO BRASIL
Lula e Donald Trump terão seu primeiro contato em meio à guerra comercial. Será por meio do coordenador de sanções da Casa Branca, David Gamble, que chegará ao Brasil nesta segunda-feira. Fontes brasileiras confirmaram que Gamble tem reuniões planejadas com parlamentares de direita, além de encontros no Ministério das Relações Exteriores e no Ministério da Justiça.
A embaixada dos EUA disse em um comunicado que “o Departamento de Estado dos EUA enviará uma delegação a Brasília, chefiada por David Gamble, chefe interino da Coordenação de Sanções”.
“Ele participará de uma série de reuniões bilaterais sobre organizações criminosas transnacionais e discutirá os programas de sanções dos EUA destinados a combater o terrorismo e o tráfico de drogas”, disse a embaixada. (La Politica Online)
HADDAD ENCONTRA SECRETÁRIO DO TESOURO DOS EUA
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Brasil e os Estados Unidos estão negociando os termos de um entendimento sobre tarifas. Haddad relatou no domingo que conversou com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, “em nome da região”, já que, segundo ele, não faz sentido impor tarifas à América do Sul devido aos déficits comerciais que os países têm com os Estados Unidos.
“O mais importante neste momento é dizer que estamos em uma mesa negociando os termos de um entendimento”, disse Haddad a jornalistas em Los Angeles, para onde viajou para discutir investimentos em data centers.
“Acredito que a atitude do Secretário foi muito proveitosa e demonstrou uma abertura muito importante para o diálogo”, acrescentou.
Bessent tem se reunido com líderes de vários países desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou tarifas abrangentes em 2 de abril. O Brasil está sujeito à tarifa de 10% sobre a maioria das importações dos EUA.
O encontro ocorreu na Califórnia, onde Haddad viajou para participar de um evento. Trata-se da primeira reunião presencial entre autoridades do alto escalão dos dois países desde que Trump tomou posse, em 20 de janeiro. (Reuters)
PORTUGAL EXPULSA IMIGRANTES
Portugal pede “tranquilidade” a diplomatas do Brasil sobre expulsão de brasileiros. Diplomatas do Brasil que contactaram autoridades do governo de Portugal e da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) para obter mais informações sobre a possível expulsão de brasileiros do país receberam a recomendação para se tranquilizarem. “Foi nos dito para que ficássemos tranquilos e que mantivéssemos cautela nas nossas declarações”, disse ao Público, na condição de anonimato, um dos diplomatas.
Segundo outro representante do Brasil em Portugal, desde o último sábado (03/05), quando o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão Amaro, informou que ao menos 18 mil imigrantes serão notificados nas próximas semanas para deixar o território português, houve uma movimentação da diplomacia junto às autoridades portuguesas para saber se havia brasileiros nesse grupo e quantos. (Publico)
O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, pedirá uma reunião com o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão Amaro, para obter mais informações sobre o processo de expulsão de cerca de 18 mil imigrantes do país.
CUBA E MARICÁ
Uma reunião entre executivos da BioCubafarma e uma delegação do município de Maricá, no Brasil, fortalece a cooperação entre ambas as partes no setor biotecnológico e farmacêutico.
No intercâmbio, realizado em Havana, foram discutidos aspectos estratégicos da colaboração bilateral em andamento, informou a BioCubafarma em X BioCubafarma. De acordo com a informação, enfatizaram a transferência de tecnologias, a exportação de produtos biofarmacêuticos cubanos e as possibilidades de projetos conjuntos de pesquisa.
Da mesma forma, a Prefeitura e o Instituto de Inovação Tecnológica de Maricá assinaram acordos com o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) e o Instituto Finlay de Vacinas.
No X, o CIGB descreveu esse acordo como histórico, com o qual medicamentos inovadores como o Heberprot P e vacinas serão produzidos no gigante asiático.
Isso será feito, acrescenta a informação, por meio de uma “joint venture que combina tecnologia cubana e capacidade industrial brasileira, o que reforça a cooperação Sul-Sul em saúde pública”. (Cubanews)
BOLSONARO / ALTA
O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta médica e deixou o hospital em Brasília, onde foi submetido a uma cirurgia abdominal há três semanas, no domingo, mas agora terá que evitar multidões, complicando seus planos de participar de manifestações a favor da anistia para seus apoiadores presos por invadir prédios do governo em janeiro de 2023. O líder da extrema direita do Brasil, de 70 anos, politicamente desqualificado e aguardando julgamento por um suposto plano de golpe, foi submetido a uma cirurgia em 13 de abril para corrigir um bloqueio intestinal, uma complicação decorrente de uma facada que ele sofreu durante um comício da campanha eleitoral de 2018. (La Nación)
LADY GAGA /ATENTADO
A polícia do Brasil informou no domingo que frustrou um plano para detonar explosivos em um show de Lady Gaga no Rio de Janeiro, um evento que, segundo algumas estimativas, atraiu mais de dois milhões de pessoas.
A polícia civil do Rio de Janeiro fez o anúncio um dia após o show gratuito de Lady Gaga na praia de Copacabana. O show prosseguiu sem interrupções, e um representante da estrela pop disse mais tarde à The Associated Press que havia tomado conhecimento da ameaça por meio de reportagens da mídia.
A polícia disse que o grupo por trás do plano frustrado estava recrutando possíveis participantes, inclusive adolescentes, para realizar ataques com explosivos improvisados e coquetéis molotov. Segundo a polícia, os alvos do grupo incluíam crianças, adolescentes e membros da comunidade L.G.B.T.Q.
O líder do grupo foi preso no estado do Rio Grande do Sul por posse ilegal de arma de fogo, e um adolescente foi preso por armazenar pornografia infantil, informou a polícia no anúncio. Não ficou imediatamente claro se alguma das pessoas havia sido acusada. (NYT / Guardian / Le Monde)
Na imagem, Cida Gonçalves, que deixa a pasta das Mulheres, e a nova ministra, Márcia Lopes, ao lado presidente Lula durante a posse no Planalto / Ricardo Stuckert / PR

Jornalista, ex-Folha, Reuters e Valor Econômico. Participei da cobertura de posses presidenciais, votações no Congresso, reuniões ministeriais, além da cobertura de greves de trabalhadores e de pacotes econômicos. A maior parte do trabalho foi no noticiário em tempo real. No Fórum 21, produzo o Focus 21, escrevo e edito os textos dos analistas.