Lula fará nova cirurgia para interromper hemorragia cerebral
A saúde do presidente Lula continua atraindo a atenção da mídia internacional. Como o boletim médico que anunciou a nova cirurgia que o presidente fará foi divulgado às 16h30 desta quarta-feira, muitos sites noticiosos não chegaram a publicar esta informação até às 18h30. Vários ainda permaneciam com reportagens anteriores, que davam conta da melhora do presidente, conforme boletim anterior, das 12h. Outros veículos de informação foram ágeis e publicaram o novo boletim médico sobre a cirurgia que será realizada na quinta-feira. (12/12)
O presidente Lula será submetido a um novo procedimento na quinta-feira (12/12) para interromper o fluxo de sangramento em seu cérebro. A nova intervenção, uma “embolização da artéria meníngea média”, será necessária para evitar o acúmulo de sangue no cérebro. Em nota, a equipe médica que acompanha o presidente informou que Lula estava “bem” durante o dia.
Lula, de 79 anos, foi submetido a uma cirurgia na madrugada de terça-feira devido a uma “hemorragia intracraniana” no hospital Sírio-Libanês em São Paulo, “passou bem a noite e está bem disposto”. Seu estado “progrediu bem”, antes de anunciar, algumas horas depois, uma operação “complementar” em seu crânio na quinta-feira. “Como parte do programa terapêutico, ele será submetido a uma nova operação, com um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média) amanhã de manhã”, explicou um novo boletim médico do hospital Sírio-Libanês em São Paulo. (Clarín / Libération / Reuters)
Íntegra do boletim médico do Hospital Sírio Libanês desta quarta-feira (11/12):
“Boletim Médico – Luiz Inácio Lula da Silva (11/12/2024 – 16h30)
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares. Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã (quinta-feira), pela manhã. Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas. O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.
Dr. Luiz Francisco Cardoso
Diretor de Governança Clínica
Dr. Álvaro Sarkis
Diretor Clínico“
Seguem reportagens anteriores à notícia da nova cirurgia:
O presidente Lula permanece em tratamento intensivo em um hospital de São Paulo, mas está melhorando, segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira. O líder de 79 anos de idade foi submetido a uma cirurgia não planejada para um sangramento cerebral na madrugada de terça-feira, depois de sofrer complicações resultantes de uma queda em casa em outubro. Essa queda precisou de pontos e Lula, na época, disse que era “séria”. Após a operação, os médicos d’isseram aos jornalistas que Lula permaneceria em tratamento intensivo por 48 horas. Lula “evoluiu bem no pós-operatório imediato, sem complicações”, disseram os médicos do hospital Sírio-Libanes nesta quarta-feira. “Ele está lúcido, orientado, conversando e passou bem a noite”, disseram, acrescentando que Lula permaneceu conectado a um dreno cirúrgico enquanto aguarda novos exames de rotina. No dia anterior, os médicos haviam dito que não haveria sequelas da cirurgia e que Lula deveria retornar à capital, Brasília, no início da próxima semana. Até lá, segundo eles, ele não poderia trabalhar. (Associated Press / Independent / Guardian / France Press / BBC /Ambito)
BOLOSNARO NA CADEIA
Protestos no Brasil pela prisão de Bolsonaro (Agência EFE, vídeo)
PF X GARIMPO ILEGAL
A Polícia Federal desmantelou um esquema de mineração ilegal que extraía ouro de terras indígenas no valor de 4 bilhões de reais (US$ 166 milhões). As investigações revelaram que o esquema ilegal recrutava estrangeiros – a maioria venezuelanos – para transportar o ouro ilegal em bagagens despachadas em voos comerciais para as vizinhas Venezuela e Guiana, segundo disse o chefe de polícia Pedro Henrique Melo. A Polícia Federal foi autorizada a cumprir nove mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão em seis estados brasileiros, incluindo a apreensão de mais de 615 milhões de reais em bens e dinheiro. Em novembro, uma grande operação envolvendo 20 órgãos foi lançada para retirar garimpeiros da Terra Indígena Munduruku. A acompanhou as ações no início da operação e descobriu que o envolvimento de indígenas na mineração ilegal dificultava a repressão à mineração na Amazônia. (Reuters)
PCC / AMAZÔNIA
As gangues criminosas estão operando em mais de um terço dos municípios da floresta amazônica brasileira, o que está provocando um aumento na violência, de acordo com um relatório publicado na quarta-feira por uma organização sem fins lucrativos. Em 2024, as gangues estavam presentes em 260 dos 772 municípios da região, em comparação com 178 no ano passado, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O enraizamento de organizações “mafiosas” – particularmente o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) – “agrava muito a situação na Amazônia Legal, que agora é vista como um território muito estratégico para o tráfico transnacional, com a circulação de diferentes bens ilícitos”, disse o relatório. A Amazônia Legal é uma área em nove estados do Brasil que abriga a maior bacia hidrográfica do mundo. (Independent)
MÁFIA ITALIANA
A Polícia Federal brasileira realizou hoje duas operações contra grupos criminosos do sul e do sudeste do país suspeitos de atuarem em parceria com máfias italianas para enviar drogas para a Europa e de outros crimes como branqueamento de capitais. Segundo um comunicado da Polícia Federal, no Brasil foram detidas nove pessoas suspeitas de integrarem uma rede internacional de narcotráfico e branqueamento de dinheiro. As autoridades italianas confirmaram, por sua vez, pelo menos cinco prisões por ordem do Ministério Público Antimáfia, no norte da Itália, de acordo com a Efe. (Guardião)
Na imagem, apoiador do presidente Lula vestido de Papai Noel sinaliza a letra “L” com foto que diz ‘Saúde Presidente!’, durante evento em Brasília na terça-feira, 10;12 / AP Photo/Eraldo Peres
Jornalista, ex-Folha, Reuters e Valor Econômico. Participei da cobertura de posses presidenciais, votações no Congresso, reuniões ministeriais, além da cobertura de greves de trabalhadores e de pacotes econômicos. A maior parte do trabalho foi no noticiário em tempo real. No Fórum 21, produzo o Focus 21, escrevo e edito os textos dos analistas.