Lula visita Cristina Kirchner na 5.a feira com autorização judicial

A Justiça da Argentina autorizou a visita do presidente Lula a Cristina de Kirchner, que está sendo mantida em prisão domiciliar no bairro de Constitución, em Buenos Aires. O encontro, confirmado pela Embaixada do Brasil, ocorrerá nesta quinta-feira, depois da participação do presidente brasileiro à cúpula do Mercosul em Buenos Aires. O pedido para a visita foi feito pelo advogado de Cristina, Carlos Alberto Beraldi. Lula deve chegar a Buenos Aires nesta quarta-feira. Na decisão, o juiz disse que a líder peronista deve “abster-se de comportamentos” que possam perturbar a vizinhança.
O encontro entre Lula e Cristina gera tensão no Mercosul porque significa um desafio direto ao presidente argentino Javier Milei, que deve entregar a presidência temporária do bloco a Lula. “Teríamos preferido que a reunião não tivesse ocorrido”, disse uma fonte diplomática brasileira à LPO, que acredita que essa tensão não é saudável para os laços bilaterais.
Foi o deputado Paulo Pimenta (PT) quem anunciou há alguns dias que o líder brasileiro visitaria Cristina em uma forte demonstração de apoio à líder do peronismo após a confirmação da condenação.
O tema dominou as notícias sobre o Brasil na imprensa argentina, em dia de pouca repercussão de outros assuntos na mídia internacional.
(Ámbito / El Diário Ar / El Diario ES/ La Política Online / La Nación)
VIOLÊNCIA ELEITORAL
“Tecnologias de guerra e exploração midiática da violência viram trampolim político no Brasil. Em um país que convive com a perseguição a jornalistas e violações de direitos na mídia, a violência é usada como estratégia eleitoral”, segundo reportagem do Le Monde Diplomatique. Diz o texto que a visita da comitiva brasileira a Israel vai muito além de um passeio promovido pelo lobby da indústria armamentista e revela algumas camadas da política de segurança pública nos municípios e estados brasileiros. Para se ter uma ideia, desde o final de 2023 até o primeiro semestre de 2025, estima-se que mais de 50 mil palestinos foram mortos durante ataques israelenses. Já no Brasil, de acordo com o Ministério da Justiça, 38 mil pessoas foram assassinadas em 2024, enquanto mais de 45 mil foram mortas em 2023. Se, no lado israelense, a guerra traz oportunidades de negócios e lucros milionários para a indústria armamentista, no Brasil a violência vira palco, audiência e voto para políticos, agentes de segurança pública, emissoras e comunicadores.
PL DA DEVASTAÇÃO
O site Izquierda Web traz reportagem extensa sobre as medidas em discussão no Congresso que estabelece um novo marco para o licenciamento ambiental no Brasil, com o título “PL da Devastação: um retrocesso histórico contra o meio ambiente e a sociedade brasileira”. O PL da Devastação é um ecocídio em potencial. O governo Lula 3 está promovendo a flexibilização das licenças ambientais, abrindo caminho para que o agronegócio continue destruindo a Amazônia. Diz o texto que o Brasil está prestes a dar um passo catastrófico em direção ao desmantelamento de sua legislação ambiental. O Projeto de Lei (PL) 2159/2021, conhecido como “PL da Devastação”, foi aprovado no Senado por ampla maioria (54 votos a favor e 13 contra) e agora está nas mãos do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Dependendo de sua decisão, o país poderá mergulhar em um dos maiores retrocessos socioambientais dos últimos 40 anos, com impactos diretos sobre nossa saúde, nossa biodiversidade e os direitos das populações tradicionais.
GILMARPALOOZA
Regulação das redes e pacificação do Brasil dominam debate entre especialistas em Portugal. Na abertura do primeiro dia de mais uma edição do Fórum de Lisboa, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, apresentou uma decisão judicial que acredita que vai no sentido de uma sociedade de convivência mais pacífica da sociedade brasileira. “A declaração de inconstitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet para estabelecer o dever de remoção e de responsabilização das big techs das postagens criminosas e ofensivas de seus usuários parece fundamental, não apenas para coibir a prática de crimes e preservar a honra das pessoas, mas para restabelecer a civilidade e a fecundidade da esfera pública digital”, explicou.
No primeiro dia do evento, que reúne personalidades da área jurídica brasileira e portuguesa, políticos e advogados na capital de Portugal, os principais temas em discussão foram a regulação das redes e a necessidade de o Brasil ultrapassar o atual período de polarização. Na sua 13ª edição, o fórum teve início esta quarta-feira (2/7) e tem três dias de duração. (Público)
ATAQUE HACKER A BANCOS
O Banco Central informou na quarta-feira que o provedor de serviços de tecnologia C&M Software, que atende a instituições financeiras sem infraestrutura de conectividade, relatou um ataque cibernético em seus sistemas. Em um comunicado ordenou à C&M que fechasse o acesso das instituições financeiras à infraestrutura que opera. O diretor comercial da C&M Software, Kamal Zogheib, disse que a empresa foi vítima direta do ataque cibernético, que envolveu o uso fraudulento de credenciais de clientes em uma tentativa de acessar seus sistemas e serviços.
A instituição financeira brasileira BMP disse à Reuters que ela e outras cinco instituições tiveram acesso não autorizado às suas contas de reserva durante o ataque, que ocorreu na segunda-feira. (Reuters)
MERCOSUL – UE
O Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) concluíram na quarta-feira as negociações sobre um acordo de livre comércio que abrirá acesso para 97% das exportações, anunciaram os ministros durante uma cúpula do Mercosul em Buenos Aires.
O acordo, que ainda requer aprovação parlamentar e uma revisão legal dos membros de ambos os blocos, criará uma área de livre comércio com quase 300 milhões de pessoas e um PIB combinado de mais de US$ 4,3 trilhões, de acordo com uma declaração conjunta publicada pelos blocos comerciais.
Ambas as partes se beneficiarão de um melhor acesso ao mercado para mais de 97% de suas exportações, o que aumentará o comércio bilateral e beneficiará as empresas e os cidadãos”, disse o comunicado.
As negociações entre o grupo EFTA de quatro nações não pertencentes à UE – Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein – e o Mercosul, que inclui Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, começaram em 2017. (Reuters)
PORTUGAL / VISTO
O ministro da Justiça disse nesta quarta-feira que eventuais medidas de restrições de vistos para cidadãos brasileiros por parte de Portugal serão adotadas também pelo Brasil para cidadãos portugueses. A questão do visto regula-se pelo princípio de reciprocidade”, disse, em entrevista conjunta à Lusa e à Efe, Ricardo Lewandowski. (Correio da Manhã)
Na imagem, Lula participa da caminhada Caminhada do Dois de Julho em Salvador nesta quarta-feira antes de seguir para Buenos Aires / Ricardo Stuckert / PR

Jornalista, ex-Folha, Reuters e Valor Econômico. Participei da cobertura de posses presidenciais, votações no Congresso, reuniões ministeriais, além da cobertura de greves de trabalhadores e de pacotes econômicos. A maior parte do trabalho foi no noticiário em tempo real. No Fórum 21, produzo o Focus 21, escrevo e edito os textos dos analistas.