Nova escala de trabalho avança após reunião de Lula e presidente da Câmara

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, reuniu-se neste domingo com legisladores do “centrão”, de centro-direita, para tentar chegar a um consenso sobre uma emenda constitucional que alteraria as regras trabalhistas atualmente em vigor. O fim do sistema atual, conhecido como “6×1” (seis dias de trabalho e um de descanso), é uma das principais bandeiras de campanha do presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva. Marinho disse estar otimista quanto à aprovação do projeto. Por sua vez, o relator do projeto, o deputado Leo Prates, do Partido Republicanos, de centro, afirmou no domingo que “hoje demonstramos que estamos trabalhando em um regime de sete dias de trabalho e zero de descanso para acabar com o regime ‘6×1’”. Lula recebeu nesta segunda-feira no Palácio do Planalto o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para acertar alguns aspectos ainda não consensuais do projeto que põe fim ao “6×1”. A iniciativa é questionada por entidades empresariais, que alegam uma perda de produtividade do Brasil no mercado global. (Ansa)
TRANSIÇÃO EM 1 ANO
De acordo com parte da mídia nacional, se aprovado, o fim da escala 6×1 deve ser feito em duas etapas, segundo disse nesta segunda-feira o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) após reunião com o presidente Lula. Primeiro, 60 dias após a promulgação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que trata do assunto, a jornada semanal máxima passará de 44 horas para 42 horas. As duas horas restantes serão reduzidas 12 meses depois, levando a jornada semanal para 40 horas. O direito dos trabalhadores terem dois dias semanais de descanso também passaria a valer dois meses depois da promulgação da PEC. Depois da votação na Câmara, prevista para esta semana, a proposta ainda passa pelo Senado, onde precisa ser aprovada por 49 votos. O parecer do relator deve ser divulgado na comissão especial da Câmara ainda hoje. (Agência Brasil)
LULA RADIOTERAPIA
O presidente Lula iniciou um tratamento preventivo com radiação após ter sido diagnosticado com câncer de pele em estágio inicial, informaram nesta segunda-feira os médicos que tratam o líder de esquerda de 80 anos e seu gabinete. Lula passou por uma cirurgia para remoção de uma lesão basocelular no dia 24 de abril. “Foi decidido prosseguir com o tratamento complementar por meio de radioterapia preventiva superficial no couro cabeludo”, afirmaram os médicos do Hospital Sirio-Libanês em uma nota médica, acrescentando que Lula manterá suas atividades diárias sem restrições. Um porta-voz da Presidência informou que a “pequena” lesão foi diagnosticada como câncer em estágio inicial e que Lula passaria por 15 sessões de radioterapia para evitar o surgimento de novas lesões. (Reuters / France24 / La Nación /Ansa )
Eis o boletim médico: “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília. Após a retirada de lesão basocelular em 24 de abril de 2026, optou-se por tratamento complementar com radioterapia superficial preventiva no couro cabeludo, que teve início nesta 2ª feira (25.mai). O presidente seguirá suas atividades diárias sem restrições, mantendo acompanhamento pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.” Dr. Rafael Gadia “Diretor de Governança Clínica “Dr. Volney Vilela “Diretor Clínico”.
FINANCIAL TIMES: Cinebiografia de Bolsonaro virou ‘comédia de erros’ que ameaça candidatura de Flávio.
O jornal britânico Financial Times publicou hoje afirmando que Dark Horse — filme para o qual o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu dinheiro ao banqueiro Daniel Vorcaro, do Master, segundo revelações do site Intercept Brasil este mês — é uma ameaça à pré-candidatura do senador. (resumo do g1)
LEILÃO DE ECOINVEST
O Brasil espera arrecadar 50 bilhões de reais (US$ 9,92 bilhões) no que será o leilão mais ambicioso até o momento no âmbito do programa EcoInvest, voltado para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis avançadas em setores estratégicos, disse Rogério Ceron, secretário executivo do Ministério da Fazenda, à Reuters. O quinto leilão, anunciado na segunda-feira e o último do atual governo, continuará a utilizar recursos públicos do Fundo Climático para alavancar o investimento privado. O Brasil está preparando uma série de apresentações nos EUA, na Europa e na China para buscar capital estrangeiro, disse Ceron. (Reuters)
RÚSSIA E BRASIL: FORNECIMENTO DE GÁS E USINAS NUCLEARES
A Rússia e o Brasil estão discutindo o fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) a longo prazo para o Brasil, informou o ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maxim Reshetnikov, a repórteres. “As negociações entre as empresas já estão em andamento”, disse o ministro. “É muito importante que esses volumes (de fornecimento de GNL – TASS) sejam contratados. Eles serão contratados de qualquer maneira, mas os fornecimentos spot são uma coisa e os fornecimentos de longo prazo, que geram confiança não apenas para os produtores, mas também para os consumidores, são outra coisa, levando em conta os desenvolvimentos que ocorrem de tempos em tempos e a extensão da volatilidade dos preços no mercado spot”, observou ele. As negociações entram na fase substantiva, disse Reshetnikov. “Certamente, ainda temos que envidar muitos esforços para transformar todo esse caso em um contrato”, acrescentou. (Tass)
Moscou vê perspectivas para a construção de novas unidades nucleares no Brasil, afirmou o ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maxim Reshetnikov. “No setor de energia nuclear, a Rosatom atende plenamente às necessidades das usinas nucleares brasileiras e fornece os radioisótopos necessários para a pesquisa científica e a área da saúde. Vemos perspectivas na área da construção de unidades de energia adicionais de projeto russo, tanto de grande quanto de pequena capacidade”, afirmou ele na reunião da Comissão Intergovernamental Russo-Brasileira de Cooperação Comercial, Econômica, Científica e Técnica. A Rússia também está comprometida com uma maior cooperação no setor de TI, observou o ministro, acrescentando que isso inclui principalmente projetos para digitalizar o ambiente urbano e a administração pública, bem como a implementação de soluções de telecomunicações e segurança cibernética. (Tass)
PETRÓLEO DO BRASIL PARA O MUNDO
A China e a Índia estão recorrendo cada vez mais ao Brasil para compensar a perda de fornecimentos de petróleo, à medida que as repercussões da guerra dos EUA e de Israel contra o Irã continuam a perturbar o comércio de energia pelo Estreito de Ormuz. Com o petróleo cada vez mais difícil de obter e o fornecimento russo amplamente restringido pelas sanções, os compradores asiáticos estão correndo atrás de petróleo bruto de fornecedores considerados mais seguros e confiáveis. O Brasil, que já é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, tem se destacado como um dos principais beneficiários. (Al Jazeera)
Na imagem, manifestantes na região central do Rio defendem fim da escala de seis dias de trabalho e apenas 1 de descanso / Fernando Frazão/Agência Brasil

Jornalista, ex-Folha, Reuters e Valor Econômico.
