‘Os votos absurdos de Nunes Marques e Mendonça para absolver os golpistas’

‘Os votos absurdos de Nunes Marques e Mendonça para absolver os golpistas’

O site do Centro Latino-Americano de Análise Estratégica traz artigo de Jeferson Miola sobre “os absurdos votos de Nunes Marques e Mendonça para absolver os golpistas”. Em seus votos, os dois ministros do STF indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro argumentaram, em síntese, que: [1] o STF não é a instância legítima para o julgamento, [2] não há provas para a condenação, [3] não há provas de que os réus participaram da organização criminosa, e que [3] não houve tentativa de golpe de Estado.

Essa posição dos dois ministros pró-Bolsonaro é muito marcante, uma vez que o ministro relator, Alexandre de Moraes, propôs uma sentença leve para os réus, pelos delitos de incitação ao crime e associação para cometer um crime. Os votos de Nunes Marques e André Mendonça são completamente absurdos e marcam uma distância abismal em relação aos demais membros do STF.

Com seus votos, eles assumiram o papel da facção pró-Bolsonaro na Suprema Corte do país e, assim, se colocaram em uma posição de antagonismo aberto à Constituição, que eles são obrigados a proteger e defender.

Miola é membro do Instituto de Debates, Estudos e Alternativas de Porto Alegre (Idea), foi coordenador executivo do 5º Fórum Social Mundial.

BRASILEIROS EM PORTUGAL

Os brasileiros têm feito a diferença em Portugal, acredita o embaixador do Brasil no país europeu, Raimundo Carreiro. “Os brasileiros têm dado excelente contribuição para Portugal. Por onde quer que eu ande, e viajo muito pelo interior, há sempre alguém ressaltando a importância da presença dos brasileiros. Os presidentes das Câmaras Municipais afirmam que 10% dos alunos da rede pública são brasileiros. Se vou para alguma empresa, lá ressaltam que 10% dos trabalhadores são brasileiros. Em universidades, como a da Beira Interior (Covilhã), milhares de estudantes são brasileiros” diz. “Da mesma forma, vemos os portugueses que vivem no Brasil contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país”, acrescenta.

Carreiro participou, nesta segunda-feira (14/03), da cerimônia religiosa que celebrou os 525 anos da realização da primeira missa no Brasil, em Santa Cruz Cabrália, Sul da Bahia — a cruz utilizada naquela ocasião esteve presente no ato litúrgico comandado por Dom Manuel Sousa Valério, patriarca de Lisboa, na sede da embaixada. “Aproveitamos o primeiro dia da Semana Santa para comemorarmos os 525 anos da primeira missa no Brasil e os 200 anos da assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança entre Brasil e Portugal e para abençoar a embaixada, que foi reinaugurada em janeiro (depois de passar por um processo de revitalização)”, frisa. (Público)

CRESCIMENTO ECONÔMICO /PESQUISA

O crescimento econômico do Brasil deve desacelerar no segundo semestre de 2025, prejudicado pelas altas taxas de juros e pelas preocupações com o abalo do comércio global liderado pelos EUA, segundo pesquisa da Reuters.

A desaceleração ocorreria após um bom primeiro semestre devido a um ressurgimento do setor agrícola e poderia levar o governo a reforçar os gastos públicos para apoiar a atividade econômica, disseram os economistas.

A economia número 1 da América Latina deverá crescer 2,0% em 2025, em comparação com a expansão de 3,4% do ano passado, de acordo com a estimativa mediana de 48 economistas consultados entre 7 e 11 de abril. Em 2026, a economia deverá crescer 1,6%.

“Espera-se que o desempenho da economia brasileira seja fortemente influenciado pela agricultura”, disse Rafael Prado, economista da consultoria GO. “Depois de sofrer uma contração no ano passado, a safra recorde esperada para este ano deve impulsionar o setor.”

A previsão consensual na pesquisa trimestral era de que a economia crescesse cerca de 2,5% no primeiro semestre de 2025, antes de desacelerar para cerca de 1,5% no período de julho a dezembro.

BOLSONARO / RECUPERAÇÃO

Os médicos do Hospital Estrela do DF disseram em uma coletiva de imprensa em Brasília que não esperam dar alta a Bolsonaro nesta semana. Cláudio Birolini, chefe da equipe médica, disse que o ex-presidente tem sentido desconforto no abdômen desde o Natal.

“Isso é um sinal de que algo não está indo bem”, disse Birolini. “O início disso é a facada. Depois disso, todas as cirurgias de reconstrução têm um papel na situação atual.”

Bolsonaro iniciou uma delicada recuperação na UTI na segunda-feira, após uma complicada cirurgia de 12 horas para tratar problemas intestinais recorrentes desde que foi esfaqueado durante a campanha em 2018.

Eestava acordado e “muito bem” na unidade de terapia intensiva, onde permanecerá durante uma lenta recuperação, disseram os médicos do Hospital Estrela do DF a jornalistas. Foi sua sexta cirurgia desde a facada. (Reuters / Independent /Correio da Manhã)

POLÍTICA

O site Kaos em La Red traz artigo sobre o governo Lula, o Congresso. Cita a esquerda, Trump, em uma análise geral do momento da administração do PT.

BYD

A gigante chinesa do setor automobilístico BYD comprou as antigas instalações da Ford no Brasil e prometeu administrar a maior fábrica da empresa fora da China na cidade de Camacari, no nordeste do estado da Bahia.

Mas uma incursão em dezembro liderada por autoridades brasileiras resgatou 163 chineses que estariam trabalhando em condições de “escravidão” no local. Um vídeo do Ministério Público do Trabalho mostrou dormitórios com camas sem colchões e instalações improvisadas para cozinhar. A empresa adiou os planos de iniciar sua primeira linha de produção em março e ainda não estabeleceu um novo cronograma, espalhando temores entre os trabalhadores de Camaçari.

“Quando a BYD anunciou que viria para cá, isso despertou muita esperança em nós”, disse Luizmar Santana Pereira, metalúrgico e ex-funcionário da Ford, que tem trabalhado como motorista de táxi. “Estávamos esperando por essa oportunidade de emprego, mas até agora não a vimos.” (Independent)

IR

O governo aumentou o limite de isenção do imposto de renda de pessoas físicas para o equivalente a dois salários mínimos, atualizando um benefício que estava em vigor no ano passado para refletir o aumento do salário mínimo deste ano. A medida foi assinada pelo presidente Lula nesta segunda-feira. Ela entrará em vigor em maio e custará ao governo 3,29 bilhões de reais (US$ 561 milhões) em perda de receita este ano, informou o Ministério da Fazenda em um comunicado. (Reuters)

Na imagem, os ministros do STF Kassio Nunes Marques e André Mendonça / Nelson Jr. e Carlos Moura / STF

Tagged: , , ,