Xi Jinping e Lula intensificam encontros e estreitam laços entre China e Brasil

Xi Jinping e Lula intensificam encontros e estreitam laços entre China e Brasil

POR TATIANA CARLOTTI

“Xi e Lula intensificam encontros e estreitam laços entre China e Brasil, de olho em Trump” é o título de reportagem da Reuters que enumera a intensificação de agendas e negociações entre os dois países. O presidente Lula deve viajar pela terceira vez à China em 13 de maio, para participar de uma reunião entre autoridades chinesas e líderes da América Latina e do Caribe e uma quarta viagem está planejada para julho.

Em novembro passado, o presidente chinês Xi Jiping e Lula firmaram mais de três dúzias de acordos de cooperação em infraestrutura, energia, agronegócio e outros setores estratégicos. Eles se reunirão novamente no Rio de Janeiro, na cúpula dos BRICS, em julho, com a presença de Xi confirmada. Ele também deverá visitar o país para a cúpula do clima das Nações Unidas em novembro, que as autoridades esperam que inclua cerca de 1.000 líderes empresariais chineses.

As relações entre os dois países também esteve na mira da Bloomberg que destacou uma compra de pelo menos 2,4 milhões de toneladas de soja do Brasil pela China, contratadas apenas no início desta semana, quase um terço do volume médio que a China costuma processar por mês. Uma “quantidade incomumente grande de soja brasileira”, reiterou o jornal, segundo os portais nacionais que destacaram a questão no no começo da noite.

Nesta sexta-feira (11/04), Lula manifestou apoio à Dinamarca sobre a anexação da Groenlândia pelos Estados Unidos. A Dinamarca já reafirmou que o território não está aberto à anexação e líderes regionais já denunciaram a “interferência estrangeira”. Em meados de março, Trump afirmou que a anexação pelos Estados Unidos acabará por acontecer para promover a segurança internacional.

MARIELLE PRESENTE!

A defesa dos envolvidos no assassinato da vereadora Marielle Franco tem 30 dias para apresentar suas alegações finais. O prazo foi decidido pelo ministro Alexandre de Moraes (STF), que acolheu o pedido da PGR (Procuradoria Geral da República) para aumentar o prazo de 15 dias. As alegações são parte desta etapa final antes do julgamento e o prazo deve ser cumprido pelo Ministério Público e pela equipe de defesa dos réus.

Os acusados — Domingos Brazão, membro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, seu irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão, e o ex-chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa – estão detidos em prisões federais desde março de 2024. O assassinato está ligado à oposição de Marielle aos interesses dos irmãos Brazão com questões fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio de Janeiro, informa Prensa Latina.

AQUI TAMBÉM TEM VISTO

Está em vigor: estadunidenses, canadenses e australianos que quiserem entrar no Brasil precisarão ter visto. A exigência suspensa em 2019, sob Bolsonaro, volta a valer com Lula. Em 20 de março, um projeto no Senado tentou invalidar o decreto do governo, mas a matéria não chegou a tempo de ser votada na Câmara e a decisão entrou em vigor, informa o angolano O Guardião.

O Japão também constava nessa lista, mas firmou um acordo Brasil em 2023 e cidadãos de ambos os países deixaram de ter que apresentar vistos de entrada em viagens de curta duração.

ESCOLAS SEM LUZ

2.237 escolas ficaram sem acesso à energia elétrica em 2024 no Brasil. A maioria localiza-se na zona rural do norte e nordeste. A lista é liderada pelo Amazonas, com 791 escolas sem luz, seguido do Pará (564), Acre (478) e Roraima (146). O número representa 1,2% das 179.300 escolas que existem no país, porém sua existência expressa a desigualdade digital na educação e a pobreza energética, aponta Prensa Latina.

ACIMA DAS EXPECTATIVAS

O Brasil cresceu acima das expectativas, informa o Banco Central nesta sexta-feira. O índice IBC-Br, um indicador-chave do Produto Interno Bruto (PIB), aumentou 0,4% em relação a janeiro. Ele agrega dados da agricultura, indústria e serviços, juntamente com dados fiscais sobre a produção. O aumento foi impulsionado pelo crescimento de 5,6% na atividade agrícola. No início de abril, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, projetou um crescimento de 2,5% em 2025, abaixo dos 3,4% do ano passado. A previsão dos economistas do BC é de 1,97%, informa a Reuters.

NO HOSPITAL

O ministro Alexandre de Moraes (STF) anunciou o prazo de cinco dias para os advogados de Bolsonaro e mais sete réus apresentarem suas alegações de defesa. Moraes também confirmou que Bolsonaro e os demais acusados deverão prestar depoimento ao final da instrução. A data ainda não definida.

Bolsonaro, por sua vez, apareceu internado em Natal, no Rio Grande do Norte. Ele teve dores abdominais e foi internado em um hospital em Santa Cruz, mas depois foi transferido de helicóptero até outro hospital em Natal, “com mais recursos”, segundo Carlos Bolsonaro, que continua vereador e escrevendo na rede social X.  O ex-presidente está em caravana política pela região atrás de apoio para tornar impunes os condenados pela Justiça, ele incluso, por participação na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, informam vários veículos internacionais como Ambito, Prensa Latina, Clarin, La Nacion.


Foto de arquivo do encontro entre Lula e Xi Jinping no Brasil, em 2024. Autoria: Ricardo Stuckert/PR

Tagged: