Oitenta anos da ONU entre guerras e crises

Oitenta anos da ONU entre guerras e crises

Por Prensa Latina

Nações Unidas  – Em um contexto internacional onde guerras e crises proliferam, a ONU realiza hoje a Reunião de Alto Nível que marcará a comemoração de suas oito décadas de fundação

Com início às 9h, horário local (horário do leste), na sede da organização, a reunião permitirá que autoridades da ONU e chefes de estado e de governo que viajaram para Nova York reflitam sobre as conquistas e o caminho a seguir em direção a um sistema multilateral mais inclusivo e responsivo.

A 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas está sendo realizada sob o tema “Melhores Juntos: 80 Anos e Além pela Paz, Desenvolvimento e Direitos Humanos”, em um momento crucial para renovar o compromisso global com o multilateralismo, a solidariedade e a ação compartilhada para as pessoas e o planeta.

A semana de alto nível deste ano destaca a urgência de cumprir a promessa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e revitalizar a cooperação global, disse a organização.

De acordo com a programação, os debates começam amanhã, dia 23 de setembro, e seguem até a próxima segunda-feira, dia 29 de setembro.

O site da ONU observou que Gaza e o Estado Palestino, Ucrânia, Sudão e outras guerras, juntamente com mudanças climáticas, igualdade das mulheres e inteligência artificial, estão entre os principais tópicos da grande semana da Assembleia Geral, que contará com pelo menos 193 palestrantes.

Outras reuniões planejadas incluem a Cúpula para uma Economia Global Sustentável, Inclusiva e Resiliente (24 de setembro), enquanto outras três serão realizadas no dia 25, incluindo a Cúpula sobre Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Mental e a Comemoração do Dia Internacional para a Eliminação Total de Armas Nucleares.

Esta sessão contará com a presença de uma nova mulher como Presidente da Assembleia Geral. Annalena Baerbock é a quinta mulher a ocupar o cargo nos 80 anos de história da ONU.

Veja Também:  Cólera volta a se alastrar no Haiti e agrava crise humanitária

Uma das controvérsias é a decisão do governo Donald Trump de cancelar os vistos dos membros da delegação palestina, incluindo seu principal representante, o presidente Mahmoud Abbas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada oficialmente em 24 de outubro de 1945.

Tagged: ,