Diálogo AMSUR: Cinturão, Rotas e a Integração Sul-Americana

No Âmbito do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, o Governo brasileiro vem desenvolvendo um projeto voltado à promoção de maior integração entre os países da América do Sul, o programa “Rotas de Integração e Desenvolvimento da América do Sul”, que consiste em cinco rotas intermodais (hidro, ferro e rodoviárias), cortando o continente e criando conexões entre as costas oeste e leste, inclusive conectando portos marítimos no Pacífico e no Atlântico. A implementação dessas rotas, valendo-se de infraestruturas já existentes e propondo novas, vem sendo dialogado com os demais países. Ao mesmo tempo, dada a visita de estado do presidente Xi Jimping ao Brasil, foram assinados trinta e sete acordos, de várias ordens, entre eles o “Plano de Cooperação do Governo da República Federativa do Brasil e do Governo da República Popular da China para o estabelecimento de sinergias entre o Programa de Aceleração do Crescimento, o Plano Nova Indústria Brasil, o Plano de Transformação Ecológica, o Programa Rotas da Integração Sul-americana, e a Iniciativa Cinturão e Rota”.
Para buscarmos melhor compreender essa proposta de sinergia, contamos com as contribuições de:
Pedro Silva Barros, Técnico de planejamento e pesquisa do IPEA, editor da Revista Tempo do Mundo e coordenador do projeto Integração Regional: o Brasil e a América do Sul, foi diretor de assuntos econômicos da UNASUL. Foi professor do departamento de economia da PUC-SP e da Universidad de Los Hemisferios (Quito, Equador)
Samuel Spellmann, professor e Coordenador do Curso de Especialização em China Contemporânea, na PUC Minas, pesquisador do China Working Group – International Initiative for Promoting Political Economy (IIPPE), School of African and Oriental Studies, University of London (IIPPE, SOAS).
Assista ao vídeo:
*Diálogos AMSUR é uma realização do Instituto Sulamericano para a Cooperação e a Gestão Estratégica de Políticas Públicas, em parceria com o Fórum 21 e a Rede Estação Democracia
**O evento teve transmitido ao vivo no dia 02 de dezembro de 2024, às 20h00

Instituto Sulamericano para a Cooperação e a gestão estratégica de políticas públicas. Acompanhe as atividades em amsur.org