Dialogo AMSUR: Desafios da Transformação Digital e do Poder Global

As novas tecnologias digitais vêm provocando profundas transformações no modo de produção, nas comunicações, na educação, na saúde, nas relações pessoais, nas tecnologias militares, na política e na geopolítica, transformando-se, em larga medida, numa das principais ferramentas de avanços e de disputas, influenciando a própria estrutura do Poder Global. Alguns países têm assumido a dianteira nesses avanços tecnológicos, como são os casos dos Estados Unidos e da China, mas não se pode desprezar, em várias áreas, os avanços que estão sendo obtidos por Rússia, Índia, Israel e outros. Se, nas Américas, o Brasil seja superado, em avanços da tecnologia digital, apenas por Estados Unidos e Canadá, fica muito atrás de países da Europa e da Ásia. A velocidade dessas transformações dialoga, em muito, com as disputas de poder que estão ocorrendo no nível global.
Para buscarmos entender melhor essa complexa situação, contamos com as contribuições de:
*Marco Cepik, professor titular do Instituto de Relações Internacionais da UnB, tendo exercido essa função também na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi diretor da Escola de Inteligência (ESINT) da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e, posteriormente, Diretor-adjunto da mesma instituição.
*Marcos Cordeiro Pires, professor na UNESP em Relações Internacionais e no Programa “San Tiago Dantas” – Unesp- PUC-SP- Unicamp. Atualmente pesquisa as relações entre a China, o Brasil e a América Latina e é co-coordenador do Grupo de Pesquisa dos BRICs (CNPq) e membro da diretoria do Instituto Confúcio na Unesp.
Assista:
*Diálogo AMSUR, uma realização do Instituto Sulamericano para a Cooperação e a Gestão Estratégica de Políticas Públicas em parceria com Fórum 21 e Rede Estação Democracia
**Transmitido ao vivo no dia 24/03/2025, às 20h00

Instituto Sulamericano para a Cooperação e a gestão estratégica de políticas públicas. Acompanhe as atividades em amsur.org