Diálogo AMSUR: Queda de Popularidade, semipresidencialismo e o jogo de 2026

Vários sinais vêm apontando para um acirramento antecipado da disputa eleitoral de 2026. As últimas pesquisas Quaest e Datafolha sobre a popularidade do Governo Lula são um deles. A velocidade da deterioração da imagem do governo precisa ser melhor compreendida quanto a seus significados conjunturais e estruturais. Ao mesmo tempo, os campos que se vão compondo, inclusive com o anúncio de novas fusões partidárias, não conseguem sedimentar alternativas à direita para a disputa do Executivo. Com o Parlamento dominado por forças conservadoras e/ou totalmente fisiológicas, que vêm ganhando protagonismo crescente há mais de uma década, saem fortalecidos movimentos de captura do governo, independentemente dos resultados majoritários das futuras eleições presidenciais. Ressurge, explícita ou implicitamente, o debate sobre mudanças no regime presidencialista, baseado na lógica de que o campo progressista tem muta dificuldade em garantir maioria parlamentar. A defesa do “semipresidencialismo” é outro dos sinais das lógicas da disputa política pelo controle do governo. As bases para esse quadro são várias, mas o esvaziamento do Poder Executivo pelo fortalecimento dos mandatos parlamentares, que já era forte pelo poder de influência das oligarquias no jogo eleitoral proporcional, tem sido bastante agravado pelo controle da execução orçamentária através das emendas parlamentares e pela polarização política desta última década.
O desenho que se vem mostrando para a próxima quadra da disputa política nacional ainda está por ser mais bem explicitado e, para o explorarmos, contamos com as contribuições de:
Aldo Fornazieri, cientista político, professor na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde foi seu diretor acadêmico, é colaborador e articulista em vários órgãos de imprensa, entre eles o GGN e a Carta Capital.
Sandra Bitencourt, Doutora em Comunicação. Jornalista e Diretora Executiva do Instituto Novos Paradigmas, e também estará no Colóquio Internacional Herança Universal de Abril.
Assista:
*Diálogo AMSUR, uma realização do Instituto Sulamericano para a Cooperação e a Gestão Estratégica de Políticas Públicas em parceria com Fórum 21 e Rede Estação Democracia
**Exibidoao vivo no dia 17/02/2025, às 20h00

Instituto Sulamericano para a Cooperação e a gestão estratégica de políticas públicas. Acompanhe as atividades em amsur.org