Diálogos AMSUR: O Quadro Geopolítico do Início da Era Trump 2

Diálogos AMSUR: O Quadro Geopolítico do Início da Era Trump 2

As mudanças que começaram a ser implantadas a partir da posse do Presidente Trump, nos EUA, foram um misto de ameaças e de ações concretas. Nem tudo que Trump verbalizou durante a campanha ou mesmo após sua eleição transformou-se em fato. Muito provavelmente, parte importante do que foi e está́ sendo dito por ele servirá apenas para construir narrativas e para configurar as relações internas ao próprio país. Mas os movimentos, além das falas, apontam para mudanças importantes de postura dos EUA no mundo e já vêm tendo reflexos de várias ordens no equilíbrio mundial, apontando tendências e possibilidades. O governo americano já tomou medidas de várias ordens que ecoam sobre territórios e relações internacionais muito distintas. No campo da política comercial, as tarifas sobre importações têm rebatimentos em países da América Latina, no Canadá, na Europa, na China e vários outros países. No campo militar, realizou uma profunda mudança nos comandos militares americanos, bem como já anuncia posturas com incidência na OTAN. Avança sobre o posicionamento americano na guerra “ucraniana”, mas também no Oriente Médio. Aprofunda a a definição da China como seu principal adversário estratégico e promove discussões com a Federação Russa que aparentemente buscam minar sua “parceria estratégica”, tentando isolar a China. Verbaliza a inaceitação de arranjos internacionais novos de governança, como é o caso do BRICS, ao mesmo tempo em que mina os instrumentos tradicionais de governança global, com efeito em políticas e acordos internacionais de várias ordens, como é o caso do clima ou do comércio.

Para um debate sobre esse novo cenário internacional, contamos com as contribuições de:

*Samuel Spellmann, Professor de Relações Internacionais. Especialista em Economia da China. 

Veja Também:  A passo de caranguejo

*Giorgio Romano Schutte, Professor Associado em Relações Internacionais e Economia Política Mundial da UFABC, membro do Observatório da Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil (OPEB) e bolsista produtividade do CNPq.

Assista:

*Diálogo AMSUR, uma realização do Instituto Sulamericano para a Cooperação e a Gestão Estratégica de Políticas Públicas em parceria com Fórum 21 e Rede Estação Democracia

**Exibidoao vivo no dia 10/03/2025, às 20h00