BAHIA: Governo presente cuida da gente

Lula: conjunto de pesquisas atesta possível vitória no primeiro turno

Lula: conjunto de pesquisas atesta possível vitória no primeiro turno

No Datafolha, o resultado total no primeiro turno mostra Lula com 48% das intenções de voto, enquanto seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), soma 27%. Mas é no cálculo dos votos válidos, em que o candidato precisa de 50% mais um para ser declarado vitorioso já no primeiro turno, que Lula ganharia na primeira etapa. O pré-candidato do PT alcançou 54% das intenções, enquanto Bolsonaro recebeu 30%. Os dados se referem à pesquisa estimulada.

Na espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos, Lula subiu de 30% em março para 38% agora, enquanto Bolsonaro foi de 23% para 22%.

O sociólogo Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, realiza uma análise reunindo diversas pesquisas estimuladas de vários institutos. Esses resultados foram publicados na sexta-feira, 27, pelo site Revista Fórum.

A análise das pesquisas presenciais pelo Vox Populi leva em conta apenas o Datafolha e a Quaest: na média, Lula sairia vitorioso nos votos válidos do primeiro turno com 53%, enquanto Bolsonaro ficaria com 31%. Ciro Gomes (PDT) tem 8% e os outros candidatos somados, 8%.

No voto total estimulado médio dos levantamentos presenciais de primeiro turno analisados, Lula tem 47% e Bolsonaro 28%. Em seguida vêm os votos nulos, brancos e de quem não sabe em quem votar, com 10%, depois Ciro Gomes, com 7%, enquanto outros candidatos somados ficam com 7%.

Já nos levantamentos classificados pela análise do Vox Populi como “remotos”, ou seja, feitos a partir de entrevistas pelo telefone, Lula tem 42% no primeiro turno, enquanto Bolsonaro fica com 33%. Os que votam nulo são 11%, enquanto Ciro Gomes tem 7% e os outros somados 7%

Veja Também:  Espionagem: PF escancara Abin Paralela de Bolsonaro

Nesses levantamentos à distância, os votos válidos médios diferem bastante em relação às entrevistas presenciais: Lula fica com 47% enquanto Bolsonaro tem 37%. Segundo o Vox, cinco institutos entram nesta etapa da análise, com seus respectivos financiadores: CNT/MDA, XP/Ipespe, PoderData, ModalMais/Futura e Real Time Big Data.

O Ipespe, no entanto, também acredita em possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno. Com nova rodada divulgada na sexta-feira, Antonio Lavareda, diretor do instituto, afirmou que a tendência é provável pelo número expressivo de eleitores decididos a votar no candidato que escolheu.

“É impressionante o percentual de 68% dos que dizem que seu voto já está decidido. Em outubro passado, eram 44% os que fizeram a mesma afirmação”, afirmou Lavareda em seu perfil no Twitter. O índice é quase igual ao do Datafolha: 69%.

As eleições estão marcadas para 2 de outubro, com segundo turno no dia 30.

Tagged: , , , ,

Leave comment