Lula prevê acordo em breve com EUA; Boulos toma posse como ministro e golpistas devem recorrer ao STF

Lula prevê acordo em breve com EUA; Boulos toma posse como ministro e golpistas devem recorrer ao STF

“Logo, logo não haverá problema entre Estados Unidos e Brasil”, disse Lula na Malásia

AGENDA POLÍTICA

Por Carmen Munari

Nesta segunda-feira (27/10), Lula completa 80 anos e retorna da Malásia a Brasília em voo que leva cerca de 22 horas. O encontro de Lula com Donald Trump (na foto) no domingo em Kuala Lumpur foi considerado positivo pelas duas partes como início de negociações sobre o tarifaço imposto ao Brasil pelo governo dos EUA.

Em reunião que durou cerca de uma hora na manhã desta segunda-feira na Malásia (noite de domingo no Brasil), negociadores brasileiros e americanos começaram a formatar como será o prosseguimento dos contatos, após o sinal verde dado no encontro de domingo entre os presidentes. Quem esperava que os EUA concordassem com a demanda brasileira de cancelar de imediato o tarifaço contra o Brasil, ficou frustrado. Ainda assim, a reunião também foi considerada positiva pelo governo brasileiro, informa O Globo. O próximo encontro será realizado em Washington, pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio, também vice-presidente da República).

Na reunião de comércio desta segunda participaram, do lado brasileiro, o chanceler Mauro Vieira, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa; e o embaixador Audo Faleiro, assessor internacional da Presidência, os mesmos que acompanharam Lula no encontro com Trump. Pelo lado americano, estiveram presentes Scott Bessent, secretário do Tesouro, e Jamieson Greer, representante do Comércio, mas sem Marco Rubio, secretário de Estado. Todos estavam, incluindo Rubio, presentes no encontro Lula-Trump.

Ainda nesta segunda, o presidente Lula permaneceu na Malásia. Concedeu entrevista coletiva à imprensa e participou da sessão de Abertura da 20.ª Cúpula da Ásia do Leste.

“Logo, logo não haverá problema entre Estados Unidos e Brasil. O que interessa numa mesa de negociação é o futuro, é o que você vai negociar para frente. A gente não quer confusão, a gente quer negociação. A gente não quer demora, quer resultado”, disse Lula, na entrevista desta segunda-feira, em relado enviado pelo Planalto. O presidente mostrou na reunião com Trump que os EUA têm superávit comercial em relação ao Brasil e que não existe tema proibido com os EUA. “Se ele quiser discutir a questão de minerais críticos, de terras raras, se quiser discutir etanol, açúcar, não tem problema. Eu sou uma metamorfose ambulante na mesa de negociação. Coloque o que quiser que eu estou disposto a discutir todo e qualquer assunto”.

BOULOS NO PLANALTO

No retorno da Ásia, Lula dará posse na quarta-feira (29/10) ao novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, deputado Guilherme Boulos (PSIL-SP), em cerimônia no Palácio do Planalto. Márcio Macêdo, que ocupou o cargo desde o início do governo Lula, afirmou que concorrerá às eleições de 2026.

Veja Também:  COP 30: sucesso ou fracasso?

STF-MESSIAS

Também após a viagem à Ásia, o presidente Lula deve indicar o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, para a vaga aberta no STF (Supremo Tribunal Federal). Antes, Lula deve conversar com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretendente ao cargo, e expressar seu desejo de que ele concorra ao governo de Minas Gerais.

STF GOLPISTAS

Com a publicação da decisão conjunta da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), a ação penal contra Jair Bolsonaro e outros sete réus avança têm até esta segunda-feira (27/10) para apresentar embargos de declaração, um dos recursos previstos na lei. Bolsonaro deve pedir uma pena menor do que os 27 anos e três meses a que foi condenado pela tentativa de golpe de 2022/2023.

STF-NEPOTISMO

O STF deve dar continuidade nesta semana ao julgamento sobre a contratação de parentes por autoridades do Poder Executivo.  A maioria dos ministros decidiu que é possível a nomeação de parentes até o terceiro grau de autoridades em cargos políticos na Administração Pública — comandos de secretarias municipais, estaduais e nos ministérios.

CÂMARA

A Câmara dos Deputados deve votar projetos de lei sobre falsificação de bebidas (PL 2307/07) e garantia de bagagem de bordo (PL 5041/25), além  projetos em alusão ao Outubro Rosa, de enfrentamento ao câncer de mama. No PL das bebidas, foi incluída pelo relator parte da Medida Provisória derrubada pela Câmara e que estabelecia medidas de compensação em alternativa à alta do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).

INSS

O ex-diretor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alexandre Guimarães será ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS na segunda-feira (27/10). O depoimento é tido como essencial para esclarecer o desvio de R$ 6,3 bilhões na Previdência Social. Guimarães dirigiu a área de Governança, Planejamento e Inovação do INSS entre 2021 e 2023, período em que, segundo investigações da Polícia Federal, ocorreram irregularidades identificadas pela Operação Sem Desconto.

EDUARDO BOLSONARO

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias apresentou, na quinta-feira (23/10), recurso contra a decisão do Conselho de Ética da Casa de arquivar o processo que pedia a cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Com isso, o recurso deve ser votado no plenário, que pode manter o arquivamento ou revertê-lo. Não há prazo para que o tema seja pautado, o que depende de decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta.

Imagem de Ricardo Stuckert / PR

Tagged: , , , , , , , , , ,