STF deve referendar suspensão do X nesta 2ª.; Lula participa da abertura da Feira do Livro em SP na 5ª

STF deve referendar suspensão do X nesta 2ª.; Lula participa da abertura da Feira do Livro em SP na 5ª

AGENDA POLÍTICA

Por Carmen Munari

O presidente Lula não tem agenda pública nesta segunda-feira (02/09). Comanda reuniões no Palácio do Planalto, com ministros e lideranças do governo no Congresso. O primeiro compromisso previsto será às 9h, com os ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Fazenda, Fernando Haddad; da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro interino da Secretaria de Comunicação Social, Laércio Portela; os líderes do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP); e no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), e o chefe do gabinete pessoal do presidente, Marco Aurélio Marcola.

Às 11 horas, Lula recebe a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Às 14h40, a agenda prevê reunião com o Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogerio de Souza. Às 15 horas, o presidente tem reunião com os ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Educação, Camilo Santana; da Cultura, Margareth Menezes; com a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior; e o Secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba. O último compromisso previsto na agenda presidencial para esta segunda, às 17h30, quando Lula recebe o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Na terça-feira (03/09), vai à posse do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques no cargo de corregedor nacional de Justiça, em Brasília. Na quinta-feira (05/09), estará em São Paulo para a abertura da 27a. Bienal Internacional do Livro. Na sexta (06/09), vai a Uberlândia (MG) para inauguração das obras de ampliação do Hospital de Clínicas da UFU e a Goiânia, para inauguração do BRT Norte – Sul. No 7 de setembro (sábado), participa do desfile do 7 de Setembro em Brasília.

LULA NA ONU

Entre 22 e 28 de setembro, acontece a 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York. O presidente Lula deve participar e, como de praxe, realizar o discurso de abertura do evento anual.

SUSPENSÃO DO X

O ministro Alexandre de Moraes convocou a primeira turma do Supremo Tribunal Federal para analisar nesta segunda-feira (02/09) sua decisão de suspender o X (ex-Twitter). A sessão será virtual e teve início à 0h com duração de 24 horas. Além de Moraes, a primeira turma do STF conta com a participação de Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino. A expectativa é que a decisão de Moraes, que retirou da internet a rede social no sábado, seja confirmada pelo grupo. Moraes, claro, votou favoravelmente, assim como Dino. Ao examinar a questão, Dino afirmou que “a parte que descumpre dolosamente a decisão do Poder Judiciário parece considerar-se acima do império da lei”. A suspensão aconteceu no sábado, após determinação de Moraes à Anatel por não cumprimento de medidas judiciais.

* O empresário Elon Musk, dono do X, já cumpriu ordens judiciais de outros países sem alegar cerceamento da liberdade de expressão. No ano passado, a plataforma obedeceu a determinações da Turquia e da Índia. O empresário Elon Musk, dono do X, continua usando a rede social para atacar a medida do ministro do STF. (UOL)

*Com a suspensão do X, o presidente Lula publicou em seu perfil no Threads no domingo (01/09) uma pergunta sobre o que seus seguidores acham da rede social da empresa de tecnologia Meta. O presidente também fez a mesma pergunta aos seus seguidores na rede social Bluesky.

EMENDAS PARLAMENTARES

O Executivo negocia com o Congresso Nacional para editar regras de transparência das emendas parlamentares a partir do acordo com o Supremo Tribunal Federal. O prazo terminaria na semana passada, mas foi prorrogado por mais dez dias. O governo Lula reservou R$ 39 bilhões para emendas parlamentares no Projeto de Lei Orçamentária de 2025 apresentado na última semana. É possível que o valor seja recorde. A dotação é destinada a emendas individuais e de bancada impositivas, cuja execução é obrigatória. Segundo vem sendo falado, o Palácio do Planalto negocia com membros do Congresso uma proposta para alinhar as emendas parlamentares à regra geral do arcabouço fiscal, que rege as contas públicas e permite uma expansão de despesas de até 2,5% acima da inflação ao ano, mas o valor seria ainda maior. Está em jogo o limite para as emendas.

Está valendo a decisão do ministro do STF Flávio Dino, aprovada pelo plenário, que suspendeu o pagamento das emendas impositivas até a adoção de medidas de transparência e controle dos recursos.

CASSAÇÃO DE MANDANTE DA MORTE  DE MARIELLE

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou da quarta-feira (28/08), por 15 votos favoráveis, um voto contrário e uma abstenção, o parecer que pede a cassação do mandato do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O único voto contrário foi o do deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) e a abstenção foi do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA). A partir da aprovação, a defesa do deputado tem cinco dias úteis para recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Para que o parlamentar perca o mandato, o parecer ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Casa, ainda sem data. O relatório coube à deputada federal Jack Rocha (PT-ES).

Veja Também:  Lula e secretário-Geral da ONU reúnem líderes mundiais para reafirmar compromissos do Acordo de Paris

Brazão está preso desde março por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento no assassinato. Ele e o irmão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Domingos Brazão, que também está preso, são apontados pela Polícia Federal como mandantes do crime. De acordo com a Polícia Federal, a morte de Marielle seria uma reação à atuação da vereadora contra um esquema de loteamentos de terra em áreas de milícia em um reduto eleitoral dos irmãos Brazão. Em abril o plenário da Câmara decidiu manter a prisão do deputado.

SUCESSÃO NA CÂMARA

O ‘todo-poderoso’ presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve anunciar nos próximos dias o nome de seu sucessor, com sua certeza de que o escolhido será eleito. No sábado, Lira declarou que a eleição será uma “sucessão entre amigos”. Os três cotados são Elmar Nascimento (União Brasil-BA); Marcos Pereira (Republicanos-SP); ou Antonio Brito (PSD-BA), A eleição será em fevereiro de 2025.

Vejam como Lira mostra como fará seu sucessor: “Qualquer nome que seja escolhido entre os três, e aí, a gente está misturando um pouco de viabilidade política com capacidade de aglutinação. A escolha não é fácil, o momento não é simples, porque você tem que fazer uma condução de uma sucessão entre amigos sabemos que nós só temos uma presidência da Câmara, nós não temos três. Todo o meu esforço é para que isso aconteça da maneira mais harmônica, adequada possível para que a Câmara não sofra nenhum tipo de dissolução de continuidade nos seus trabalhos”. A declaração foi dada no sábado (31/08) em evento da corretora XP.

ELEIÇÃO MUNICIPAL

* A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.

INCÊNDIOS

Em meio a uma escalada de incêndios florestais em biomas como a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, estará na Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado na quarta-feira (04/09) para prestar esclarecimentos sobre as ações do governo federal.

O Brasil enfrenta a maior seca já vista na sua história recente, segundo órgão de monitoramento do governo federal. Dados mostram que, pela primeira vez, a estiagem afeta o país de forma generalizada, por toda a sua extensão. A única exceção é o Rio Grande do Sul. E o cenário é preocupante: o país não deve ter alívio até novembro. A análise é do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável por subsidiar as ações de enfrentamento de crises climáticas. A informação foi divulgada com exclusividade pelo g1.

DIÁLOGO AMSUR

Tema: “Política Econômica, Capital Financeiro e Desenvolvimento”. Debate na segunda-feira (02/09). Realização: Instituto Sulamericano para a Cooperação e a Gestão Estratégica de Políticas Pública. Parceria: Fórum 21 e Rede Estação Democracia. Participam: Arno Hugo Augustin Filho, economista, ex-Secretário do Tesouro do Ministério da Fazenda, foi secretário municipal de Fazenda de Porto Alegre, secretário estadual de Fazenda do Rio Grande do Sul e secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda e Antonio José Correa do Prado, conselheiro do Coreco-SP, ex-secretário executivo adjunto da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe) e Diretor de Políticas Sociais da FAO, foi Chefe de Assuntos Governamentais do BNDES e técnico do DIEESE.

NA ECONOMIA

Na terça-feira (03/09) será divulgado o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre de 2024. A expectativa é de aumento de 1% entre o primeiro e segundo trimestre.

Tagged: , , , , , , ,