“Não estou desistindo”, diz Lula sobre redução das chances de acordo UE-Mercosul

Mídia internacional dedica reportagens à possibilidade crescente de o acordo comercial entre o Mercosul com a União Europeia não se concretizar. Os entraves recentes vêm da França e da Argentina. O acordo comercial criaria uma das maiores zonas de livre comércio do mundo, com mais de 700 milhões de habitantes.

Leia mais

A presidência brasileira do G20 em 2024

O G20 reúne as 19 principais economias do mundo mais a União Europeia e agora a União Africana.

Leia mais

Mobilização Já! – por Adroaldo Quintela e José Carlos Assis

A democracia no Brasil só será consolidada se houver desenvolvimento sustentável. Do contrário, acabará em frustração, desilusão e crise social e política.

Leia mais

Filosofia sobre a ignorância

Hoje, a ideia de ignorância é frequentemente utilizada como um guarda-chuva intelectual. Cobre ideias vizinhas, como incerteza, negação e até confusão.

Leia mais

Na Alemanha, Lula foca em cooperação e acordo com UE; em SP, venda da Sabesp vai a voto

CARMEN MUNARI AGENDA POLÍTCA Depois de participar da COP28, a Conferência do Clima da ONU, em Dubai, o presidente Lula seguiu para Berlim onde chegou no domingo. Nesta segunda-feira (04/12), o presidente brasileiro comandará, ao lado do chanceler Olaf Scholz, reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, com a participação de ministros dos dois países.

Leia mais

Discurso de Lula na COP28 e desastre ambiental em Maceió são destaques no noticiário internacional

Em Dubai, o presidente voltou a cobrar que países ricos cumpram suas promessas de auxiliar países em desenvolvimento no combate às mudanças climáticas. Em Maceió, mina da Braskem prestes a desabar já causou tremores de terra e evacuação forçada.

Leia mais

Fragilidade política do ambientalismo agrava a ameaça climática

Paradoxalmente, o anfitrião da COP28 é um dos países árabes que acumula sua riqueza pela exploração do petróleo, o principal emissor de gases de efeito estufa que aquecem o planeta.

Leia mais

Cúpula do clima começa com lançamento do fundo climático para perdas e danos

A COP28 teve início com a aprovação unânime e as primeiras contribuições para o aguardado Fundo para Perdas e Danos, vindas dos Emirados Árabes Unidos e de alguns países industrializados, destinado a compensar os países vulneráveis pelos estragos causados pelo clima.

Leia mais

Mercosul/União Europeia – um acordo a ser tirado de pauta

Os europeus sempre foram – e continuam – muito resistentes a aceitar uma negociação minimamente equilibrada e insistem, além disso, em cláusulas intrusivas que cerceiam as políticas de desenvolvimento

Leia mais

O germe da autodestruição da Europa

Assim como Marx diagnosticou que o capitalismo trazia consigo o germe da própria destruição, a União Europeia trouxe também consigo o pensamento conservador e os partidos e movimentos de direita que ameaçam sua existência.

Leia mais