Quem Somos / Fórum 21 – Portal das Esquerdas

Atualmente, o Coletivo Fórum 21 é composto por cerca de 300 participantes (intelectuais orgânicos e algumas lideranças sociais e políticas de projeção nacional, a maioria professores universitários e do ensino médio, ex-reitores de Universidades, com profunda capacidade de reflexão e formulação políticas no campo das esquerdas) – integrado ao processo do Fórum Permanente da Intelectualidade Orgânica…

O Coletivo Fórum 21 foi criado em dezembro de 2014, com o apoio do Portal Carta Maior, quando a direita e a extrema-direita, derrotadas pela quarta vez consecutiva nas eleições presidenciais, começaram a se articular abertamente para impedir, de qualquer forma e sob qualquer pretexto, a continuidade do ciclo de governos democrático-populares iniciado com a vitória de Lula em 2002.

Quando a Carta Maior teve que encerrar suas atividades editoriais em fevereiro de 2022, por razão de saúde do seu diretor Joaquim Palhares, o Coletivo decidiu dar continuidade na prática a esse projeto político-editorial, criando o Fórum 21Portal das Esquerdas, que faz comunicação contextualizada historicamente e promove ações políticas coletivas. E isso tem feito, e faz, toda a diferença.

      Nos primeiros parágrafos da sua Carta de Princípios, o Coletivo Fórum 21 declara:

      “O resultado das urnas em 2014 não arrefeceu a disputa política no país. Ao contrário, intensificou a mobilização de setores conservadores empenhados em colocar as forças progressistas, democráticas e populares na defensiva.

      A disposição da direita em promover o acirramento da luta ideológica e política convoca as forças da esquerda à mobilização para o debate e a ação. É preciso disputar hegemonia ideológica na sociedade. Para tanto, será imprescindível ampliar o nível de politização de uma sociedade que reivindica mais participação, ao mesmo tempo em que carece de canais públicos de diálogo e reflexão.

      Cabe às forças progressistas começar pelo que é mais evidente: romper os limites do diálogo no seu próprio campo. A articulação para a troca de ideias daqueles que defendem a justiça social e a soberania popular é essencial à arregimentação de forças mais amplas para os embates que virão.(…)”

Desde o início, o Coletivo Fórum 21 foi composto por intelectuais orgânicos e algumas lideranças sociais e políticas de projeção nacional, a maioria professores universitários e do ensino médio, ex-reitores de Universidades, com profunda capacidade de reflexão e formulação políticas no campo das esquerdas.

      Ao longo dos anos, o Coletivo foi se irradiando pelo Brasil – e mesmo pelo exterior, principalmente na América Latina – formando núcleos estaduais em várias regiões.

       Em várias oportunidades, dependendo da gravidade da conjuntura política, o Coletivo Fórum 21 lançou Manifestos e propostas políticas públicas, voltados principalmente para as esquerdas.

      Atualmente, o Coletivo Fórum 21 é composto por cerca de 300 participantes – integrado ao processo do Fórum Permanente da Intelectualidade Orgânica (Comunidade Militante com cerca de mil participantes, dezenas de outros coletivos e organizações nacionais e 16 Grupos Temáticos), distribuídos em vários Estados e em outros países.

O Coletivo do Fórum 21 realiza atividades periódicas coletivas – principalmente com convidados especiais para exposições e debates sobre as tendências mais profundas da conjuntura política – e tem por base uma estrutura orgânica com uma Secretaria Facilitadora, que cuida das atividades do dia-a-dia, e um Grupo de Reflexão Política / Conselho Editorial, aberto, que elabora análises e propostas periodicamente para o debate e aprofundamento no Coletivo e na Comunidade Militante do Fórum Permanente da Intelectualidade Orgânica.

      Quando lançou publicamente, por exemplo, o Manifesto “Por uma Frente de Esquerda”, no segundo semestre de 2020, buscando apontar caminhos não somente para os impasses eleitorais, mas também para as necessidades políticas mais profundas das forças progressistas, o Fórum 21 conseguiu reunir as presidências dos três principais Partidos de esquerda para debater e adotar posições conjuntas sobre o tema: PT, PCdoB e PSOL.

     Em 08/03/2021, lançou o Manifesto “Interdição Já!”, propondo o fim do governo Bolsonaro.

      O Fórum 21 foi também um dos primeiros coletivos políticos nacionais a saudar e apoiar publicamente a formação do Movimento da Geração ‘68, do qual vários dos seus integrantes fazem parte, além de buscar sempre maior aproximação política e orgânica com organizações, coletivos e instituições da sociedade civil que têm propósitos e objetivos semelhantes.

Equipe editorial

Secretaria Executiva de Redação:

Carlos Tibúrcio (* Editor), Saul Leblon, Moacir Barbosa, Mateus Forli, Tatiana Carlotti, Carmen Munari, Marcos Diniz, Carlos Silveira – Caico.

(*) Carlos Tibúrcio, jornalista, editor do Fórum 21Portal das Esquerdas;  ex-Coordenador da Equipe de Discursos dos Presidentes da República, Lula e Dilma (2003-2016 até o golpe); Co-fundador do Fórum Social Mundial e integrante do seu Conselho Internacional; membro da Coordenação do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Conselho Editorial

Aluísio Schumacher

Anivaldo Padilha

Antônio Granado

Arlete Moyses

Benedito Tadeu

Carlos Silveira – Caico

Carlos Tibúrcio

José Luiz Del Roio

Liszt Vieira

Magda Biavaschi

Maria Rita Loureiro

Roberto Leher

Sebastião Velasco

Vicente Trevas

Walquíria Leão Rêgo

Colunistas

André Kaysel

Benedito Tadeu

Celso Japiassu

Chico Witaker

Emir Sader

Jean Marc von der Weid

Jéferson Miola

José Luiz Del Roio

Léa Maria Aarão Reis

Leneide Duarte-Plon

Liszt Vieira

Luiz Marques

Lygia Jobim

Paulo Kliass

Roberto Leher

Tânia Maria de Oliveira

Articulistas

Aram Aharonian

Boaventura de Sousa Santos

Fernando Nogueira da Costa

Flavio Aguiar

Francine Mestrum

Ladislau Dowbor

Luiz Gonzaga Belluzzo

Marcio Pochmann

Raul Pont

Rudá Ricci

Tarso Genro

Siga as redes sociais do Forum 21 – Portal das Esquerdas

No *Instagram*, *Facebook* e *Twitter*, postamos diariamente conteúdos relevantes sobre os principais assuntos do seu interesse. Matérias contextualizadas historicamente que incentivam ações coletivas militantes. Curta, compartilhe. Faça a sua parte. Aqui você soma forças para garantir mudanças estruturais e prevenir retrocessos e golpes de estado nas próximas esquinas da história.