Imagem 1

Categoria: Mundo

A guerra priva crianças de educação nos campos de deslocados da Síria

Segundo a plataforma de informações humanitárias ReliefWeb, há 3,4 milhões de deslocados internos no noroeste da Síria, onde está localizada a região de Idlib

Leia mais

As dificuldades da esquerda

Diante do relativo sucesso da extrema-direita nas eleições para o Parlamento Europeu, as esquerdas procuram recuperar o terreno perdido. As propostas para organizar a sociedade em benefício da maioria de acordo com os ideais de solidariedade e bem-estar social voltam à ordem do dia no programa das esquerdas. Mas antes, é necessário planejar uma estratégia capaz de unir os movimentos do mesmo campo, que competem entre si por maior espaço político. É o que se tenta fazer na França, onde se configura na Europa a maior ameaça trazida pela sombria vitória da extrema-direita.

Leia mais

Atletas temem esgotamento pelo calor nos Jogos Olímpicos de Paris

Atletas e organismos desportivos alertam para os riscos associados ao calor durante os próximos Jogos Olímpicos, que acontecem entre 26 de julho e 31 de agosto deste ano, em Paris.

Leia mais

Diálogos AMSUR: As eleições para o Parlamento Europeu e a conjuntura política

O vice-ministro de Defesa da Grécia Costas Isychos e o jornalista José Luiz Del Roio dialogam sobre o complexo quadro europeu após as eleições ocorridas no início do mês

Leia mais

Eleições nos EUA: o império na encruzilhada

Faltam cinco meses para as eleições estadunidenses que impactarão o país e o mundo. Até lá, o atual presidente e seu antecessor na Casa Branca se engalfinharão em uma disputa acirrada – e imprevisível – pelo voto dos indecisos.

Leia mais

Ativistas africanos exigem que o Ocidente financie ações climáticas

Representantes presentes na Conferência de Bona sobre o clima acusam os países industriais de impedirem o progresso no financiamento climático

Leia mais

O que esperam os empresários privados das medidas adotadas pelos EUA em relação à Cuba?

Departamento do Tesouro dos Estados Unidos autorizou, em 28 de maio, o acesso de empresários cubanos a serviços de Internet, aplicações e plataformas de comércio eletrônico, canais para pagamentos eletrônicos e atividades comerciais com os EUA.

Leia mais

Porque a extrema-direita cresce na Europa

A crise econômica de 2008 levou a uma recessão generalizada, aumento do desemprego e redução nos padrões de vida, provocando insatisfação e frustração. Criou um ambiente propício ao surgimento de movimentos e partidos que prometiam soluções simples e autoritárias para problemas complexos, culpando grupos específicos da sociedade ou imigrantes.

Leia mais

Regime autoritário da Índia começa a desmoronar

Partido Bharatiya Janata (BJP, Partido do Povo Indiano) do primeiro-ministro Narendra Modi perde sua maioria parlamentar nas eleições de abril-junho. Modi continua no cargo graças aos seus parceiros de coligação.

Leia mais

Mercosul e Unasul Têm Futuro? O que o Brasil pode fazer?

Nesta edição dos Diálogos AMSUR/ FESPSP, a presença de Gisela Figueiredo Padovan, Secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores do Brasil

Leia mais