Categoria: Fórum Social Mundial

Janela Internacional debate guerras e Fórum Social Mundial. Assista ao vídeo.

Valter Pomar, apresentador do Janela Internacional, da Fundação Perseu Abramo, convida Carlos Tibúrcio para falar na segunda parte do programa desta quarta-feira, 28/02, sobre o recente Fórum Social Mundial no Nepal e as perspectivas que se abrem até a próxima edição planetária no Benin (África Ocidental) em 2026. Programa foi ao ar nesta quarta-feira, 28

Leia mais

Conselho Internacional aprova o Benin (África Ocidental) para sede do FSM 2026

Coligação de cerca de 300 organizações sociais de 15 países africanos apresentou a proposta do Benin. (Depoimentos de Massa Kone, do Mali e Ardo Sow, do Senegal, e também do professor Udhab Pakurel, do Nepal, os três membros do Conselho Internacional, a Rita Freire, da Ciranda de Comunicação e do CI do FSM).

Leia mais

Cenas do final do FSM no Nepal (TV Brasil). Amanhã, decisão sobre onde será a próxima edição em 2026.

Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, reunido presencialmente nestas terça e quarta-feira em Katmandu e também de forma virtual, faz balanço do FSM no Nepal e decide onde será a próxima edição planetária em 2026: no Benin, África Ocidental, ou na Colômbia, na América Latina? Assista ao vídeo da TV Brasil (Repórter Brasil) com cenas do final do Fórum e entrevista com Rita Freire, do Conselho Internacional.

Leia mais

Declaração da Assembleia Social Mundial de Resistências e Lutas do FSM: Parar o genocídio e a limpeza étnica em Gaza, e cessar-fogo já!

A nova articulação política da Assembleia permanente do FSM, criada em dezembro de 2022 durante a reunião do Conselho Internacional do FSM em Túnis – Tunísia, reuniu-se pela primeira vez ontem, 18/02, no Fórum Social no Nepal, em Katmandu, e aprovou a seguinte Declaração e propostas políticas para o mundo.

Leia mais

Cresce a migração forçada e definha a justiça, dizem ativistas no Fórum Social Mundial. IPS, Marty Logan, de Katmandu.

Os governos não estão motivados a resolver os problemas dos migrantes porque o dinheiro que eles enviam para casa mantém suas economias em funcionamento.

Leia mais

Outro mundo visto através das lentes de gênero e sexualidade (IPS, Tanka Dhakal, de Katmandu)

Mulheres ativistas do Oriente Médio e do Quênia, (da esquerda para a direita) Saffana Abu Safyeh, Ivy Teressa e Farah Shaer, compartilham ideias sobre gênero e o caminho a seguir no Fórum Social Mundial em Katmandu, em 18 de fevereiro. Crédito: Tanka Dhakal/IPS Por TANKA DHAKAL KATMANDU, 18 de fevereiro de 2024 (IPS) – Em

Leia mais

Impactos do capitalismo, justiça climática e guerras em debate no FSM (Repórter Brasil, TV Brasil)

Estima-se que entre 30 mil a 50 mil pessoas de 90 países participam do evento que se encerra na segunda-feira, dia 19.

Leia mais

Ativistas do Fórum Social Mundial desvendam as raízes da ocupação de Gaza por Israel

O ataque contínuo de Israel a Gaza, em resposta a um ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, é uma das questões mais discutidas no FSM 2024.

Leia mais

Conhecimento local e liderança feminina são fundamentais para a justiça alimentar

“Os direitos fundiários das mulheres e a segurança alimentar estão diretamente conectados. Ela não acontece se a terra não estiver sob controle das mulheres”, diz a ativista indiana Manjula Dungdung, no FSM

Leia mais

Ativistas clamam pelo fim da guerra na Palestina e por ações de combate às mudanças climáticas

POR REPÓRTER BRASIL – TV BRASIL Com abordagem social e inclusiva do desenvolvimento, edição 2024 do Fórum Social Mundial (FSM) reúne ativistas de vários países do mundo. Em marcha pelas ruas de Katmandu, eles clamam pelo fim da Guerra na Palestina e exigem, entre outras demandas, ações efetivas para o combate das mudanças climáticas. Confira

Leia mais