Imagem 1

Categoria: IPS

Cuba e EUA mantêm intercâmbios apesar das persistentes divergências

Monumento inspirado na bandeira cubana em frente ao edifício da embaixada dos EUA em Havana. Em 15 de maio, o governo do presidente Joe Biden retirou a ilha da lista de países que, na opinião de Washington, “não cooperam plenamente” com os esforços antiterroristas dos EUA. Imagem: Jorge Luis Baños / IPS.

Leia mais

Enchentes e mentiras atormentam o sul do Brasil

O pesadelo na maioria das cidades vai se arrastar por meses. Em alguns casos, porque bairros inteiros e a própria cidade foram completamente destruídos. Noutros, porque a água desce muito lentamente pelos enormes lagos que se criaram. Enquanto isso, fake news procuram espalhar o pânico e desacreditar os governantes e as instituições.

Leia mais

Milei comemora sucesso econômico enquanto os argentinos ficam mais pobres

Entre dezembro e fevereiro foram perdidos 63.000 empregos formais na Argentina. Março e abril foram meses de destruição do emprego na indústria e no comércio, devido à quebra de atividade, que se refletirá nos dados oficiais.

Leia mais

Cerca de 76 milhões de pessoas vivem como deslocadas em todo o mundo

Só em 2023, ocorreram mais de 47 milhões de novos deslocamentos dentro de fronteiras, a maior parte por conta de desastres naturais e guerras

Leia mais

Chuvas no leste da África causam mortes e deslocamentos em massa

Em toda a África Oriental, as inundações afetaram a infraestrutura, forçaram o deslocamento de milhares de pessoas e centenas perderam a vida

Leia mais

América Latina e Caraíbas sofreram calor sem precedentes em 2023, entre outros impactos climáticos

A cidade costeira de Scotts Head, na Dominica. O relatório sobre o Estado do Clima na América Latina e nas Caraíbas 2023 apela à criação de sistemas robustos de alerta precoce para proteger os pequenos Estados insulares em desenvolvimento da subida do nível do mar e de outros efeitos das alterações climáticas. Imagem: Alison Kentish / IPS.

Leia mais

Mulheres resistem à erosão costeira em vila brasileira

O porto de barcos pesqueiros de Atafona, no rio Paraíba do Sul, em São João da Barra. O assoreamento da foz do rio dificulta a chegada de embarcações maiores, que se deslocam para portos em outros locais, com custos e prejuízos adicionais para a economia local. Imagem: Mario Osava/IPS.

Leia mais

A Assembleia Geral reforça o estatuto da Palestina na ONU – com novos privilégios

Os Estados Unidos têm vetado sistematicamente as resoluções do Conselho de Segurança sobre a adesão da Palestina à ONU, a última barreira que ainda impede os palestinos de qualquer medida de autodeterminação. Semana passada, novamente votaram contra a resolução da Assembleia Geral, ao lado de Israel, Argentina, República Checa e Hungria.

Leia mais

Mais de 1,8 milhão de palestinos condenados à pobreza pela Guerra em Gaza

O desemprego atingiu 57% no primeiro trimestre deste ano, com mais de 507.000 postos de trabalho perdidos, incluindo 160.000 trabalhadores na Cisjordânia. O PIB palestino também caiu 22,5% em 2023, e este ano a queda poderá chegar em 51%.

Leia mais

Desinformação em ano de super-eleições

O termo “desinformação” é muitas vezes inadequado e aplicado com demasiada frequência nas esferas políticas a qualquer pessoa que simplesmente tenha uma opinião diferente.

Leia mais