Imagem 1

Categoria: Meio Ambiente

RS: A reconstrução deve ser democrática, ecológica e sem “passar a boiada”

A chamada reconstrução deve ser democrática, ecológica e fora dos padrões neoliberais. As cidades não podem ser refeitas nos mesmos espaços, das mesmas formas. As pessoas não podem ser realocadas de maneira a negar seus direitos básicos e nem precária e inadequadamente, como antes.

Leia mais

Enchentes e mentiras atormentam o sul do Brasil

O pesadelo na maioria das cidades vai se arrastar por meses. Em alguns casos, porque bairros inteiros e a própria cidade foram completamente destruídos. Noutros, porque a água desce muito lentamente pelos enormes lagos que se criaram. Enquanto isso, fake news procuram espalhar o pânico e desacreditar os governantes e as instituições.

Leia mais

Fake News: ontem, hoje e amanhã

A informação falsa é aceita porque corresponde a opiniões e sentimentos previamente existentes. Ela vem confirmar o que a pessoa acha, confirma uma opinião que não se preocupa em saber se está ou não ancorada na realidade.

Leia mais

A catástrofe gaúcha e seus refugiados climáticos

As mudanças ambientais produzem repercussões de dimensão proeminente sobre a vida humana constituindo-se, entre outros fatores, em uma emergência de saúde das mais urgentes.

Leia mais

Até quando a humanidade caminhará para a autodestruição?

É preciso plantar mais árvores, reduzir a especulação imobiliária e parar de encher as vias públicas com mantas de asfalto.

Leia mais

Meio Ambiente: O retorno do reprimido

O negacionismo não é monopólio da direita. A esquerda dita desenvolvimentista desprezou a questão ambiental.

Leia mais

América Latina e Caraíbas sofreram calor sem precedentes em 2023, entre outros impactos climáticos

A cidade costeira de Scotts Head, na Dominica. O relatório sobre o Estado do Clima na América Latina e nas Caraíbas 2023 apela à criação de sistemas robustos de alerta precoce para proteger os pequenos Estados insulares em desenvolvimento da subida do nível do mar e de outros efeitos das alterações climáticas. Imagem: Alison Kentish / IPS.

Leia mais

Os últimos anos do planeta Terra

A Humanidade defronta-se com o momento de decidir sobre a própria sobrevivência. Analistas mais lúcidos avançam na avaliação e contestam o modelo de produção capitalista poluente e devastador.

Leia mais

Mulheres resistem à erosão costeira em vila brasileira

O porto de barcos pesqueiros de Atafona, no rio Paraíba do Sul, em São João da Barra. O assoreamento da foz do rio dificulta a chegada de embarcações maiores, que se deslocam para portos em outros locais, com custos e prejuízos adicionais para a economia local. Imagem: Mario Osava/IPS.

Leia mais

Diálogos AMSUR: Rio Grande do Sul: A tragédia e seu enfrentamento (veja o vídeo)

Diálogo AMSURRealização: Instituto Sulamericano para a Cooperação e a Gestão Estratégica de Políticas PúblicasParceria: Fórum 21 e Rede Estação Democracia Realizado em 13 de maio de 2024 Estamos, ainda, em pleno desenvolvimento da tragédia climática que se abate sobre o sul do Brasil, atingindo fundamentalmente o Rio Grande do Sul, com reflexos em mais de

Leia mais