Categoria: Comunicação

Abuso da liberdade de expressão e guerra civil

As plataformas têm o poder de controlar as manifestações de ódio e agressão através de políticas de uso proibitivas desse tipo de comportamento. Elas necessitam implementar sistemas de moderação de conteúdo, como filtros automáticos e equipes dedicadas a revisar denúncias de usuários.

Leia mais

Brasil tenta neutralizar as redes sociais: missão impossível?

O ex-presidente Jair Bolsonaro no lançamento de seu programa Internet Brasil, na capital do país, durante seu governo (2019-2022). O uso intenso das mídias digitais contribuiu para seu triunfo eleitoral em 2018 e para a mobilização permanente de seus seguidores. (Foto: Valdencio Vieira / PR)

Leia mais

As ansiedades, os medos e a Inteligência Artificial

Ainda não foi avaliado o impacto que a Inteligência Artificial terá sobre a humanidade e na vida política dos países do mundo. Nem até que ponto irá a manipulação que ela vai exercer sobre os eleitores nas democracias. 1984, de Orwel, é a primeira referência a surgir ao se pensar nessa revolução que já estamos a viver e que ainda não atingiu o vértice de toda a sua força.

Leia mais

Os desafios do IBGE e do Brasil

Confira os principais pontos da entrevista de Márcio Pochmann, presidente da instituição desde agosto de 2023, ao Centro de Mídia Alternativa Barao de Itararé, na última terça-feira (5).

Leia mais

Rádios Comunitárias podem receber apoio cultural

O Governo Federal publicou uma portaria para o cadastro de rádios comunitárias interessadas em veicular patrocínio sob a forma de apoio cultural. Até o início do mês de abril, as rádios comunitárias podem se cadastrar para receber esse patrocínio. A portaria não determina o valor que será destinado a cada rádio. Veja como será esse

Leia mais

Mídia e transparência

Mídia brasileira jogou holofotes em um ex-juiz, enaltecendo-o como herói, com vistas grossas às ilegalidades, conluios e métodos de tortura da Operação Lava Jato para extrair delações pré-fabricadas.

Leia mais

Mídia corporativa antinacional ataca Lula. Ouça o Podcast.

Bastou o Presidente Lula começar a refortalecer a Petrobras – retomando investimentos estrategicos na Refinaria Abreu e Lima e outras – pra mídia subserviente aos interesses do imperialismo voltar a atacar o governo.

Leia mais

Publicidade & Capitalismo

Beneficiando-se dos recursos da Big Tech para manipular o desejo das pessoas, as corporações capitalistas conquistaram não esse ou aquele setor, mas o mundo; em vez de uma coluna semanal, o próprio controle dos meios de comunicação.

Leia mais

Em solidariedade a Renato Rovai e Breno Altman

Fórum 21 reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão, o jornalismo responsável e a denúncia de perseguição à mídia contra-hegemônica

Leia mais