Bahia Governo Presente Futuro pra Gente

Eleições municipais: candidatos de extrema-direita imitam Milei

Eleições municipais: candidatos de extrema-direita imitam Milei

O Focus21 reúne as citações relevantes sobre o Brasil publicadas pela imprensa internacional

O argentino Clarín traz reportagem sobre as eleições municipais no Brasil. “Debates explosivos entre os candidatos a prefeito de São Paulo, a maior cidade da América Latina, candidatos que imitam Milei e um suspeito de espionagem que aspira governar o Rio de Janeiro: a campanha para as eleições municipais de outubro no Brasil teve um início animado.” Quase dois anos após as eleições presidenciais que elegeram o social-democrata Luiz Inácio Lula da Silva, os brasileiros estão convocados a eleger prefeitos e vereadores em mais de 5.500 cidades em dois turnos, nos dias 6 e 27 de outubro. A disputa acirrada em São Paulo, de acordo com as pesquisas, está centrada no prefeito em exercício Ricardo Nunes e no deputado de esquerda Guilherme Boulos, uma versão em menor escala da polarização entre os campos do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro e Lula. Cita o candidato Pablo Marçal, com seus 12,8 milhões de seguidores no Instagram, suas polêmicas com Boulos, fala da eleição no Rio de Janeiro.

E em Florianópolis, cita o economista Ademar Meireles, de 56 anos, com costeletas, peruca e faixa presidencial, que se autodenomina “patriota” e “libertário”, imita em forma e substância o presidente argentino Javier Milei e aspira a ser vereador em Florianópolis, um destino turístico para os argentinos no estado de Santa Catarina (sul). Ele representa o Partido Liberal (PL) de Bolsonaro, claro. “No começo era só uma brincadeira, mas muita gente acabou gostando e eu também”, disse o candidato. Ele até participou de uma coletiva de imprensa na sede presidencial da Casa Rosada, em Buenos Aires. Outro Milei fica em João Pessoa.

O Correio da Manhã e o La Nación também noticiam o candidato a vereador imitador de Milei em Florianópolis.

AS EMENDAS E OS TRÊS PODERES

O Centro Latino-Americano de Análise Estratégica traz comentário extenso sobre a reunião desta semana entre representantes dos Três Poderes para analisar o caso das emendas orçamentárias. O autor, Fernando de la Cuadra, doutor em Ciências Sociais e editor do Blog Socialismo y Democracia, critica o instrumento das emendas: as atuais alterações ao orçamento da Nação são uma cifra espúria herdada do governo anterior (o orçamento secreto e as alterações expeditas ou Pix) em que os parlamentares podem obter recursos do Estado por meio de pedido que seja urgente e que destine recursos para obras ou ações que ninguém tem conhecimento. Não é necessário informar o beneficiário desses recursos e quem solicita o benefício. É uma caixa negra de corrupção, que permite aos legisladores em conluio com governadores e autarcas fazerem uso arbitrário e inapropriado do tesouro nacional sem prestarem contas a ninguém, nem ao Executivo, nem ao sistema de justiça, nem aos cidadãos. Termina afirmando que com a crise desencadeada entre os Três Poderes nesse último período, temos a possibilidade de esperar que as instituições democráticas consigam superar essa grave falha no sistema político brasileiro, que compromete significativamente o futuro do país e de seu povo.

Veja Também:  Haddad: Brasil vai crescer acima de 3% este ano

MEIO AMBIENTE

O Brasil perdeu 33% das florestas naturais desde 1500, publica o Público. O processo de devastação das florestas nativas do Brasil não dá trégua. Dados divulgados nesta quarta-feira pelo MapBiomas apontam que o país perdeu 33%, ou 281 milhões de hectares, de matas naturais, superfícies de águas e áreas não naturais, como praias e dunas, desde 1500, início da colonização portuguesa. Desse total, 55 milhões de hectares foram destruídos na Amazônia. (Público)

ROUBO DE CELULARES

La Nación publica reportagem sobre o que considera “uma epidemia de roubo de celulares no Brasil”. Um em cada dez brasileiros teve seu telefone roubado no último ano, de acordo com uma pesquisa encomendada pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública ao Datafolha e publicada na terça-feira.

SEGURANÇA

Os ministérios da Justiça e da Casa Civil do Brasil estão discutindo um novo pacote de medidas legislativas relacionadas à segurança pública. Liderado pelo ministro Ricardo Lewandowski, atual chefe da pasta de Justiça e Segurança Pública do governo Lula, o projeto de lei prevê a criação de um fundo federal para financiar projetos de segurança pública. Além de um aumento nos recursos, o projeto de lei inclui importantes mudanças constitucionais e operacionais em determinadas forças policiais, com o objetivo de aumentar a “carabinerização” da segurança no país e refletir a dinâmica regional nessa área. (La Diaria)

FEIRA DE TURISMO

Os visitantes da Feira Internacional de Turismo (FIT) deste ano poderão conhecer um setor exclusivo destinado a mostrar o melhor dos estandes do Brasil, dos estados e municípios brasileiros e de suas operadoras de turismo. “Ter o Brasil como país homenageado na edição deste ano da FIT América Latina é uma oportunidade única de apresentar novos destinos ao maior mercado emissor internacional de turistas para o nosso país. Iniciativas como essa fazem parte de uma estratégia de promoção internacional que vem sendo desenvolvida pelo Ministério do Turismo, em conjunto com a Embratur, para aumentar cada vez mais o número de turistas estrangeiros no Brasil, para que possamos atingir este ano a marca histórica de 7 milhões de visitantes internacionais em nosso território”, afirma o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino. De 28/09 a 01/10 em Buenos Aires.

No destaque, imagem do economista Ademar Meireles, candidato a vereador em Florianópolis que imita Milei / Reprodução

Tagged: , , ,