Diálogo AMSUR: Soberania Nacional e Tutela Militar

Diálogo AMSUR: Soberania Nacional e Tutela Militar

O Ministro da Defesa, José Múcio, pronunciou um discurso, no último dia 08 de outubro, na Confederação Nacional da Indústria, com fortes críticas ao fato de o Brasil ter suspendido o processo de licitação de armamentos produzidos por Israel para equipar nossas Forças Armadas e por ter sustado a venda de munições à Alemanha, que poderiam ser utilizadas na guerra que se desenvolve entre Rússia e Ucrânia, caracterizando criticamente essa atitude do governo como sendo de matriz puramente ideológica. O Brasil tem uma política externa desenhada, em ambos os casos, e baseou sua posição nessa política. Agir de forma distinta poderia significar uma contradição com a mesma, pois não se trata pura e simplesmente, em ambos os casos, de negócios comerciais, já que a política externa de um país deve ser entendida como um ato de afirmação de sua soberania, precisando estar afinada com sua política externa.

O Sistema de Defesa Nacional é, com certeza, um dos elementos de garantia dessa Soberania, mas esta compreende outras dimensões e, a depender do tema e do momento que cada uma dessas dimensões toma, o Sistema Militar nem é o mais importante. Este Sistema Militar, assim, não pode estar em dessintonia com os demais aspectos da Soberania Nacional, que dizem respeito às relações que o País desenvolve com os demais países, sejam elas econômicas, políticas ou geopolíticas, numa postura soberana de respeito mútuo entre as nações.

Para abordarmos esse sensível tema, contamos com as contribuições de:

Manuel Domingos Neto, doutor em História pela Universidade de Paris. Há mais de cinquenta anos se dedica ao estudo da temática militar. Foi professor da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Federal Fluminense e presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa-ABED.

Veja Também:  Rubens, Waldir e Ainda estou aqui

Carlos Eduardo Martins, Professor do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia de LEHC/UFRJ, pesquisador do CLACSO nos grupos de trabalho de Estudos sobre Estados Unidos e de Integração Regional e Unidade Latino-americana.

Assista agora:

*Diálogos AMSUR são uma realização do Instituto Sulamericano para a Cooperação e a Gestão Estratégica de Políticas Públicas, em parceria com ao Fórum 21 e a Rede Estação Democracia

**O evento foi transmitido ao vivo no dia 14 de outubro de 2024, às 20h00

Tagged: , , , , , , ,