Disparos de Jefferson repercutem na imprensa mundial

Disparos de Jefferson repercutem na imprensa mundial

Veja onze trechos de matérias da mídia internacional sobre o grave incidente

1. Libération – França

Brasil: ex-deputado bolsonarista fere, com granada, dois policiais que foram prendê-lo

O ex-deputado Roberto Jefferson, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, lançou granadas para tentar impedir sua prisão. Ele feriu pelo menos dois policiais. (…)

[Bolsonaro] insistiu que não tinha ligação com Roberto Jefferson e negou ter aparecido em fotos ao lado do ex-deputado. No entanto, vários meios de comunicação encontraram imagens dos dois juntos desde que o ex-capitão do exército chegou ao poder em 2019.

Apesar de tudo, Jair Bolsonaro ainda criticou as investigações judiciais contra o ex-parlamentar: elas estão sendo realizadas “sem qualquer fundamento constitucional ou qualquer acusação”, segundo ele. Ele também despachou seu Ministro da Justiça ao local.

https://www.liberation.fr/international/amerique/bresil-un-ex-depute-bolsonariste-blesse-a-la-grenade-deux-policiers-venus-larreter-20221024_C3Y4CR7S2JAZ5A44ARKOJ3EF6E/

2. The Guardian – Inglaterra

Político brasileiro ataca polícia com fuzil e granadas, ferindo dois

Aliado de Bolsonaro Roberto Jefferson recusa-se a se render após violar termos de sua prisão domiciliar

Um político brasileiro atacou policiais federais que foram prendê-lo em sua casa, levando a um cerco de horas.

Roberto Jefferson, ex-deputado e aliado do presidente Jair Bolsonaro, disparou tiros de fuzil contra policiais e lançou granadas, ferindo dois policiais no município rural de Comendador Levy Gasparian, no estado do Rio de Janeiro, no domingo. Ele disse em uma mensagem de vídeo enviada a apoiadores no WhatsApp que se recusou a se render, embora no início da noite estivesse sob custódia.

Os eventos acontecem poucos dias antes da eleição presidencial brasileira. A Suprema Corte do país tem procurado conter a disseminação de desinformação e retórica antidemocrática antes da votação de 30 de outubro, muitas vezes provocando a ira da base de Bolsonaro, que condena tais ações qualificando-as como censura.

https://www.theguardian.com/world/2022/oct/24/brazil-politician-attacks-police-rifle-grenades-roberto-jefferson

3. El País – Espanha

Político aliado de Bolsonaro se entrincheira e fere dois policiais para não ser preso

Roberto Jefferson se entrega após ministro da Justiça ir até sua casa para convencê-lo

Ex-deputado brasileiro, Roberto Jefferson, atira em policiais durante sua prisão

O presidente tentou se distanciar de Jefferson imediatamente. Assim que foi preso, o presidente divulgou um vídeo para dizer que quem agride policiais é criminoso, censurando sua atitude violenta. Mas em outras ocasiões o presidente de extrema-direita deu asas a discursos antidemocráticos.

A resposta violenta do político contra uma decisão do juiz Moraes coincide com seu relevante papel nas eleições, já que ele também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral, órgão que nas últimas semanas vem tomando múltiplas decisões para tentar coibir as notícias falsas que circulam pelas redes sociais.

https://elpais.com/internacional/2022-10-24/un-politico-aliado-de-bolsonaro-se-atrinchera-y-hiere-a-dos-policias-para-evitar-ser-detenido.html?rel=buscador_noticias

4. La Presse – Canadá

Ex-deputado bolsonarista joga granadas na polícia que foi prendê-lo

Bolsonaro também insistiu que não tinha ligação com Roberto Jefferson, que havia dito em 2020 que o presidente era seu “amigo íntimo”.

“As ofensas cometidas contra Carmen Lúcia não podem ser aceitas por quem respeita a democracia. Criou-se uma forma de violência na sociedade. Uma máquina para destruir valores democráticos. Isso gera comportamentos como o que vimos hoje”, escreveu Lula no Twitter, expressando também sua solidariedade aos feridos.

https://www.lapresse.ca/international/amerique-latine/2022-10-23/bresil/un-ex-depute-bolsonariste-lance-des-grenades-sur-des-policiers-venus-l-arreter.php

5. Diário de Notícias – Portugal

Aliado de Jair Bolsonaro resiste a ordem de prisão e fere policiais

O ex-deputado Roberto Jefferson, aliado do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, resistiu este domingo a uma ordem de prisão e disparou em dois polícias federais na cidade de Comendador Levy Gasparian, no estado do Rio de Janeiro.

Aliado do chefe de Estado, Jefferson é investigado no inquérito que apura atividades de uma organização criminosa que teria agido para atentar contra o Estado Democrático de Direito e cumpria prisão domiciliar.

O ex-parlamentar seria novamente preso por incumprir uma ordem judicial que o proibia de usar redes sociais depois de aparecer num vídeo, divulgado nestas plataformas, em que fazia críticas ao sistema judiciário e em que chamou a juíza do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia de prostituta.

https://www.dn.pt/internacional/aliado-de-jair-bolsonaro-resiste-a-ordem-de-prisao-e-fere-policias-15280733.html

6. Washington Post – Estados Unidos

Político brasileiro e aliado de Bolsonaro recusa prisão e fere políciais

Um político brasileiro atacou policiais federais que tentavam prendê-lo em sua casa no domingo, provocando um cerco de horas que causou alarme e uma corrida no mais alto nível do governo para dar uma resposta ao impasse.

Os eventos foram impressionantes até mesmo para os brasileiros que estão cada vez mais acostumados a políticos e ativistas de extrema-direita torcendo o nariz para os juízes da Suprema Corte, e acontecem poucos dias antes de os brasileiros irem às urnas para votar para presidente.

Veja Também:  Lula na Paulista: “A vitória do Boulos significa São Paulo 100% civilizado”

No início deste ano, o Supremo Tribunal Federal condenou o deputado Daniel Silveira por incitar ataques físicos aos ministros do tribunal e outras autoridades. Bolsonaro rapidamente concedeu perdão a Silveira, que apareceu ao lado do presidente depois que ele votou no primeiro turno da eleição em 2 de outubro.

https://www.washingtonpost.com/world/brazil-pol-and-bolsonaro-ally-refuses-arrest-injures-police/2022/10/23/f8551cdc-5321-11ed-ac8b-08bbfab1c5a5_story.html

7. La Repubblica – Itália

Brasil, ex-deputado de Bolsonaro joga granada na polícia que interveio para prendê-lo

Condenado por violar a prisão domiciliar, Roberto Jefferson atirou em policiais e feriu dois. A uma semana do segundo turno das eleições, o presidente em final de mandato se distancia

Ele havia sido condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal por ter violado as condições de sua prisão domiciliar, após ter agredido o presidente do mesmo tribunal nas redes sociais. Ainda quando os policiais de Levy Gasparian – estado do Rio de Janeiro – foram buscar Roberto Jefferson, o ex-parlamentar e apoiador de Bolsonaro se barricou em sua casa e desferiu alguns tiros de fuzil e jogou uma granada (três segundo o jornal O Globo) contra o carro que transportava os agentes, ferindo-os levemente.

https://www.repubblica.it/esteri/2022/10/24/news/brasile_ex_deputato_bolsonaro_lancia_granate_roberto_jefferson-371465160/?ref=search

8. Deutsche Welle – Alemanha

Aliado de Bolsonaro ataca polícia antes do segundo turno

Roberto Jefferson disparou tiros de fuzil contra a Polícia Federal e lançou granadas durante um cerco à sua casa na cidade de Comendador Levy Gasparian. O ataque deixou dois policiais feridos, antes de Jefferson ser preso.

O ataque é o mais recente ato de violência política antes de um acirrado segundo turno das eleições presidenciais entre Bolsonaro e o veterano esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva marcado para o final desta semana.

Jefferson já havia chamado Bolsonaro de “amigo pessoal”. Bolsonaro negou que já tenha estado em uma única foto com Jefferson, mas fotos da dupla rapidamente inundaram as redes sociais após esses comentários.

No início deste ano, Daniel Silveira, um parlamentar do Rio de Janeiro, foi condenado sob a acusação de ameaçar juízes do Supremo Tribunal. Bolsonaro então rapidamente perdoou Silveira pelo crime.

https://www.dw.com/en/brazil-bolsonaro-ally-attacks-police-ahead-of-runoff-vote/a-63535097

9. RTBF Radio-télévision belge de la Fédération – Bélgica

Brasil: ex-deputado bolsonarista fere com granadas policiais que foram prendê-lo

Um ex-parlamentar brasileiro, apoiador do presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro, lançou granadas para impedir sua prisão e feriu pelo menos dois policiais, anunciaram as autoridades no domingo.

Bolsonaro critica as investigações

O chefe de Estado já havia condenado anteriormente a “ação armada” de Roberto Jefferson, que se confinou em sua casa por oito horas e confirmou em um vídeo que havia usado armas, mas aparentemente sem intenção de ferir policiais.

Jair Bolsonaro, no entanto, também criticou as investigações judiciais contra o ex-deputado que, em sua opinião, estão sendo realizadas “sem qualquer fundamentação constitucional ou qualquer acusação”. Ele também despachou seu Ministro da Justiça no local.

https://www.rtbf.be/article/bresil-un-ex-depute-bolsonariste-blesse-a-la-grenade-des-policiers-venus-larreter-11091690

10. El Universal – México

Grave incidente em que aliado de Bolsonaro jogou granadas na polícia e deixou 2 feridos

Roberto Jefferson feriu duas pessoas após lançar uma granada quando a polícia chegou em sua casa para prendê-lo

Jefferson foi colocado em prisão domiciliar por insultar e ameaçar a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia. Mas o ministro do STF Alexandre de Moraes ordenou sua prisão depois que o político descumpriu as condições de sua prisão domiciliar, que estipulava que Jefferson não publicasse nada online.

No entanto, no sábado, ele gravou um vídeo referindo-se à ministra como “Carmen Lúcifer” e comparando-a a “prostitutas”.

https://www.eluniversal.com.mx/mundo/el-grave-incidente-en-el-que-aliado-de-bolsonaro-lanzo-granadas-contra-la-policia-y-dejo-2-heridos

11. Página 12 – Argentina

Um aliado de Bolsonaro entrincheirou-se em sua casa e confrontou a polícia com fuzis e granadas

A uma semana das eleições no Brasil, o ex-deputado Roberto Jefferson, líder do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e aliado do presidente Jair Bolsonaro, foi preso pela Polícia Federal depois de se barricar em sua casa e confrontar as forças de segurança com tiros de fuzil e granadas, ferindo dois policiais.

Por sua vez, Bolsonaro tentou se desvincular de seu aliado e o chamou de “criminoso” por ter confrontado a Polícia Federal. Nas redes sociais, o presidente tentou falar de Jefferson como um estranho, mas fotos dos dois se abraçando rapidamente começaram a ser publicadas, dando-se destaque ao gesto de Bolsonaro de enviar seu ministro da Justiça, Anderson Torres, para mediar sua rendição.

Bolsonaro também não pode negar sua proximidade com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), já que o padre Kelmon, candidato a presidente pelo partido no primeiro turno, está apoiando o atual presidente para o pleito e fazendo campanha junto com a primeira-dama Michelle Bolsonaro.

https://www.pagina12.com.ar/492074-un-aliado-de-bolsonaro-se-atrinchero-en-su-casa-y-enfrento-a

Tagged: , ,

Leave comment