Ausência de Lula em cúpula do Brics por acidente doméstico é destaque internacional

Ausência de Lula em cúpula do Brics por acidente doméstico é destaque internacional

As notícias sobre a ausência de Lula na cúpula do Brics em Kazan, na Rússia, trazem nota do Palácio do Planalto, declarações do médico Roberto Kalil e detalhes sobre a queda do presidente brasileiro no sábado, que atingiu a parte de trás de sua cabeça e precisou levar pontos. Destacam ainda a importância do Brasil no grupo de países formado também por Índia, China e África do Sul, além dos novos integrantes que vão “debutar” no encontro entre 22 e 24 de outubro. Trazem ainda a informação de que Lula participará por videoconferência.

Lula, que completa 79 anos no próximo domingo, “por recomendação médica, não viajará para a reunião de cúpula do BRICS em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens aéreas de longa distância”, informou a Presidência em um comunicado no domingo.

Esperava-se que Lula se reunisse com os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Xi Jinping, da China, à margem do evento. Em vez disso, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, participará do evento.

Putin, que é procurado pelo Tribunal Penal Internacional por supostos crimes de guerra na Ucrânia, será visto apertando as mãos de vários líderes mundiais, incluindo Xi Jinping da China, Narendra Modi da Índia, Recep Tayyip Erdogan da Turquia e o novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. Antes considerado como uma associação informal de economias emergentes díspares, o Brics assumiu uma forma mais concreta nos últimos anos, impulsionado inicialmente pela China, com um impulso adicional da Rússia desde o início da guerra na Ucrânia em fevereiro de 2022. O bloco comemorou sua primeira grande expansão no ano passado, quando o Irã, os Emirados Árabes Unidos, a Etiópia e o Egito aderiram. Desde então, outros países manifestaram interesse em fazer parte do grupo, o que pode aumentar sua influência econômica.

Veja Também:  Brics define critérios para países associados e debate Oriente Médio

(RT, Independent / BBC / Daily Star / South China Morning Post / Guardian / La Nación do Chile / La Nación da Argentina / Público / Página 12 / Ambito / Tass)

O presidente Lula está “super bem” nesta segunda-feira, depois de ter sofrido uma lesão na cabeça em casa no fim de semana, que causou uma pequena hemorragia cerebral, disse o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. (Reuters)

“O Brics é uma resposta ao “odioso” sistema ocidental – ex-funcionário do Pentágono. O “armamento” do dólar por parte de Washington levará mais países ao grupo econômico, previu Michael Maloof”, noticia o site russo RT. Maloof aplaudiu o presidente russo, Vladimir Putin, por reconhecer que inúmeros países ao redor do mundo estão buscando um sistema econômico mais inclusivo e procurando, nas palavras de Maloof, “sair das odiosas sanções do Ocidente e do sistema financeiro que realmente os sobrecarregou”.

Nessa cúpula, o presidente russo fará questão de demonstrar o fracasso da política de isolamento e sanções adotada pelo Ocidente em resposta à invasão da Ucrânia. (RT / Le Parisien)

Na imagem, a primeira foto do presidente Lula após o acidente, em reunião nesta segunda-feira no Palácio da Alvorada com o ministro Alexandre Padilha e o assessor Celso Amorim / Ricardo Stuckert / PR

Tagged: