Diálogo AMSUR: Trump, os Estados Unidos, o Brasil e o mundo
Uma eleição americana que apontava para uma disputa demasiado acirrada acabou por dar a vitória relativamente folgada a Donald Trump no embate com Kamala Harris, atual vice-presidenta dos EUA, além de conformar maioria republicana tanto no Senado como na Câmara de Representantes. Dado o perfil de Trump, seu discurso, sua postura e sua presidência anterior, muito se pode especular quanto a seu novo mandato, seja em torno de temas de gestão transformados em embates morais, quanto em questões como meio ambiente e clima, migração, economia e outros no campo interno ao país. Mas também se pode especular em torno de sua postura geopolítica e geoeconômica, na relação com os BRICS+, a China e a Rússia em particular, mas também no potencial fortalecimento dos setores da extrema-direita espalhados pelo mundo e no Brasil, particularmente. Os organismos de governança mundial podem ter seu esvaziamento aprofundado? Como será sua postura perante os conflitos bélicos em curso ou potenciais ao redor do Mundo?
Como primeira especulação – já que o desenho de seu governo será mais bem explicitado quando da formação de seu governo e de suas primeiras medidas já no exercício da presidência – é possível fazerem-se já algumas conjecturas e, para isso, contamos com as contribuições de:
Gilberto Marcos Antonio Rodrigues, Professor Associado de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC. Pesquisador Produtividade do CNPQ. Membro da Cátedra Sergio Vieira de Mello (Acnur) e do Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil-OPEB.
Roberto Moll Neto, Professor de História da América na Universidade Federal Fluminense e Professor e Orientador de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança (PPGEST – UFF).
Assista ao Diálogo:
*Diálogos AMSUR: uma realização do Instituto Sulamericano para a Cooperação e a Gestão Estratégica de Políticas Púbicas, em parceria com o Fórum 21 e a Rede Estação Democracia
**O evento teve transmissão ao vivo no dia 11/11/2024, às 20h00
Instituto Sulamericano para a Cooperação e a gestão estratégica de políticas públicas. Acompanhe as atividades em amsur.org