Imagem 1

Em solidariedade a Renato Rovai e Breno Altman

Em solidariedade a Renato Rovai e Breno Altman

O Fórum 21 – Portal das Esquerdas expressa toda a sua solidariedade a Renato Rovai, editor da revista Fórum, e a toda sua equipe, denunciando a campanha difamatória d’O Estado de S. Paulo após a publicação revelar a falsidade de uma matéria que tenta conectar o governo Lula e o ministro da Justiça Flávio Dino ao crime organizado.

A Fórum vem sofrendo ataques desde que publicou reportagem com a denúncia contra a editora-chefe de Política do Estadão, Andreza Matais. Além disso, a Associação Nacional de Jornais (ANJ), liderada por Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Estadão, emitiu nota acusando a revista de usar “métodos de intimidação contra veículos e jornalistas”, numa tentativa de deslegitimar a mídia alternativa.

É inaceitável que a mídia liberal alinhada à extrema-direita continue a disseminar mentiras baseadas em fake news e a atacar veículos alternativos comprometidos com a verdade, a justiça e a democracia.

No mesmo contexto, destacamos nosso total apoio ao jornalista Breno Altman, editor do site Opera Mundi, referência brasileira em análise internacional. Judeu antissionista, Altman se posiciona contra a ocupação ilegal de Israel na Palestina, denunciando o genocídio em Gaza, e foi alvo da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), que o acusou de racismo e obteve decisão judicial favorável à remoção de suas postagens, usando para isso uma das principais armadilhas narrativas empregadas pelos partidários do Estado de Israel: a confusão entre antissemitismo e antissionismo.

Em posicionamento na rede social X (antigo Twitter), Altman explica: “Antissemitismo é o ódio contra os judeus, que encontrou seu apogeu com o Holocausto, no qual morreram dezenas de meus familiares, entre milhões assassinados pela bestialidade nazista, esmagada pelo Exército Vermelho e a luta dos povos em 1945. Antissionismo é a repulsa contra uma ideologia racista e colonial que envergonha a tradição humanista do judaísmo, manchando-a com o sangue das crianças executadas na Faixa de Gaza”.

Veja Também:  Diálogos AMSUR: As eleições para o Parlamento Europeu e a conjuntura política

Ao repudiar tais tentativas de silenciar vozes críticas, o Fórum 21 reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão, o jornalismo responsável e a denúncia de perseguição à mídia contra-hegemônica.

*Imagem em destaque: Renato Rovai e Breno Altman (Reprodução)

Tagged: , , , , , , ,

Leave comment