Imagem 1

Perdemos César Locatelli, nosso colega no Fórum 21

Perdemos César Locatelli, nosso colega no Fórum 21

Por Carmen Munari

(texto atualizado)

Morreu nesta quarta-feira (22/5) César Locatelli, nosso companheiro do Fórum 21.  Ele se apresentava como economista, “metido a jornalista” e membro-fundador da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (Abed). Desde o ano passado cursava o doutorado no programa de Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC). César teve um “mal súbito”, segundo um integrante da família. Tão jovem, entrando nos 70 anos…

Por vários anos, atuou na publicação Carta Maior, com textos e traduções. Com o término do portal, participou da criação deste Fórum 21. Colaborava frequentemente com análises e reduziu sua colaboração depois que iniciou o doutorado. “É uma grande perda. César, além de muitas e importantes realizações, participou durante muitos e muitos anos da Carta Maior e, junto conosco, da criação do Fórum 21”, nas palavras do editor Carlos Tibúrcio.

Colaborava também para a Carta Capital, GGN de Luis Nassif e Brasil247. No passado, no Jornalistas Livres.

Em nota de pesar, a Abed diz que “César será lembrado não apenas por sua contribuição profissional, mas também por seu caráter, sua paixão pela justiça social, sua dedicação incansável à causa da democracia e, principalmente, pelo carinho que dedicava a cada um dos colegas com quem se relacionava na nossa associação”.

Para o Programa em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC), “César será rememorado por sua infatigável dedicação às causas da justiça social e da democracia”. Também em nota, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé destacou: “Economista dos bons, foi também jornalista independente, cumprindo papel importante na oxigenação do debate econômico no país, dominado pelo pensamento único da mídia hegemônica”.

Mestre e graduado em economia política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com experiência nas áreas de Políticas Econômicas e Mercado Financeiro, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política, pensamento econômico, crise imobiliária, crise financeira e opções de política econômica, segundo seu perfil acadêmico.

Há pouco mais de um ano, em abril de 2023, publicou no Fórum 21 análise com o título “Combate à inflação: aparência e essência” em que dizia “o Comitê de Política Monetária do Banco Central na aparência cumpre o papel de protetor da moeda brasileira. Na essência age como o FMI naqueles anos em que nos subjugava. Copom e FMI formam uma unidade aplaudida, dentro e fora do país, por sua eficiência em manter nosso crescimento medíocre.” Seu último texto foi publicado em abril sobre a Lava Jato, em que tratava do afastamento da juíza Gabriela Hardt por conduta “aparentemente descambando para a ilegalidade”.

Para nós, seus colegas, César sempre demonstrava gentileza, de perfil calmo e estava pronto para ajudar a quem precisasse. Caráter dez.

“Um dia elogiei a calma, a placidez dele. E ele me contou que depois de um problema de saúde decidiu ‘desligar’ do mundo, e que tinha aprendido a meditar, e por isso tinha aquele semblante tranquilo”, nas palavras do colega Marcos Diniz, do Fórum 21, que também participou da Carta Maior.

COMPANHEIROS

“César Locatelli dedicou sua vida a lutar por uma democracia a serviço dos interesses do povo brasileiro. Era um verdadeiro economista, defendendo o interesse nacional, um exemplo do que dizia a grande professora e economista Maria da Conceição Tavares: ‘Economista que não defende o povo não é economista. É tecnocrata’.  Cesar Locatelli vai fazer muita falta, mas deixou um exemplo a ser seguido por seus amigos e discípulos. Que isso sirva de consolo à sua família.” – Liszt Vieira, integrante do Conselho Editorial do Fórum 21 e do Conselho Consultivo da Associação Alternativa Terrazul. Foi secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (2002) e presidente do Jardim Botânico fluminense (2003 a 2013). É sociólogo e professor aposentado pela PUC-RIO.

“Muito triste. Extraordinária pessoa. Gentil, estimulador do pensamento crítico, solidário, comprometido com as grandes causas das classes trabalhadoras. Sentimentos aos amigos e família.” – Roberto Leher, professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Fiquei aturdido com a notícia. Uma vida toda pela frente, muitos projetos…. Tristeza.” – Sebastião Velasco e Cruz, professor titular do Departamento de Ciência Política da Unicamp e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais, UNESP/UNICAMP/PUC-SP.

“Uma das pessoas mais amáveis conhecida por mim nesse grupo à distância. Tornou se meu amigo à distância. Criamos um vínculo e confiança com incentivos mútuos. Dizia a ele saber escrever muito bem. Gostava de o ler. Estou chocado com a perda do amigo inesquecível.” – Fernando Nogueira Costa, professor titular do Instituto de Economia da Unicamp.

“Que notícia ruim. Vai-se um companheiro afável e bom, sempre presente nas boas lutas, mais um vácuo de humanidade que se cria.” – Celso Falcão, integrante do Fórum 21.

Íntegra da nota da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (Abed)

Veja Também:  Maria da Conceição Tavares

É com profundo pesar que a Associação Brasileira de Economistas Pela Democracia (ABED) anuncia o falecimento do nosso estimado colega e amigo, César Locatelli, ocorrido em 22 de maio de 2024.

César foi um membro inestimável da nossa associação, tendo desempenhado um papel crucial como coordenador do Coletivo de São Paulo e membro da Coordenação Executiva Nacional.

Sua dedicação e esforço foram fundamentais para a criação do site da ABED, um marco importante na nossa história.

Como economista e jornalista, César realizou diversas entrevistas com economistas notáveis, contribuindo significativamente para o engrandecimento da nossa instituição e para a disseminação de ideias importantes no campo da economia.

César será lembrado não apenas por sua contribuição profissional, mas também por seu caráter, sua paixão pela justiça social, sua dedicação incansável à causa da democracia e, principalmente, pelo carinho que dedicava a cada um dos colegas com quem se relacionava na nossa associação.

Neste momento de tristeza e luto, nossos pensamentos estão com a família e os amigos de César. Que eles encontrem conforto nas memórias de sua vida e na certeza de que seu legado perdurará.

Descanse em paz, querido César. Sua presença será profundamente sentida, mas seu impacto e influência continuarão a inspirar-nos.

Com pesar,

Associação Brasileira de Economistas Pela Democracia (ABED)”

Íntegra da nota do Programa em Economia Política Mundial (UFABC)

“Com profunda tristeza o Programa em Economia Política Mundial (UFABC) informa o falecimento, na noite de 21/05/2024, de um dos seus alunos e companheiro inestimável, o doutorando, jornalista e economista César Locatelli. Ele foi um excelente e arguto pesquisador e um colega admirado, afável e solidário.

César será rememorado por sua infatigável dedicação às causas da justiça social e da democracia. Seus diversos artigos, entrevistas, pesquisas e sua importante atuação na Associação Brasileira de Economistas Pela Democracia (ABED) testemunham alguns dos diversos bons combates que travou ao longo da sua vida.

Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos. César nos fará falta!”

Íntegra da nota do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

É com consternação que o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé recebe a notícia do falecimento de César Antonio Locatelli de Almeida, ocorrido nesta quarta-feira, 22 de maio de 2024.

“Firmemente empenhado em causas sociais e em temas ligados ao desenvolvimento social”, conforme descreve o jornalista Luis Nassif, César foi um dos coordenadores da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia e o Fórum 21 – grupo de intelectuais orgânicos e lideranças sociais e políticas – também tem suas digitais.

Economista dos bons, foi também jornalista independente, cumprindo papel importante na oxigenação do debate econômico no país, dominado pelo pensamento único da mídia hegemônica. César contribuiu e muito para travar o bom combate no campo das ideias!

Até pela sua trajetória na mídia alternativa, os caminhos dele e do Barão se encontraram há muitos anos. Sempre presente em nossas festas, debates, cursos, seminários e entrevistas coletivas, César é um amigo que agora passa para a eternidade.

Expressamos nosso luto e nossas condolências aos familiares de César, que certamente, seja onde estiver, seguirá presente!

Na imagem, César Locatelli em foto postada em abril de 2023 / Facebook

Tagged: ,