Brasil deve propor moeda chinesa como garantia nas exportações com Argentina

Brasil deve propor moeda chinesa como garantia nas exportações com Argentina

O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, chega ao Brasil nesta segunda-feira para se reunir com seu colega Fernando Haddad e com o presidente Lula. De acordo com fontes do governo brasileiro, Massa será recebido em Brasília pelo próprio presidente Lula, que anunciará o financiamento das exportações brasileiras para a Argentina, garantido em yuans, moeda chinesa. O crédito, explicam as fontes consultadas, “é crucial para que a indústria argentina não pare na reta final da campanha eleitoral”, mas também terá de ser usado para financiar a campanha, informa o site argentino La Politicaonline.

Também argentino, o La Nación sustenta que o presidente Lula fará um acordo sobre um mecanismo para poder pagar as importações do Brasil para a Argentina com yuans provenientes da troca de moeda com a China, numa economia em crise que complica os planos do candidato presidencial.

El Diario Ar também noticia o possível acordo.

A Pátria Latina acrescenta que Massa já havia adiantado a possibilidade de fechar um acordo com o Brasil nesse sentido durante coletiva de imprensa realizada em Washington na última quarta-feira. “Iremos ao Brasil para facilitar ainda mais o procedimento de utilização das reservas, num momento em que temos que cuidar delas”, disse Massa, candidato à Presidência da situação.

Candidato de direita

Brasil busca candidato de extrema-direita após Bolsonaro ser declarado inelegível. O ex-presidente, inelegível até 2030, disse que tem “uma bala de prata” para as eleições de 2026 que ele não revelará, segundo análise do El Diario Ar.

Microcasas

Reportagem da BBC internacional, que replicou em outras publicações, foca microcasas dirigidas aos sem-teto em São Paulo. Informa que as autoridades de São Paulo estimam que cerca de 34.000 pessoas estão dormindo nas ruas este ano, enquanto os números da Universidade Federal de Minas Gerais apontam para um número próximo a 50.000. A população sem-teto aumentou mais de 31% desde a pandemia, e o número de famílias que dormem na rua aumentou 111% no mesmo período, de acordo com a prefeitura. Este ano a cidade criou uma nova solução temporária: a microcasa. A primeira vila de microcasas foi construída perto das margens do rio Tiete, no bairro de Canindé. Lar de uma das favelas de São Paulo, hoje o local abriga cerca de 20 famílias, cada uma vivendo em uma pequena caixa que se parece com um contêiner de transporte e mede 18 m². Segundo a BBC, o objetivo é construir 1.000 casas desse tipo em toda a cidade até o final do ano, abrigando 4.000 pessoas.

Veja Também:  Em cerimônia com Lula, comandante do Exército defende a democracia

O texto foi traduzido e publicado pelo colombiano El Tiempo

Meio ambiente

“David Lammy, do Partido Trabalhista, visita o Brasil para construir uma parceria de justiça climática”, publica The Guardian. O secretário-sombra de relações exteriores do Reino Unido, David Lammy, levou sua política diplomática verde para um teste no Brasil neste mês, na esperança de que a “justiça climática” possa servir como um grito de guerra internacional para um futuro governo trabalhista. Em uma entrevista ao Guardian, Lammy disse que uma vitória dos trabalhistas nas próximas eleições gerais permitiria que Keir Starmer (líder do Partido Trabalhista) construísse uma parceria para uma ação climática radical com o presidente Lula antes da cúpula climática Cop30 da ONU em Belém, em 2025. Devemos trabalhar com o governo Lula para eliminar o desmatamento até 2030, antes que o ponto de inflexão seja atingido, disse.

PIB

A publicação Brazilian Report traz reportagem sobre o PIB. Dias antes de o instituto de estatísticas IBGE divulgar os resultados do PIB do segundo trimestre deste ano, os analistas elevaram suas projeções para o PIB de 2023 para 2,31%. Na semana passada, a mediana das previsões dos especialistas consultados pelo Relatório Focus do Banco Central era de 2,29%. Depois de um forte crescimento nos primeiros três meses do ano (1,9%), graças a uma safra de soja abundante e a um desempenho melhor do que o esperado no agronegócio, os economistas imaginam que os resultados de abril a junho mostrarão uma desaceleração.

Pedofilia

As autoridades implantaram nesta segunda-feira, 28 de agosto, uma operação policial simultânea no Brasil, Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Panamá e Estados Unidos para combater a pedofilia, informaram fontes oficiais. Os agentes estão investigando “mais de 200″ suspeitos de “produzir, armazenar e compartilhar conteúdo” na internet de abuso infantil desses sete países das Américas, informou em nota o Ministério da Justiça do Brasil. Até o momento, onze suspeitos foram presos em flagrante delito como parte da chamada Operação Aliados da Infância, de acordo com um balanço preliminar fornecido pela Secretaria de Segurança de São Paulo, informa o equatoriano Mercurio.

Ilustração: Lula e o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, em evento do Mercosul / La Nación

Tagged: , , , , ,

Leave comment