Bahia Governo Presente Futuro pra Gente

Desemprego cai para 6,9%, menor índice do trimestre desde 2014

Desemprego cai para 6,9%, menor índice do trimestre desde 2014

O Focus21 reúne as citações relevantes sobre o Brasil publicadas pela imprensa internacional

A taxa de desemprego do Brasil caiu para o nível mais baixo em uma década no segundo trimestre, segundo divulgou o IBGE nesta quarta-feira. O número de pessoas empregadas atingiu um recorde histórico. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 6,9% no período de abril a junho, em linha com as expectativas do mercado e abaixo dos 7,9% registrados no trimestre anterior, marcando o menor valor para o período desde 2014. A taxa de desemprego no Brasil tem oscilado em torno de níveis historicamente baixos no último ano, apesar das elevadas taxas de juros, um indicador aplaudido pelo governo, embora alguns temam que isso possa desencadear pressões inflacionárias.

“Ótimas notícias, mas sem surpresas”, disse o presidente Lula no X após a divulgação dos últimos números. “Nosso trabalho continua a dar resultados, criando mais empregos para os brasileiros.” (Reuters)

VENEZUELA

Posicionando-se publicamente pela primeira vez sobre a contestada vitória de Nicolás Maduro nas presidenciais venezuelanas de domingo, cujos resultados estão sendo questionados pela comunidade internacional, o presidente Lula chocou até aliados ao dizer que o processo eleitoral no país vizinho transcorreu dentro da normalidade e que está tudo tranquilo na Venezuela, mesmo com a polícia a usar de extrema violência contra protestos populares. Para Lula, a imprensa brasileira é quem está a insuflar os protestos da oposição na Venezuela, que, segundo ele, se tem provas de uma suposta fraude eleitoral que as apresente à justiça do país e depois acate a decisão.

“Não tem nada de grave na Venezuela, nada de assustador. Vejo a imprensa brasileira a tratar o assunto como se fosse a terceira guerra mundial. O tribunal eleitoral da Venezuela já reconheceu o Maduro como vitorioso, a oposição é que não. Vejo como um processo normal, tranquilo”, declarou Lula da Silva em entrevista à emissora de televisão Rede Matogrossense, do estado de Mato Grosso, que o presidente visita esta quarta-feira. (Correio da Manhã / La Politica Online)

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu colega norte-americano, Joe Biden, pediram ontem a liberação imediata dos registros eleitorais da Venezuela, à medida que aumentava a pressão contra a república bolivariana após as eleições de domingo, nas quais o presidente Nicolás Maduro foi oficialmente proclamado vencedor. Os dois líderes concordaram com a necessidade de as autoridades eleitorais venezuelanas divulgarem imediatamente informações completas, transparentes e detalhadas de todas as seções eleitorais, informou a Casa Branca. (Jornada, México  / Página 12 / Ambito)

No Brasil, o presidente Lula da Silva já veio a público pronunciar-se a respeito dos desenvolvimentos na Venezuela, apelando à cooperação das autoridades para que se possa resolver a tensão entre Maduro e a oposição. O que a posição do chefe de Estado do Brasil reflete para o exterior? Passará de uma tentativa de cauterizar os danos e os confrontos na Venezuela? Ouça a análise de Francisco Mendes da Silva e de Daniel Oliveira na versão podcast do programa Antes pelo Contrário, emitido na SIC Notícias no dia 30 de julho. (Expresso)

Veja Também:  Após reunião com Lula, Silvio Almeida é demitido do governo

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O Brasil planeja investir 4,1 bilhões de dólares (23 bilhões de reais) até 2028 para implementar um plano nacional de inteligência artificial, para o qual desenvolverá seu próprio supercomputador. O projeto foi apresentado na terça-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura de uma conferência de ciência e tecnologia em Brasília. (La Nación / Nodal)

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

No Le Monde Diplomatique, reportagem em português sobre XXV Marcha dos Municípios a Brasília, que ocorreu entre os dias 20 e 23 de maio de 2024 no maior centro de convenções da cidade. A Marcha é um evento anual organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o objetivo de promover o diálogo entre os líderes municipais e as autoridades do Legislativo e do Executivo federal para discutir questões de interesse dos municípios e buscar soluções para os desafios enfrentados na administração municipal. Em ano de eleição municipal, a Marcha é uma oportunidade ímpar para ampliar nossa compreensão sobre o funcionamento do federalismo brasileiro, o poder local e as relações intergovernamentais no Brasil.

ESCRITOR

Também no Le Monde Diplomatique, entrevista em comemoração ao Dia Nacional do Escritor (25 de julho) com  Raimundo Carrero, nascido em Salgueiro (PE), em 1947. Nas últimas semanas, também foram entrevistados Cidinha da Silva, Carlos Eduardo Pereira, João Anzanello Carrascoza e Eliana Alves Cruz. Autor de Maçã agreste (1989), As Sombras Ruínas da Alma (1999) e Minha Alma é Irmã de Deus (2010), Raimundo Carrero venceu alguns dos principais prêmios literários do país, inclusive o Jabuti, o São Paulo, o APCA e o Machado de Assis. Desde 1990, ministra a própria oficina de criação literária, responsável por revelar grandes nomes da literatura brasileira contemporânea.

Tagged: , , , ,