Justiça eleitoral lança campanha contra tentativa de golpe

Justiça eleitoral lança campanha contra tentativa de golpe

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia nesta segunda-feira uma campanha publicitária na televisão e no rádio em defesa da democracia, com uma mensagem contra a tentativa de golpe de Estado. “Na hora da verdade, a democracia fala mais alto”, é o slogan. Seis meses se passaram desde a invasão antidemocrática e o saque dos prédios dos três poderes em Brasília no sábado, 8 de janeiro, por apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro. A peça publicitária, que se estenderá até 15 de setembro, tem música de rap e apresenta um homem e uma mulher negros. A cantora veste uma blusa branca com a inscrição Democracia, em uma festa com pessoas de todas as idades. O filme de 30 segundos diz que “a liberdade de expressão não é uma licença para espalhar mentiras, ódio, golpes e discordâncias…”, informa a agência cubana Prensa Latina.

O governo Lula demitiu 103 funcionários públicos envolvidos em casos de corrupção nos primeiros seis meses de seu mandato, de acordo com a revista Veja, diz a Prensa Latina. E um grande número de pessoas ainda está na fila para enfrentar as consequências. Os processos são acompanhados pela Controladoria Geral da União (CGU), que afastou funcionários flagrados cometendo crimes no serviço público. Durante seu governo (2019-2022), o ex-presidente Jair Bolsonaro expulsou 1.934 funcionários da máquina administrativa, a maioria dos casos relacionados a irregularidades, segundo dados da CGU. Em setembro passado, 69% dos brasileiros acreditavam que havia corrupção no governo de Bolsonaro, de acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha.

Queda da inflação

Pesquisa da Reuters indica que o Brasil registrou uma leve deflação em junho, em termos mensais, devido aos custos mais baixos dos combustíveis e dos alimentos mais baratos, o que reforça a hipótese de um possível início de um ciclo de flexibilização monetária aguardado pelos investidores globais já no próximo mês. A provável queda, a ser confirmada em uma divulgação na terça-feira (11/07), seria a primeira desde setembro, o último mês de um breve período de queda nos preços ao consumidor que foi interrompida após a eleição do presidente Lula em outubro. Os preços ao consumidor medidos pelo índice IPCA provavelmente caíram 0,10% em junho em relação a maio, de acordo com a estimativa mediana de 13 economistas consultados entre 5 e 7 de julho. Em uma base anual, a inflação deve desacelerar ainda mais para 3,20%, seu nível mais baixo desde setembro de 2020.

Veja Também:  Lula quer estratégia internacional contra extrema-direita

Ainda na Reuters, notícia de que o governo Lula não vai esperar que o Congresso termine de votar a reforma tributária antes de apresentar sua proposta para uma reforma do imposto de renda, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda-feira. Haddad disse em uma entrevista que a mudança planejada no imposto de renda, um item de longa data da agenda do Partido dos Trabalhadores de esquerda de Lula, representa um elemento crucial dos planos do governo para zerar seu déficit orçamentário primário no próximo ano.

A América Latina e o Caribe receberam fluxos recordes de investimento estrangeiro direto no ano passado, segundo um relatório das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira, principalmente em serviços, manufatura e energia, depois que os gastos se recuperavam após a pandemia. O Brasil, a maior economia da região, ficou com a maior parte dos investimentos, com 41%, enquanto o México, a segunda maior economia, ficou com 17%, segundo a Reuters.

Amazônia

O diretor da Polícia Federal para a Amazônia comemorou o sucesso do governo na expulsão de milhares de garimpeiros ilegais do maior território indígena do país, mas advertiu que a “guerra” contra os criminosos ambientais ainda não terminou. Em discurso em Belém, Humberto Freire estimou que as forças ambientais e policiais especiais expulsaram 90% dos 20.000 garimpeiros que estavam devastando o território protegido dos Yanomami, desde o início da repressão em fevereiro, informaram Tom Phillips, em Belém, e Bram Ebus, em Leticia, no Guardian.

Ilustração é trecho da campanha publicitária da Justiça eleitoral

Tagged: , , , , ,

Leave comment