Lula escolhe deputada estadual de Minas para o ministério dos Direitos Humanos

Lula escolhe deputada estadual de Minas para o ministério dos Direitos Humanos

O presidente Lula escolheu a deputada estadual de Minas Gerais pelo PT Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos no lugar de Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira após ser alvo de denúncias de assédio sexual. Nas redes socais, Lula anunciou a escolha: “Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho.” A posse deve ser em breve.

Também nas redes sociais, a nova ministra agradeceu ao presidente: “É com muita honra que aceitei, nesta segunda-feira, o convite do presidente Lula para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nosso país tem grandes desafios e esse é um chamado de muita responsabilidade. Temos muito trabalho pela frente e sigo esperançosa, com o compromisso de uma vida na luta direitos.”

Macaé Evaristo é professora, foi secretária municipal de Educação em Belo Horizonte entre 2005 e 2012 nas gestões de Fernando Pimentel (PT) e Márcio Lacerda (PSB). Entre 2013 e 2014, ocupou a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, período em que a pasta esteve sob o comando de Aloizio Mercadante e José Henrique Paim.

(Reuters, com O Globo)

MORAES X MUSK

A briga de Elon Musk com o juiz brasileiro é muito mais do que uma briga pessoal – trata-se da soberania nacional, da liberdade de expressão e do estado de direito. Escreve Yasmin de Mendonça, da Universidade de Virgínia (EUA), no site The Conversation. Vejo isso como algo mais do que apenas uma amarga disputa pessoal. A batalha legal da X com a Suprema Corte do Brasil levanta questões importantes sobre a regulamentação de plataformas e como combater a desinformação e, ao mesmo tempo, proteger a liberdade de expressão. E, embora o foco esteja no Brasil e em Musk, esse é um debate que está repercutindo em todo o mundo.

Em função do bloqueio, da noite para o dia, muitos brasileiros que haviam consolidado seus negócios no X foram forçados a procurar freneticamente por novas plataformas, onde muitos teriam que começar do zero para alcançar clientes, comercializar seu trabalho e se conectar com patrocinadores. A ideia de que tantas empresas e meios de subsistência possam ser suspensos tão rapidamente por caprichos de um único executivo de tecnologia que desafia um juiz mostra como a economia digital se concentrou nas mãos de alguns gigantes da tecnologia. “Essas plataformas promovem e criam um certo ecossistema econômico em torno delas”, disse Leonardo Nascimento, coordenador do Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia, no nordeste do Brasil. (Clarín, replicando NYT)

O uruguaio El Tiempo traz um perfil de Alexandre de Moraes. “O poderoso juiz que proibiu o X no Brasil”

BOLSONARO

Bolsonaro liderou manifestação na Avenida Paulista contra Alexandre de Moraes. O ex-presidente usou o Dia da Independência para defender o impeachment contra o juiz que o desqualificou. O ex-presidente conseguiu reunir todos os líderes do partido de direita e deixou claro que o que quer que aconteça com a construção política no período que antecede as eleições presidenciais de 2026 terá ele em um papel central de decisão. (La Política Online, em texto de direita; Diário Correo)

VENEZUELA

Decepcionado com Nicolás Maduro e mais do que irritado com Javier Milei. O presidente Lula da Silva está descontente com seu colega e “parceiro” venezuelano ao analisar a tensão diplomática após a revogação da autorização do Brasil para representar os interesses argentinos em Caracas. A raiva não é menor com seu colega, e nunca tratado como “parceiro”, Milei, que de Buenos Aires voltou a atacar o líder petista apesar dos esforços para cuidar da residência oficial na Venezuela. Neste domingo, o presidente realizou uma reunião de emergência no Palácio Alvorada, em Brasília, com a ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participou remotamente, pois está em Omã em uma visita oficial. De acordo com fontes do governo que falaram a vários meios de comunicação, o líder progressista defendeu a permanência dos funcionários brasileiros na embaixada até que Milei escolha outro governo para representá-lo perante Maduro. (Página 12, La Política Online, Clarín, La Nación)

Veja Também:  A falácia do 'equilíbrio' fiscal

SECA

O rio Paraguai, na América do Sul, importante via de escoamento de grãos, atingiu uma baixa recorde na capital paraguaia, Assunção, com os níveis de água esgotados por uma seca severa rio acima no Brasil, que prejudicou a navegação ao longo das hidrovias na Amazônia. A profundidade do rio Paraguai, medida em relação a um índice “zero” em vez do leito do rio, caiu abaixo de 0,82 metro negativo, quebrando o recorde anterior de baixa em outubro de 2021, mostram dados da Direção Nacional de Meteorologia e Hidrologia. O órgão prevê que o rio continue caindo sem previsão de chuva. (Daily Maverick replicando Reuters)

A Amazônia brasileira está sofrendo mais uma vez com a seca extrema, que ameaça se agravar nos próximos meses. Em Manaquiri, perto de Manaus, já há leitos de rios secos, peixes encurralados e várias comunidades rurais isoladas. Depois de um 2023 dramático, o Brasil está enfrentando a pior seca deste ano desde 1950 e uma das partes mais atingidas do país é a região amazônica, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. No estado do Amazonas, o governo decretou “situação de emergência” em seus 62 municípios devido à seca e aos incêndios florestais. Os especialistas em meteorologia já haviam previsto esse fato e ele foi confirmado. (El Mercúrio)

BRASIL EM PORTUGAL

Investimentos brasileiros se espalham pelo Algarve, Alentejo e Norte de Portugal. Portugal ultrapassou os Estados Unidos nas consultas feitas por empresários brasileiros sobre oportunidades de negócios no mercado internacional. O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Otacílio Soares, diz que, até 2021, 80% dos empreendedores que pensavam em ampliar seus negócios para fora do Brasil miravam os Estados Unidos. De 2022 para cá, 60% das sondagens passaram a olhar para o território luso, conforme levantamento realizado pela ApexBrasil. (Público)

COMBATE AO FEMINICÍDIO

No Le Monde Diplomatique: “Prevenção efetiva: a necessidade de um salto de qualidade no combate à violência contra a mulher.” A cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil. A cada seis minutos, uma mulher ou menina é vítima de violência sexual. Em um único dia, 113 mulheres são vítimas de importunação sexual. Em 2023, segundo levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, tivemos o maior número de feminicídios já registrado no Brasil (1.467). Em 2024, a tendência segue no mesmo ritmo: segundo levantamento feito pelo Laboratório de Estudos de Feminicídios (LESFEM), até 31 de julho de 2024, já tinham sido registrados 1.061 casos consumados.

MERCADO TORCE PELA ALTA DO JURO

Economistas brasileiros pesquisados semanalmente pelo Banco Central alinharam suas expectativas com relação à fixação de taxas de juros futuras, prevendo agora um aumento da taxa na reunião do Copom dos dias 17 e 18 de setembro, após dados econômicos mais fortes do que o esperado. A mudança encerrou uma sequência de 11 semanas em que mais de 100 profissionais pesquisados mantiveram sua previsão mediana de que a taxa de juros básica, a Selic, permaneceria no nível atual de 10,50% até o final do ano. (Reuters)

Na imagem, o presidente Lula e escolhida para o ministério dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo / Ricardo Stuckert

Tagged: , , , , , ,