Venezuela acusa Lula e Boric de serem agentes da CIA e Ucrânia quer Putin preso no G20 do Rio

Venezuela acusa Lula e Boric de serem agentes da CIA e Ucrânia quer Putin preso no G20 do Rio

O Focus 21 reúne as citações relevantes sobre o Brasil publicadas pela imprensa internacional

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, criticou o presidente do Chile, Gabriel Boric, acusando-o de ser um “agente da CIA”. Ele também estendeu essa acusação ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi considerado um mediador regional do governo de Nicolás Maduro devido à sua proximidade com o regime. Durante uma entrevista ao canal Globovisión, Saab rejeitou os comentários feitos por ambos os líderes sobre a situação venezuelana após as disputadas eleições presidenciais de 28 de julho, nas quais o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou a reeleição de Nicolás Maduro, mas nunca mostrou as evidências que sustentam esses números.

Na entrevista, Saab questionou a autoridade de Boric e de Lula para comentar sobre os assuntos internos da Venezuela: “Quem é você, Boric? Quem é você, Lula, para interferir em nossos assuntos e agir como se fosse o CNE?

Ele também criticou Lula, dizendo que ele não é mais o mesmo líder que apoiou os movimentos dos trabalhadores no Brasil. Ele sugeriu que o brasileiro mudou significativamente desde que foi libertado da prisão. “Agora ele não é a mesma pessoa que saiu da prisão por tudo o que foi acusado, nem em seu físico nem na maneira como se expressa”, disse o promotor, que é considerado leal ao chavismo. (La Nación)

PUTIN NO RIO

O principal promotor da Ucrânia disse ter recebido informações de inteligência que indicam que o presidente russo Vladimir Putin pode comparecer à cúpula do G20 no Rio de Janeir no próximo mês e pediu às autoridades locais que cumpram um mandado de prisão caso ele apareça. O Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia emitiu um mandado de prisão contra Putin em março de 2023, cerca de um ano após a invasão em grande escala da Rússia na Ucrânia, acusando-o do crime de guerra de deportar crianças. O Kremlin não confirma a vinda de Putin ao Brasil. “Quando a decisão for tomada, nós informaremos”, disse secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov. (Reuters / TASS)

O Brasil propõe ao G20 um imposto sobre os super-ricos: a perspectiva econômica feminista. Diversas organizações internacionais e nacionais estão discutindo a relevância do sistema tributário no combate à desigualdade. Na cúpula do G20 que ocorrerá em novembro no Rio de Janeiro, o governo brasileiro proporá um acordo de cooperação internacional sobre justiça tributária que inclui um imposto mínimo global sobre a renda dos bilionários. (Eldiario Ar)

LULA /ELEIÇÃO MUNICIPAL

Destaque no português Guardião: “Eleição de prefeito, na verdade, na verdade, não tem muita incidência numa eleição presidencial”, disse, Lula durante uma entrevista à rádio O Povo/CBN de Fortaleza. No entanto, Lula, que ainda não esclareceu se vai concorrer à reeleição em 2026, reconheceu que o PT, do qual é um dos fundadores, não obteve um bom resultado nas eleições de domingo, em que não conseguiu ganhar nenhuma capital regional na primeira volta. “O PT cresceu em número de prefeitos e vereadores, mas o partido já governou em São Paulo, Porto Alegre e outras capitais que não administramos mais”, disse. Lula, que não participou ativamente na campanha, justificou esta presença tímida com a necessidade de manter unida a sua coligação governamental, que inclui um conjunto de partidos que vão do centro-direita à extrema-esquerda.

Veja Também:  Governo Lula vai mesmo se entregar ao "Centrão"? Ouça o Podcast.

MECOSUL / UE

Paris está esgotando rapidamente o tempo e a influência política necessários para impedir um acordo comercial da União Europeia com a América do Sul, o que só aumenta os problemas do presidente Emmanuel Macron, que provavelmente enfrentará uma reação violenta dos poderosos agricultores da França. A Comissão Europeia e os pesos pesados da UE, como a Alemanha e a Espanha, não escondem seu desejo de fechar um acordo antes do final do ano com o bloco do Mercosul formado por Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e a recém-chegada Bolívia. O chanceler alemão, Olaf Scholz, diz que o acordo deve ser feito “rapidamente”. Há muito tempo, a França tem sido a mais obstinada defensora do acordo, temendo que uma enxurrada de carne bovina e outras importações agrícolas dos gigantescos produtores latino-americanos prejudique os agricultores franceses, um dos grupos politicamente mais poderosos do país. (Politico)

LEI DE CONCORRÊNCIA

O governo brasileiro recomendou, na quinta-feira, uma reforma da lei de concorrência que permitiria ao Cade  designar determinadas plataformas digitais como sistemicamente relevantes, sujeitando-as a novas obrigações, se necessário. O Ministério da Fazenda do Brasil argumenta que a legislação local precisa receber mais ferramentas para lidar com uma nova realidade na qual as grandes empresas de tecnologia, devido ao seu tamanho e poder de mercado, inibem a concorrência.  O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou práticas como acordos de exclusividade, “aquisições arrasadoras” e autopreferência, em que os produtos ou serviços de uma empresa aparecem em primeiro lugar nas buscas da Internet. As novas exigências incluiriam notificações prévias à fusão, regras de transparência para usuários finais e empresas com relação a informações comercialmente relevantes sobre o uso e as ofertas de serviços e produtos, e um mandato para divulgar mudanças nos termos ou condições de serviço. “O que estamos propondo aqui é muito razoável e equilibrado”, disse o Secretário de Reformas Econômicas, Marcos Pinto, em uma coletiva de imprensa, acrescentando. (Nodal)

Na imagem, o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, durante entrevista à Globovisión nesta segunda-feira / Reprodução

Tagged: , , , , ,