Imagem 1

Visita de Lula à China e cem dias de governo atraem mídia externa

Visita de Lula à China e cem dias de governo atraem mídia externa

Presidente Lula completou cem dias de governo nesta segunda-feira (10/04) com reunião ministerial no Planalto. A partir de terça-feira vai à China com ampla programação que prevê acordos em áreas como saúde, agricultura, educação, finanças, indústria, ciência e tecnologia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, segundo a Reuters, que está confiante de que o novo marco fiscal será aprovado pelo Congresso à medida que seu governo construir um novo capítulo político na história do país. Em um discurso marcando seu centésimo dia no cargo, Lula disse que ainda acha que as taxas de juros estão “muito altas” e dificultam o crescimento econômico, mas ele está certo de que o Congresso aprovará a tão esperada nova estrutura fiscal. O líder de esquerda, que está cumprindo seu terceiro mandato como presidente, também comentou sobre os tumultos de 8 de janeiro nos quais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram prédios do governo em Brasília buscando provocar um golpe militar poucos dias após a posse de Lula. “A extrema-direita não queria deixar o poder”, disse Lula. “Estamos construindo um novo capítulo na história do Brasil, meu otimismo não é exagerado”.

No Washington Post, “Luiz Inácio Lula da Silva completa nesta segunda-feira os primeiros 100 dias de seu terceiro mandato como presidente do Brasil e seu retorno ao poder foi marcado por esforços para restabelecer suas políticas sociais passadas e desfazer o legado de seu antecessor.”O uruguaio El Observador também traz reportagem sobre os 100 dias do governo Lula em texto que menciona a fuga de Bolsonaro para a Flórida, a margem de apoio escassa no Congresso para o atual governo e o 8 de janeiro com o ex-ministro de Bolsonaro que deixou os manifestantes bolsonaristas invadirem os edifícios do governo.

O português Público traz o título “Lula pede otimismo nos 100 dias de governo”. Presidente brasileiro destacou regresso dos programas sociais e da democracia. “O Brasil voltou a olhar para o futuro”, disse Lula.

O Ambito reproduziu parte do artigo escrito por Lula no Correio Braziliense pelos 100 dias de governo. Lula afirma que tem trabalhado para a “reconstrução” e “união” do Brasil. “Estamos construindo um novo capítulo na história do Brasil, meu otimismo não é exagerado”.

El Mercurio, do Chile, escolheu uma abertura diferente dos demais: “O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva acusou seu antecessor, Jair Bolsonaro, em 10 de abril de 2023, de tentar ‘perpetuar o fascismo’ no país, durante um discurso em que fez um balanço dos primeiros 100 dias de sua administração.”

https://elmercurio.com.ec/2023/04/10/lula-acusa-a-bolsonaro-de-intentar-perpetuar-el-fascismo-en-brasil/

“Lula afirmou que seu governo voltou a cuidar do povo brasileiro”, destacou a agência cubana Prensa Latina.

https://www.prensa-latina.cu/2023/04/10/lula-afirmo-que-su-gobierno-volvio-a-cuidar-del-pueblo-brasileno

Lula apelou para a união e reconstrução do Brasil, reportou o cubano Gramna.

China

O South China Morning Post traz longa reportagem sobre a visita de Lula à China nesta semana. Além da agenda básica do presidente, informa que o foco principal da visita será o comércio, mas a geopolítica – incluindo a guerra na Ucrânia – também desempenhará um papel importante nas discussões. “As autoridades brasileiras disseram que o principal objetivo da visita é diversificar a relação comercial do país com a China, o maior cliente para suas exportações, que consistem principalmente de soja e minério de ferro.” Espera-se que mais de 20 acordos sejam assinados cobrindo áreas como saúde, agricultura, educação, finanças, indústria, ciência e tecnologia. Xi Jinping e Lula também devem discutir a guerra na Ucrânia após o encontro do líder chinês com o presidente russo Vladimir Putin em Moscou no mês passado. “Ao contrário de seu antecessor de extrema-direita Jair Bolsonaro, que adotou uma retórica anti-chinesa, Lula e seu Partido dos Trabalhadores de esquerda têm tradicionalmente adotado uma visão mais amigável em relação ao país.” Um vídeo sobre a eleição de Lula de 2 minutos acompanha o texto. South China Morning Post é um jornal de língua inglesa de Hong Kong com tiragem de 104.000 exemplares diários.

Veja Também:  Temas do aborto e da legalização da maconha ultrapassam fronteiras e atraem mídia internacional

“Lula afirma-se como ator internacional importante com viagem à China”, noticia a África 21 Digital com texto da agência Lusa ouvindo analistas. “O Brasil está jogando o jogo da política internacional para ter ganhos políticos” e potencializar o Brasil como um ator relevante, disse uma analista.

https://africa21digital.com/2023/04/10/lula-afirma-se-como-ator-internacional-importante-com-viagem-a-china-analistas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=lula-afirma-se-como-ator-internacional-importante-com-viagem-a-china-analistas&doing_wp_cron=1681156982.0769710540771484375000

O português Expresso afirma que Lula terá uma agenda ambiciosa que prevê a celebração de muitos acordos e uma grande delegação brasileira formada por cerca de 300 membros. O Guardião usa os mesmos termos.https://jornaloguardiao.com/2023/04/10/lula-da-silva-vai-a-china-com-agenda-ambiciosa-e-delegacao-de-300-pessoas/

O Observador diz que Lula vai à China em busca de tecnologia e investimentos

Ocupações

“Movimento operário brasileiro acelera as invasões de terras sob o governo Lula”, diz reportagem do Financial Times. Comparadas às vastas plantações, as ocupações são pequenas, diz o movimento.

Economia

A Reuters informa que o governo brasileiro espera que a política monetária no próximo ano não seja tão restritiva como em 2023, disse na segunda-feira um funcionário do Ministério da Economia, enfatizando que um novo marco fiscal proposto pela administração ajudaria a reduzir as taxas de juros. O secretário de Política Econômica Guilherme Mello observou que o chefe do Banco Central, Roberto Campos Neto, elogiou a estrutura proposta, apesar de dizer que as novas regras fiscais não afetariam mecanicamente as taxas de juros.

Ainda a Reuters: A inflação brasileira provavelmente permaneceu alta em março pelo aumento da gasolina, problemas de custo de vida na economia estagnada do país e provavelmente alimentando mais desacordo sobre as políticas, mostrou uma pesquisa da Reuters.  Os preços ao consumidor esfriaram no segundo semestre de 2022 em reação a uma campanha agressiva de aperto por parte do banco central. Mas as pressões inflacionárias ressurgiram depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse no início deste ano.

Reuters A Rússia aumentou suas exportações de diesel para o Brasil e outras partes da América Latina após um embargo aos embarques para a Europa, disseram os comerciantes e os dados da Refinitiv Eikon mostraram.  A Rússia é há muito tempo o principal fornecedor de diesel para a Europa, onde as refinarias não produzem combustível suficiente para atender a demanda doméstica por carros a diesel. Mas um embargo total da UE aos produtos petrolíferos russos desde 5 de fevereiro desviou as exportações de diesel russo para a Ásia, África, Oriente Médio e carregamentos de STS.

Maranhão

Associated Press (AP) traz vídeo sobre a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao estado do Maranhão no domingo, onde 64 cidades estão em estado de emergência devido a enchentes.

Leave comment